Fazendas

A estrutura é um importante diferencial dos cursos de Ciências Agrárias da UNIMAR. Os acadêmicos e docentes de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica possuem à disposição duas Fazendas Experimentais que facilitam o aprendizado e favorecem o desenvolvimento das competências e habilidades.

Fazenda experimental “Marcello Mesquita Serva”

Nos 556,6 hectares estão os Setores de Produção, dos quais os acadêmicos podem fazer uso para aulas práticas e atividades de estágio, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção agrícola, regularmente.
A Fazenda Experimental está adequada para orientar a modernização da agricultura através de campos pilotos e diversas alternativas agrícolas nas áreas de culturas anuais e perenes, bovinocultura de leite, avicultura de corte e postura, cunicultura, ovinocultura e caprinocultura, equideocultura, apicultura, piscicultura, entre outros, oferecendo aos alunos condições de participar das operações agrícolas de preparo do solo, adubação e plantio, tratos culturais e fitossanitários, colheita, beneficiamento e armazenamento.
Possui ainda, ambientes especiais de cultivo que são as estufas, seja com plantio convencional ou hidropônico. Esta área de estudos e de produção comporta ainda, um pomar (com variedades de clima tropical e temperado), uma área para hortaliças em geral, além de uma área para a expansão do cultivo de plantas com propriedades medicinais.
Utilizamos a Fábrica de Ração periodicamente para atividades didáticas e que serve às atividades de produção da ração a ser utilizada nos diversos setores.

A Fazenda Água Limpa, com seus 440 hectares, fica a 17 quilômetros de Marília.
Foi adquirida em 1982 e utilizada na bovinocultura, oferecendo campo de estágio para os alunos de Ciências Agrárias.
Na fazenda há vários laboratórios onde são ministrados cursos de inseminação artificial, transferência de embriões, manejo de gado e produção de ração específica.
Há em sua estrutura cocheiras e laboratórios para a criação do gado nelore de elite, o que têm possibilitado à Universidade de Marília a formação de um plantel de alta genética reconhecido nacional e internacionalmente.
A área agrícola da Fazenda Água Limpa serve também para o cultivo da soja, café e outros produtos.