• A Unimar
    Universidade Bolsas e Programas Biblioteca Contato Hospital Fazendas Planeta Soja Ouvidoria
    Eventos
  • Graduação
        Agrárias
      • Engenharia Agronômica
      • Medicina Veterinária
      • Engenharias e Exatas
      • Análise e Desenv. de Sistemas
      • Arquitetura e Urbanismo
      • Engenharia Civil
      • Engenharia de Produção Mecânica
      • Engenharia Elétrica
      • Saúde
      • Biomedicina
      • Educação Física
      • Enfermagem
      • Farmácia
      • Fisioterapia
      • Medicina
      • Nutrição
      • Odontologia
      • Psicologia
      • Humanas e Sociais Aplicadas
      • Administração
      • Ciências Contábeis
      • Direito
      • Publicidade e Propaganda
  • Graduação EaD
        Biológicas
      • Estética e Cosmética
      • Engenharias
      • Engenharia Civil
      • Engenharia de Computação
      • Engenharia Elétrica
      • Engenharia de Produção
      • Exatas
      • Análise e Desenv. de Sistemas
        Humanas
      • Educação Física (Licenciatura)
      • Gastronomia
      • História (Licenciatura)
      • Letras Português / Inglês (Licenciatura)
      • Pedagogia
      • Negócios
      • Administração
      • Ciências Contábeis
      • Empreendedorismo
      • Gestão Ambiental
      • Gestão Comercial
      • Gestão de Agronegócios
      • Gestão de Qualidade
      • Gestão de RH
      • Gestão Financeira
      • Gestão Hospitalar
      • Gestão Pública
      • Logística
      • Marketing
      • Marketing Digital
      • Processos Gerenciais
  • Pós-Graduação
    Especialização Especialização EaD Ao-Vivo
    MBA MBA EaD
    Mestrado em Saúde Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente Mestrado em Direito
    Doutorado em Direito
    Pós-Doutorado em Direito
    Reconhecimento de Diploma
  • Cursos Técnicos
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Blog
  • Login
    Área do Aluno 2ª via de Boleto Área do Colaborador Moodle Webmail Estágio - Seguros
    Área do Aluno EaD AVA EaD Vestibular EaD

Enfermagem

Bacharelado

O Curso

Esse profissional se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais como médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo.

O enfermeiro pode atuar em diferentes instituições de saúde (centros de saúde, hospitais, ambulatórios), educacionais (escolas, creches), indústrias, dentre outras, nas quais planeja, implementa e avalia os cuidados de enfermagem e de saúde voltados aos diversos grupos etários (saúde do adulto, da mulher, da criança, dos idosos, adolescentes) ou áreas de conhecimento (saúde pública, saúde mental, médico-cirúrgica, administração, enfermagem pediátrica, enfermagem obstétrica, dentre outras).

Este profissional recebe formação baseada nas ciências biológicas, humanas, sociais e exatas e conhecimentos específicos de enfermagem, possibilitando este o desenvolvimento de competências articuladas da teoria e da prática para o cuidado em saúde. Sendo responsável pelo cuidado a saúde, o cuidado ao ser humano, o alívio do sofrimento e a promoção da saúde.

