O biomédico é atualmente um profissional generalista com 35 áreas de atuação, é um profissional muito importante na área da pesquisa e docência. Ele é o responsável por identificar, classificar e estudar os microrganismos que causam doenças, realizando pesquisas envolvendo medicamentos e vacinas, a fim de prevenir doenças e epidemias.
A principal formação deste profissional é o Laboratório de Análises Clínicas que envolvem as áreas de Bioquímica Clínica, Hematologia Clínica, Microbiologia Clínica, Imunologia Clínica, Parasitologia Clínica e Citologia Clínica e Uroanálise.
Um dos campos de atuação estabelecidos mais recentemente pelo Conselho de Biomedicina é a Estética. Porém muitas áreas estão requisitante este profissional para atuação em Diagnóstico por Imagem, Perfusão, Laboratório de Genética e Diagnóstico por Métodos de Biologia Molecular, Reprodução Humana Assistida, Banco de Sangue, Citopatologia, Análises Toxicológicas e Perícia Criminal, ajudando a elucidar crimes a partir de vestígios, como sangue ou tecidos humanos., e no controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia, como os alimentos.
O curso oferece uma Matriz Curricular inovada com disciplinas básicas e profissionalizantes envolvendo diversas áreas de atuação do profissional biomédico. Os alunos realizam estágios em diversos cenários para desenvolver competência e habilidade profissional, com o apoio técnico de um moderno Hospital Universitário, proporcionando aos alunos estágios supervisionados nas áreas de análises clínicas, patologia clínica, banco de sangue e diagnóstico por imagem. Sendo assim, o acadêmico de Biomedicina da Universidade se torna apto em diversas áreas de atuação profissional.