Comissões
O Mestrado Profissional stricto sensu do Programa em “Saúde Animal, Produção e Ambiente” visa a formação de profissionais com visão crítica e capacidade para atuar na fronteira do conhecimento integrando a saúde animal, produção animal e meio ambiente.
Além de possibilitar aos discentes condições para que consigam identificar os principais problemas encontrados em sua região, nas empresas e na agroindústria, e por meio do desenvolvimento científico e inovação tecnológica consigam solucioná-los visando à melhoria da qualidade de vida da comunidade e do agronegócio.
É foco do Programa a inovação em produtos, processos e patentes na área de medicina veterinária, além do estímulo a formação da tríade saúde animal, produção e ambiente, com técnicas modernas de produção que integram o sistema de agricultura, pecuária e floresta.
Também tem como objetivos: a integração de conhecimentos sobre a prevenção de doenças, saúde pública, produção de alimentos, comportamento e bem-estar animal e da bioética para a formação multidisciplinar; implantação de propostas políticas públicas com enfoque na agricultura familiar e produção sustentável; estímulo ao empreendedorismo visando adquirir habilidades e consciência sobre a conservação ambiental e competências para criar, abrir e gerir negócios; integração entre a pós-graduação do mestrado profissional e a graduação da UNIMAR.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% das enfermidades surgidas desde 1940 são de origem animal. Além disso, o crescimento populacional bem como a expansão agrícola contribui de forma substancial no surgimento e disseminação dessas enfermidades. Nesse sentido, deve-se ter o conhecimento da cadeia epidemiológica das enfermidades infecciosas e parasitárias com ênfase na prevenção e no controle dessas doenças, além da legislação específica utilizada em casos das enfermidades que compõem a lista da OIE de notificação compulsória e do mercado internacional para exportação de proteína animal. Medidas preventivas para o fornecimento seguro de alimentos de origem animal, vindos de animais saudáveis e de produção sustentável. A inovação em pesquisas e o desenvolvimento de patentes aliadas à formação de profissionais voltados para atuar com responsabilidade na sanidade e bem-estar animal, preservação do ambiente e produção de alimentos de modo sustentável, convergindo de forma alinhada a saúde humana é que farão parte desta linha de pesquisa.
A integração lavoura-pecuária pode ser definida como o sistema que integra as duas atividades com os objetivos de maximizar racionalmente o uso da terra, da infraestrutura e da mão-de-obra, diversificar e verticalizar a produção, minimizar custos, diluir os riscos e agregar valores aos produtos agropecuários, por meio de recursos e benefícios que uma atividade proporciona à outra. Destacam-se nisso tudo, a visão biocêntrica para a preservação do meio ambiente, bem como as questões éticas e ambientais pertinentes ao consumo de produtos de origem animal. O direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser tratado como prioridade, pois dele derivam todos os demais direitos, uma vez que a sua proteção está intimamente relacionada à proteção do direito à vida.
Consulte outras opções de parcelamento - desconto especial para ex-alunos.
As aulas do Mestrado serão ministradas quinzenalmente às sextas-feiras (das 14 às 18 horas e das 19 às 23 horas) e aos sábados (das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas) em datas informadas no cronograma
Prof. Dr. Raul José Silva Girio