O curso de Enfermagem da UNIMAR possui tradição. Integrando ensino e serviço, o curso produz e ensina ciência, valoriza o direito à saúde e a luta pela construção de um novo modelo assistencial, buscando formar enfermeiros generalistas.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
udemy free download
Coordenação:
Profa. Dra. Tereza Lais Menegucci Zutin
enfermagem.lais@unimar.br
(14) 2105-4098
Secretaria:
saude@unimar.br
(14) 2105-4083
Informações
Área de Formação:
Saúde
Duração:
Noturno: 10 Semestres
Carga Horária:
4137 horas
Ato Autorizativo:
PORTARIA MINISTERIAL 472 de 15/03/1993 D.O.U: 16/03/1993
PORTARIA MINISTERIAL 1 de 06/01/2012 D.O.U: 09/01/2012
PORTARIA MINISTERIAL 823 de 30/12/2014 D.O.U: 02/01/2015
Matriz
Semestre 1
Matéria CH Ementa
BIOLOGIA CELULAR 80 Ementa
Ementa da disciplina: BIOLOGIA CELULAR
Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a obtenção de conhecimentos a respeito da organização estrutural da célula. Caraterização dos diferentes tipos celulares, sua constituição e funções de suas estruturas. Conhecer a organização e propriedades da membrana celular. Obter conteúdo teórico sobre a morfologia e função das organelas celulares. Compreender as características do núcleo, material genético e analisar os processos de divisão e diferenciação celular. Reconhecer a importância da disciplina para sua formação profissional, e conseguir associar o conteúdo ministrado com outras disciplinas e favorecendo a interdisciplinaridade do curso de enfermagem.
SOCIOLOGIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: SOCIOLOGIA
A complexidade das transformações sociais e acirramento dos conflitos gerados pela atual conjuntura politica econômica ocasionou uma crescente busca pelo entendimento das complexas relações entre os indivíduos.
PRATICAS DE ENFERMAGEM I 80 Ementa
Ementa da disciplina: PRATICAS DE ENFERMAGEM I
GERAL: Proporcionar aos estudantes oportunidades para a construção de um conhecimento prático e competente das técnicas fundamentais de enfermagem a serem desenvolvidas na prática diária de enfermagem, bem como saber identificar e classificar as rotinas hospitalares, sempre respeitando os princípios éticos e humanizados de assistência de enfermagem com qualidade e responsabilidade. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Oferecer subsídios para o estudante adquirir conhecimentos e habilidades práticas a fim de assistir o ser humano em instituições de saúde. - Desenvolver habilidade prática para verificar sinais vitais. - Conhecer e aplicar na prática medidas para a promoção de higiene do usuário. - Os princípios e técnicas para promover a organização da unidade do usuário. - Desenvolver os meios e cuidados na aplicação do calor e frio. -Aplicar a assistência sistematizada de enfermagem ao usuário e sua família, considerando aspectos biopsicossocioespirituais. - Possibilitar ao estudante, durante o seu desenvolvimento, compreender e praticar como se dá o processo de Registro e Documentação de Enfermagem.
ANATOMIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: ANATOMIA I
Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre as estruturas anatômicas que constituem o corpo humano e suas correlações com outras áreas do conhecimento. Fornecer subsídios para que de acordo com o processo ensino-aprendizagem, ele consiga gradativamente o amadurecimento e tenha também uma visão crítica sobre os aspectos que interferem em seu cotidiano como as questões relacionadas ao meio ambiente, ética, política e humanização. Além de promover o desenvolvimento de padrões éticos comportamentais e de espírito cooperativo para com a turma, docentes, técnico e administrativo.
BIOESTATISTICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: BIOESTATISTICA
Fornecer conceitos básicos para coleta, organização, descrição dados e análise crítica de textos científicos, como interpretação e seleção de procedimentos de análise para dados numéricos e categóricos através utilização de recursos computacionais.
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM I 80 Ementa
Ementa da disciplina: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM I
OBJETIVO GERAL - Proporcionar oportunidades para a construção de um conhecimento crítico e reflexivo e o desenvolvimento de atitudes e habilidades para a aplicação dos instrumentos básicos do processo de enfermagem usados na prática de enfermagem. - O processo de trabalho se modifica a cada desenvolvimento do saber técnico, oferecendo assim oportunidades para construção de um conhecimento crítico e reflexivo e desenvolvimento de atitudes e habilidades para aplicação dos instrumentos básicos do processo de enfermagem, pautados não só nos princípios técnicos, mas o saber com afeto, humanização, valores éticos e profissionais, com interação entre quem faz e recebe o cuidado. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Apresentar e desenvolver junto aos alunos técnicas básicas de enfermagem. - Oferecer subsídios para o aluno adquirir conhecimentos e habilidades a fim de assistir o ser humano em instituições de saúde ou em seu domicílio. - Oferecer ao aluno o conteúdo teórico necessário para que possa identificar as principais necessidades básicas do cliente a ser atendido. - Aplicar a assistência sistematizada de enfermagem ao cliente e sua família, considerando aspectos bio-psicossocial e espiritual.
Semestre 2
Matéria CH Ementa
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
O ensino da histologia e embriologia tem por finalidade fornecer ao estudante, futuro enfermeiro, conhecimentos sobre o desenvolvimento embrionário dos diferentes tecidos, órgãos e sistemas do corpo, estabelecendo correlação entre os diferentes folhetos embrionários e o processo de morfogênese do organismo humano, como subsídio para a compreensão das causas e dos processos das malformações congênitas ou provocadas. Transmitir conhecimentos fundamentais sobre a organização e a funcionalidade, celular e extracelular, em nível microscópico e submicroscópico, dos tecidos fundamentais do organismo humano, para fundamentar o entendimento dos mecanismos que garantem o estado de saúde ao corpo do ser humano.
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
