Comissões
A Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica é uma das especialidades profissionais reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e foi regulamentada junto à Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, pela Resolução número 402, de 03 de agosto de 2011. Trata-se de uma combinação de conhecimentos, técnicas e equipamentos que têm por objetivo manter, melhorar e/ou recuperar a função de recém-nascidos, lactentes e crianças. O fisioterapeuta especialista em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica visa à promoção, proteção e recuperação das funções de neonatos, lactentes e pacientes pediátricos no âmbito hospitalar e ambulatorial.
O curso de especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica da Unimar visa capacitar e atualizar o fisioterapeuta para atuar dentro da UTI Neonatal e Pediátrica junto à equipe médica intensivista e demais profissionais da equipe multiprofissional, além de aprimorar habilidades na atuação ao paciente neonatal e pediátrico sob o ponto de vista da avaliação clínica, diagnóstico, quadros disfuncionais, evolução e prognóstico, manuseio de equipamentos, condutas no pré e pós-cirúrgicos, tratamentos pneumológico e cinesioterapêutico, recursos terapêuticos aplicados a patologias oncológicas, patologias neonatais e pediátricas, monitorização hemodinâmica e mecânica ventilatória, entre outras situações clínicas.
O grande diferencial do curso são 100 h em aulas de supervisão prática dentro do hospital da universidade e demais cenários em parceria com outras instituições de assistência e ensino, considerados locais modernos e bem equipados em UTIs Neonatais e Pediátricas, com toda infraestrutura clínica e equipes médica e multiprofissional diferenciadas. Além disso, o curso também oferece:
O curso busca atender aos anseios do mercado com a formação de profissionais gabaritados no atendimento global da criança e do recém-nascido, desde o nascimento/internação até o seu seguimento. Ao final do curso, o profissional terá desenvolvido um perfil crítico para avaliar as condições do paciente e decidir as melhores condutas, capacidade e aptidão para compreender as questões relacionadas às peculiaridades do atendimento ao recém-nascido e crianças gravemente enfermas e crianças e adolescentes no seguimento ambulatorial, habilidade para a tomada de decisão, além de conseguir gerenciar o tempo e os processos envolvidos no cuidado dessa população.
O especialista em Fisioterapia Intensiva Neonatal e Pediátrica está apto para atuar nos seguintes cenários: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica; Enfermaria Pediátrica; Ambulatórios; Assistência Domiciliar; Assistência em Clínicas e Consultórios; Ensino Superior.
Público Alvo:Fisioterapeutas
Encontros presenciais:Sábados das 8h às 17h (quinzenalmente)
Previsão de início:Março/2024
Desconto de 10% para ex-alunos - válido somente até a data do vencimento.
A entrega poderá ser feita no primeiro dia de aula ou enviado por e-mail, digitalizado em arquivo PDF, para o e-mail posgraduacao@unimar.br.
Profa. Mestre Paula A. M. Seabra