O que é Coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Essa página criada pela Unimar e pelo Hospital Beneficente Unimar terá o objetivo de informar nossos colaboradores, docentes e acadêmicos, além da comunidade em geral. Conheça mais sobre o novo coronavirus clicando aqui

Comissões

Comissão Sanitária: criada em 2020 para tratar de todos os aspectos relacionados aos protocolos de segurança e saúde no campus;

Comissão Acadêmica: criada em 2020 para cuidar dos aspectos acadêmicos que impactaram o processo de ensino e aprendizagem;

A UNIMAR, através de sua Comissão Sanitária, desenvolveu um fluxo para atendimento médico para colaboradores, alunos e professores, conforme protocolos vigentes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal da Saúde.  

A identificação e controle de casos virais de colaboradores, professores e alunos são feitos através de Planilha com responsabilidade do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da UNIMAR.

É imprescindível que todos da comunidade acessem a cartilha da UNIMAR com os protocolos de retorno.

Cuidados Covid

Regras do Campus

– Obrigatoriedade de aferição de temperatura antes de ingressar em cada bloco;
– Manter sempre abastecido o álcool gel disponibilizado na entrada dos blocos, salas de aulas, laboratórios e em outros locais estratégicos de fácil acesso;
– Obrigatoriedade de uso de máscara durante todo o período de permanência no espaço da instituição. Todos colaboradores da UNIMAR devem fazer sua parte e sempre que possível também cobrar dos visitantes do campus;
– Manter o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas dentro da UNMAR;
– Manter ventilação adequada de todos os espaços da instituição, manter portas e janelas abertas, independente de ar condicionado ligado ou não;
– Manter constantemente a higienização dos espaços utilizados por alunos e colaboradores, inclusive a equipe de conservação e limpeza da UNIMAR foi ampliada;
–  Não realização no Campus de atividades que envolvam contato físico entre as pessoas, assim como eventos como feiras, palestras, seminários, festas, assembleia, competição e campeonatos esportivos;
– Evitar  aglomeração nas salas dos professores e de reuniões. Os encontros devem ser limitados a grupos pequenos, priorizando, quando possível, as reuniões de professores on line.

Aluno, professor ou colaborador com suspeita COVID-19:
A UNIMAR orienta procurar uma unidade de saúde na suspeição de sintomas gripais e a critério médico realização de exames complementares e diagnósticos. Na suspeição  a pessoa em questão será afastada das atividades escolares até que o resultado do exame  seja divulgado.

Aluno, professor ou colaborador com confirmação COVID-19:
A pessoa contaminada será afastada imediatamente das atividades escolares presenciais durante o período de isolamento de 10 dias ou durante período recomendado pelo profissional médico.

No caso de confirmação, a UNIMAR, seguindo os protocolos e padrão de transparência, após parecer da Comissão Sanitária, decidirá sobre suspender as aulas e atividades de todo termo e/ou grupo em questão, pois estudos comprovam que, com o uso correto da máscara e cumprimento dos protocolos de higiene e segurança nos ambientes da Universidade, o risco de contágio é minimizado.

Projeto Telemedicina COVID 19

O aumento de número de casos relacionado ao Sars-Cov2 é uma preocupação institucional e necessita de ações multimodais para a mitigação e biossegurança dos colaboradores institucionais e do corpo discente.

Com o intuito de apoiar este momento, o Projeto Telemedicina COVID-19 contempla 6 etapas. Em virtude da alta demanda de atendimento médico hospitalar, utilizaremos triagem COVID 19 por meio de questionário eletrônico (plataforma Survey Monkey) enviado a mídias de Smartphone e freeware de telemedicina (telemedicinaconectamedico) de acordo com Lei de Proteção Geral de Dados (LGPD) e os alunos com sinais de alerta (baseados em diretrizes institucionais) serão direcionados a consulta presencial no setor Código Roxo do Hospital Beneficente da UNIMAR.

Para acesso da consulta, alunos/professores/ colaboradores devem fazer o agendamento:

https://pt.surveymonkey.com/r/TEMEDICINAUNIMAR

Atendimento da nossa comunidade

A prioridade UNIMAR e do Hospital Beneficente Unimar é cuidar das pessoas e neste contexto, foi estabelecido protocolo de atendimento da nossa comunidade, elaborado pelos Comitês de Enfrentamento da Covid-19 das Instituições.

Apresentamos alguns desdobramentos abaixo e reiteramos que cada caso pode e deve ser discutido individualmente, com os médicos responsáveis.

  1. Alunos/ professores/ colaboradores com sintomas gripais que necessitem atendimento: podem procurar pela UPA-Zona Norte, onde serão avaliados e terão a conduta médica, validada pelo Comitê, de acordo com o fluxograma acima. Caso haja necessidade, o médico solicitará exames laboratoriais e de imagem.
  2. Serão coletados exames diagnósticos Covid-19 dos alunos que apresentarem sintomas gripais em consonância com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Município.
  3. No caso de teste positivo para Covid-19 (molecular), o aluno/professor/colaborador permanecerá em isolamento por 10 dias a partir do início dos sintomas e acompanhamento pelo Comitê diariamente.
  4. Se algum aluno/professor/colaborador tiver contato com caso suspeito e/ou confirmado, porém sem sintomas gripais e com a utilização correta da máscara e cumprimento dos protocolos de higiene e segurança nos ambientes da Universidade, o risco de contágio é minimizado e a coordenação do curso, junto com a equipe do Comitê, decidirão se mantêm ou não atividades para o restante.
  5. Para os alunos/professores/colaboradores assintomáticos que tiverem contato com pacientes internados suspeitos, presumidos e/ou equipe, realizaremos o monitoramento e avaliação adicional caso apropriado.