Proporcionar ao aluno noções básicas de microbiologia nas áreas de bacteriologia, micologia e virologia necessárias ao desenvolvimento de disciplinas profissionalizantes, que dependam deste conhecimento, como também, de utilidade para sua vida profissional futura. Proporcionar conhecimento das propriedades fundamentais da resposta imune para compreensão do mecanismo de ação das vacinas e soros, reações de hipersensibilidades e dos mecanismos de defesa contra diferentes agentes patogênicos.
DIREITOS HUMANOS 40 Ementa
Ementa da disciplina: DIREITOS HUMANOS
Entender a relação entre ética, cidadania e direitos humanos. Conhecer o processo de desenvolvimento histórico da construção dos direitos humanos e sua relação com os direitos fundamentais. Apresentar o sistema internacional de proteção dos direitos humanos e os direitos humanos na Constituição Brasileira de 1988. Conhecer e refletir sobre os problemas sociais relacionados a ética, cidadania e direitos humanos.
FISIOLOGIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA I
Ao término da disciplina, espera-se que o aluno possa relacionar a importância do conhecimento do funcionamento normal do corpo humano, e o quanto isto pode contribuir para sua formação profissional; que também possa relacionar conceitos fisiológicos com outros conceitos relacionados às outras disciplinas, compreendendo a correlação do saber integral.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Conhecer e aplicar as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Trabalhos Científicos.
ANATOMIA II 40 Ementa
Ementa da disciplina: ANATOMIA II
2.1 Objetivo Geral Levar o ensino além da dimensão técnica, mantendo assim compromisso com a cidadania e com a ética. Contribuir para a formação da consciência crítica do aluno em relação ao contexto social e científico. Fornecer elementos para o aprimoramento da cultura geral do aluno. Orientar, incentivar e ajudar o aluno a aprender, preparando-o com noções de Anatomia para o estudo de outras ciências, seja de base, seja aplicado. Manter relações entre o conteúdo da disciplina e do curso como um todo. Explorar os conceitos anatômicos básicos ou fundamentais, tendo em vista a necessidade de conhecimentos sobre denominação, constituição, forma, tamanho, posição, relações e funções das formações anatômicas do corpo humano. Apresentar e despertar no aluno o interesse nas características, localização e relação entre si das estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano. 2.2 Objetivo Específico Do ponto de vista da eficiência e técnica espera-se que, ao término da disciplina, os alunos adquiram os seguintes comportamentos para a seqüência de seu curso: reconhecer os componentes dos sistemas orgânicos e descrever seu funcionamento geral; identificar e descrever, estabelecendo relações, os elementos anatômicos do corpo humano; e demonstrar em peças anatômicas o conteúdo anatomotopográfico das grandes cavidades do corpo, do tórax, abdome, membros superiores, membros inferiores e crânio.
BIOQUIMICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: BIOQUIMICA
OBJETIVOS GERAIS 1) Permitir a compreensão da função estrutural, importância biológica e aplicação das biomoléculas nos organismos vivos e promover interações entre os diferentes aspectos bioquímicos e moleculares ao longo da vida; 2) Entender e aplicar esses novos conhecimentos visualizando de maneira crítica a importância dos aspectos abordados através da utilização de casos clínicos e suas correlações. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Familiarização com os conceitos bioquímicos básicos 2) Aspectos bioquímicos das biomoléculas bem como os aspectos químicos e físicos onde estas moléculas interagem; 3) Noções básicas das oxidações biológicas com o intuito de compreender os fenômenos de geração e transferência de energia em sistemas biológicos 4)Desenvolver no estudante as habilidades e atitudes necessárias para a busca ativa de novos conhecimentos e estimular a pesquisa e o estudo em grupos
Semestre 3
Matéria CH Ementa
FISIOLOGIA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA II
Ao término da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de compreender os conceitos básicos da fisiologia integrativa dos sistemas corporais, relacionando os aspectos funcionais dos sistemas com a prática do profissional de enfermagem, e estimulando a pesquisa fisiológica. Conhecer a importância da mesma frente à formação profissional, ressaltar os conceitos apreendidos fazendo correlações importantes com outras disciplinas e favorecer assim a aplicação do aprendizado no dia a dia do Enfermeiro.
PSICOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: PSICOLOGIA
Aplicar os conteúdos essenciais da Bioética, com vistas a promover a discussão e a reflexão acerca de conflitos morais contemporâneos relacionados à prática médica. Serão tematizados os principais conflitos e dilemas relacionados à ação profissional no que concerne à qualidade da vida humana nas decisões que envolvem não somente o indivíduo como também a sociedade
GENETICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: GENETICA
Oferecer aos estudantes, elementos necessários para a compreensão dos princípios da Genética humana. Apresentar aos alunos, estrutura e função dos cromossomos e demonstrar como alterações no cariótipo resultam em síndromes genéticas graves. Compreender a organização do genoma eucarioto e procarioto e elucidar os processos de replicação, transcrição, tradução e regulação de expressão gênica do material genético relacionados com doenças genética e câncer.
FARMACOLOGIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: FARMACOLOGIA I
Objetivo Geral: Dentro de uma Concepção Pedagógica Crítico-Reflexiva, capacitar o aluno para prever efeitos colaterais de grupos distintos e não correlacionados de fármacos que, por semelhança química estrutural, são capazes de atuar em ampla variedade de órgãos ou sistemas. Além disso, o aluno deverá fazer associações entre os ensinamentos da farmacologia e aqueles ministrados em disciplinas correlatas como fisiologia e bioquímica, afim de melhor entender o uso racional de fármacos na enfermagem. Objetivos Específicos: • Capacitar o aluno à diferenciar fármacos de medicamentos, bem como compreender os processos farmacocinéticos de absorção, distribuição, metabolização e excreção de fármacos pelo organismo; • Estimular no aluno ao estudo e compreensão dos mecanismos envolvidos na interação de um fármaco com estruturas macro-moleculares do organismo e distinguir diferentes mecanismos farmacodinâmicos relacionados com o efeito da droga; • Capacitar o aluno a prever efeitos colaterais de grupos distintos e não correlacionados de fármacos que, por semelhança química estrutural, são capazes de atuar em ampla variedade de receptores de órgãos autonômicos; • Compreender os diferentes mecanismos de fármacos anti-hipertensivos, bem como os efeitos colaterais e a necessidade de tratamento continuado com estes fármacos. • Diferenciar, com base no mecanismo de ação, os principais grupos de drogas utilizadas no tratamento de dor, inflamação e infecções diversas, bem como entender os efeitos colaterais e restrições clínicas aplicadas aos mesmos. • Levar o aluno a compreender a farmacodinâmica e os efeitos colaterais observados com o uso clínico de psicofármacos, bem como a necessidade de associação e a possibilidade de interação medicamentosa com o uso clínico destes.
FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II 120 Ementa
Ementa da disciplina: FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II
OBJETIVO GERAL: Proporcionar ao aluno conhecimento e habilidades para que o mesmo desenvolva senso critico e reflexivo a fim de construir e prestar uma assistência de enfermagem sistematizada para atender as necessidades bio-psico-social afetadas no indivíduo. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -Aplicar a assistência sistematizada de enfermagem ao cliente e sua família, considerando aspectos bio-psico-espirituais e econômicos; -Identificar as ações de enfermagem necessárias para a promoção da saúde, prevenção e reabilitação do cliente, visando seu retorno ao convívio familiar e à comunidade; - Oferecer ao aluno o conteúdo teórico e prático necessário para que o mesmo possa identificar e intervir no paciente com necessidade de oxigenação, nutrição e eliminação afetada, conhecer o processo de cicatrização, bem como as técnicas de curativo para o tratamento das feridas e o preparo e administração de medicamentos juntamente com suas respectivas vias de administração. - Estimular o interesse pela pesquisa como possibilidade de resolução de problemas de atenção a saúde.
Semestre 4
Matéria CH Ementa
PATOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: PATOLOGIA
SEMIOLOGIA E SEMIOTEC DE ENFERM 80 Ementa
Ementa da disciplina: SEMIOLOGIA E SEMIOTEC DE ENFERM
PARASITOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: PARASITOLOGIA
PRATICAS DE ENFERMAGEM II 160 Ementa
Ementa da disciplina: PRATICAS DE ENFERMAGEM II
Semestre 5
Matéria CH Ementa
POLITICA DE SEGURANCA DO PACIENTE 80 Ementa
Ementa da disciplina: POLITICA DE SEGURANCA DO PACIENTE
BIOSSEGURANCA 80 Ementa
Ementa da disciplina: BIOSSEGURANCA
NUTRICAO 80 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO
SISTEMATIZACAO DA ASSISTENCIA A ENFERMAGEM 80 Ementa
Ementa da disciplina: SISTEMATIZACAO DA ASSISTENCIA A ENFERMAGEM
POLITICAS DE EDUCACAO AMBIENTAL 80 Ementa
Ementa da disciplina: POLITICAS DE EDUCACAO AMBIENTAL
Semestre 6
Matéria CH Ementa
PRATICAS DE ENFERMAGEM III 120 Ementa
Ementa da disciplina: PRATICAS DE ENFERMAGEM III
SAUDE DO ADULTO I 80 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE DO ADULTO I
ENFERMAGEM EM SAUDE MENTAL 80 Ementa
Ementa da disciplina: ENFERMAGEM EM SAUDE MENTAL
SAUDE DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE 80 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE
Semestre 7
Matéria CH Ementa
SAUDE DO ADULTO II 80 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE DO ADULTO II
BIOETICA E LEGISLACAO 80 Ementa
Ementa da disciplina: BIOETICA E LEGISLACAO
PROJETOS I 120 Ementa
Ementa da disciplina: PROJETOS I
HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA 40 Ementa
Ementa da disciplina: HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA
SAUDE DO IDOSO 80 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE DO IDOSO
FILOSOFIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: FILOSOFIA
BIOFISICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: BIOFISICA
SAUDE PUBLICA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE PUBLICA I
Semestre 8
Matéria CH Ementa
GERENCIAMENTO 80 Ementa
Ementa da disciplina: GERENCIAMENTO
PROJETOS II 160 Ementa
Ementa da disciplina: PROJETOS II
SAUDE PUBLICA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE PUBLICA II
SAUDE DA MULHER 80 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE DA MULHER
ATIVIDADES PRATICAS DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM 160 Ementa
Ementa da disciplina: ATIVIDADES PRATICAS DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM
Semestre 9
Matéria CH Ementa
ESTAGIO SUPERV ENFERM EM URGENCIA E EMERGENCIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: ESTAGIO SUPERV ENFERM EM URGENCIA E EMERGENCIA I
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I 160 Ementa
Ementa da disciplina: TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I
EST SUP ENFER SAUDE ADULTO I 80 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP ENFER SAUDE ADULTO I
EST SUP ENFER SD CRIAN ADOLESCENTE I 80 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP ENFER SD CRIAN ADOLESCENTE I
EST SUP ENFERM SAUDE PUBLICA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP ENFERM SAUDE PUBLICA I
EST SUP ENFER SAUDE DA MULHER I 80 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP ENFER SAUDE DA MULHER I
Semestre 10
Matéria CH Ementa
EST SUP ENFER EM SAUDE ADULTO II 80 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP ENFER EM SAUDE ADULTO II
EST SUP ENFER EM SAUDE PUBLICA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP ENFER EM SAUDE PUBLICA II
EST SUP ENFERM CRIAN ADOLESCENTES II 80 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP ENFERM CRIAN ADOLESCENTES II
EST SUP ENFER SAUDE DA MULHER II 80 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP ENFER SAUDE DA MULHER II
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II 180 Ementa
Ementa da disciplina: TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II
ESTAG SUPERV ENFERM EM URGENCIA E EMERGENCIA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: ESTAG SUPERV ENFERM EM URGENCIA E EMERGENCIA II
Vestibular