Todos os casos devem ser comunicados para o Coordenador do Curso, que discutirá com a equipe: Dr. João Paulo Pilon, Dr Fabio Reina (Serviço de Controle Infecção Hospitalar), Dr. Uri Flato e Dr. Piero (equipe médica, responsável pelo Protocolo).

Fonte: Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” – CVE http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/disposition-hospitalized-patients.html

Hospital Referência e locais de atendimento à população
Um dos principais pontos de atuação dos acadêmicos da área da saúde é o Hospital Beneficente Unimar, que é referência para o tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19 de Marília.

Logo no início da pandemia, foi criado modelo de enfrentamento classificado como “Área Roxa”, local para o atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas da doença. Este ambiente foi separado do restante do Hospital, chamado de “Área Branca”, com o objetivo de proporcionar total segurança aos demais pacientes e colaboradores.

Os cursos da área da saúde tornaram-se, ainda mais, essenciais, pois além do Hospital Beneficente Unimar (HBU), há a atuação nos Postos de Saúde, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), além das demais clínicas (Clínicas de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Odontologia).

Entrega de Kits de proteção e adequação dos ambientes
A UNIMAR, priorizando a saúde, entregou kits para todos os acadêmicos com equipamentos de proteção individual para utilização em sala de aula e estágios, além de equipar os blocos com tapete sanitizante, dispensers de álcool em gel e monitoramento com aferição de temperatura, obrigatório para entrada nos ambientes, medidas impostas através das Comissões Sanitária e Acadêmica da Instituição, que acompanham dia a dia a evolução da pandemia e o reflexo na cidade e região.

Pesquisas científicas
A UNIMAR priorizou as pesquisas relacionadas ao enfrentamento à Covid 19, inclusive com financiamento próprio de bolsas para estas pesquisas.

O destaque científico foi a pesquisa conjunta da UNIMAR e da empresa PPA desenvolvendo um ventilador pulmonar de emergência, equipamento essencial para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que contou com docentes, engenheiros e a equipe médica, além de uma série de pesquisas relacionadas ao Mestrado em Saúde.

O Programa de Mestrado Interdisciplinar em Interações Estruturais e Funcionais da Reabilitação da Universidade de Marília (Unimar), o Hospital Beneficente Unimar (HBU) e o Laboratório São Francisco realizaram pesquisa inédita de testagem em grande escala de profissionais dos órgãos públicos. Na primeira fase, os colaboradores da Polícia Federal de Marília foram testados e na segunda fase, houve a coleta de dados dos colaboradores da Procuradoria da Fazenda Nacional e da Receita Federal de Marília. O objetivo foi observar a propagação do vírus no trabalho em home office ou internamente sem atendimento pessoal externo, entre outras pesquisas importantes

Barreira Sanitária em 2020
Os cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física participaram da barreira sanitária na Rodoviária de Marília, realizando o monitoramento dos usuários do transporte coletivo e dando orientações de como prevenir a propagação do vírus, além de dicas de alimentação, hidratação e higienização de alimentos e embalagens.

“Programa Brasil conta comigo”
Os acadêmicos de Medicina e Enfermagem foram convocados pelo Programa “O Brasil Conta Comigo”, idealizado pelo Ministério da Saúde e Educação, para atuação com as equipes nas estratégias de enfrentamento ao Coronavírus nas Unidades de Saúde SUS.

Campanha de Imunização 2021
Os acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem estão obtendo uma vivência única ao participar da Campanha de Imunização contra o Covid-19, junto à Secretaria Municipal de Saúde. Os futuros profissionais estão fazendo parte da história e obtendo experiência, auxiliando no acolhimento dos idosos e seus familiares no espaço montado para o Drive Thru e na aplicação das doses.

Como posso ajudar?

Você pode ajudar doando materiais e insumos utilizados para a produção de Equipamentos de Proteção Pessoal (EPI´s). Os EPI’s, são fundamentais para a proteção da saúde dos nossos profissionais e de nossos pacientes.

Materiais necessários

Protetor Facial Faceshield
Álcool Gel 70%
Avental TNT Gramatura 40
Luvas Cirúrgicas
Isolamento Laranja
Máscara Cirúrgica Descartável
Tecido TNT Gramaturas 40, 50 ou 60
Macacões Impermeáveis Corpo Inteiro
Avental Cirúrgico com OPA GG Brim Pesado
Fronhas, Lençóis e Toalhas

Pontos de recebimento

Diretoria ABHU
UPA – Zona Norte
Clínica Mário Furlanetto
Posto Esmeralda

Retiramos no seu endereço

(14) 2105-4628

Doações Financeiras

Doações financeiras serão fundamentais para a manutenção e aquisição de equipamentos que auxiliam no tratamento dos pacientes e no nosso trabalho de salvar vidas.

Associação Beneficente Hospital Universitário
Banco do Brasil
Ag 3852-0 | C/C 5188-8
CNJP 09.528.436/0001-22
Contato
Serviço Social HU
(14) 2105-4609
Associação Beneficente Hospital Universitário UPA – Zona Norte
Caixa Econômica Federal
Ag 1920 | C/C 168-5
CNJP – 09.528.436/0002-03
Contato
Serviço Social UPA
(14) 3316-2236

Prestação de contas

A ABHU se compromete em disponibilizar a toda a sociedade relatórios demonstrativos com todos os gastos e investimentos feitos com as doações feitas pelas empresas e pessoas que contribuem com os nossos atendimentos. Acesse: abhu.com.br/apoie