Galeria

Conheça outros cursos nesta área
Educação Física
Educação Física
Nutrição
Nutrição
Biomedicina
Biomedicina

Notícias e Conteúdo sobre o curso de Enfermagem da Unimar:

Acadêmicos da Medicina e Enfermagem da Unimar participam da Campanha de Imunização Contra Covid-19 em Marília
Continue Lendo
Cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física da Unimar realizam barreira sanitária na Rodoviária de Marília
Continue Lendo
Acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina da Unimar atuam no enfrentamento a pandemia por meio do Programa “O Brasil Conta Comigo”
Continue Lendo
Unimar recebe a 1º Seminário de Cannabis Medicinal do Centro Oeste Paulista
Continue Lendo

Depoimentos de egressos:

“Durante a graduação tivemos uma formação empreendedora que, além de nos preparar para o mercado, nos formava também como indivíduos. Comecei com trainee no departamento agrícola da BM&F e após um longo trajeto consolidado um dos principais analistas de mercado e grãos brasileiros, eu assumi o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso”

Seneri Kernbeis Paludo

Unimar Presencial
Unimar EAD

Universidade de Marília
Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001
Marília-SP, Cep 17.525–902

+55 (14) 99113-0802
+55 (14) 2105-4000
falecom@unimar.br
Sobre
  • Universidade
  • Hospital
  • Fazendas
Viva a Unimar
  • Vestibular
  • Transferência
Acesso Rápido
  • Avaliação Institucional (CPA)
  • Biblioteca
  • Blog
  • Consulta de diplomas
  • Pesquisa e Extensão
Ajuda
  • Apoio Psicopedagógico
  • Identidade Visual
  • Ouvidoria
Cursos
  • Graduação
  • Pós-Graduação
  • Educação a Distância
  • Internacionalização
  • Soluções para IES
Copyright © 2020 Universidade de Marília - UNIMAR.
Desenvolvido por
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceito
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT