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Engenharia Agronômica

Bacharelado

O Curso

Engenheiros Agrônomos são profissionais responsáveis por conceber e orientar a execução de trabalhos relacionados à produção agropecuária. Pesquisam e aplicam conhecimentos científicos e técnicos à agricultura, para garantir uma produção de alimentos de origem vegetal e animal, visando o melhor custo de produção, melhor qualidade e incremento da produtividade, além da manutenção e conservação do meio ambiente.

O campo de trabalho do Engenheiro Agrônomo é vasto, principalmente pela amplitude de sua formação e extensão das fronteiras agrícolas que nosso país oferece. Além de atuar diretamente com produtores rurais, ele poderá trabalhar em empresas e órgãos públicos ligados a pesquisas, à transformação e comercialização de produtos agropecuários ligados às cadeias produtivas. Com a disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável, o Agrônomo tornou-se um profissional indispensável.

Com 30 anos de tradição, o curso de Engenharia Agronômica da UNIMAR possui laboratórios de alta tecnologia e uma Fazenda Experimental no próprio Campus com Horticultura, Ambiente Protegido, Hidroponia, Fruticultura Profissional e quase 300 alqueires.

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Coordenação:
Prof. Dr. Ronan Gualberto
rgualberto-fca@unimar.br
(14) 2105-4050
Secretaria:
agrarias@unimar.br
(14) 2105-4056
Informações
Área de Formação:
Agrárias
Duração:
Integral: 8 Semestres / Noturno: 10 Semestres
Carga Horária:
3637 horas
Ato Autorizativo:
PORTARIA MINISTERIAL 1662 de 18/11/1993 D.O.U: 22/11/1993
PORTARIA MINISTERIAL 1 de 06/01/2012 D.O.U: 09/01/2012
PORTARIA MINISTERIAL 823 de 30/12/2014 D.O.U: 02/01/2015
Matriz
Semestre 1
Matéria CH Ementa
QUIMICA E BIOQUIMICA 80 Ementa
Ementa da disciplina: QUIMICA E BIOQUIMICA
OBJETIVOS GERAIS: Investigar e analisar dados e informações sobre os processos bioquímicos celulares, de modo a sistematizá-los, interpretá-los, torná-los compreensíveis química e fisiologicamente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos: 1) Dos preceitos de biossegurança 2) Dos conceitos de química geral e orgânica, funções orgânicas, 3) Das bases moleculares que governam a vida ao nível molecular: estrutura e função das diferentes biomoléculas (Proteínas, Carboidratos, Lipídios e Proteínas). 4) Das técnicas mais utilizadas na determinação de estruturas bioquímicas.
ECOLOGIA 60 Ementa
Ementa da disciplina: ECOLOGIA
Propiciar conhecimentos fundamentais em ecologia, com uma concepção holística das relações com os seres vivos - ambiente, enfatizando a importância econâmica e social da busca pela conservação da biodiversidade, bem como o desenvolvimento sustentável e harmonioso do planeta, destacando a importância do Médico Veterinário, Zootecnista e Agrênomo nessa concepção e sua relação com a saúde ambiental.
MATEMATICA E ESTATISTICA 60 Ementa
Ementa da disciplina: MATEMATICA E ESTATISTICA
Fornecer subsídios ao aluno para que o mesmo possa entender os princípios básicos de matemática e auxiliá-lo no desenvolvimento, compreensão e resolução de problemas relacionados ao curso e à profissão, usando para isso as ferramentas da matemática e estatística, visando embasamento e aplicações futuras nas disciplinas profissionalizantes do curso em questão.
INTRODUCAO A CIENCIAS AGRARIAS 60 Ementa
Ementa da disciplina: INTRODUCAO A CIENCIAS AGRARIAS
A disciplina tem como objetivo principal apresentar ao aluno o que à e como funciona a Universidade e o Curso de Agronomia. Seu currículo e o funcionamento do sistema de gerenciamento acadêmico. As atribuições profissionais do Engenheiro Agrônomo. Visa também apresentar os principais conhecimentos das relações existentes no meio rural objetivando, fundamentalmente, a diagnose dos principais problemas relacionados à área, caracterizando seus agentes causais e orientando para utilização das metodologias de solução sustentável.
MORFOLOGIA ANIMAL 40 Ementa
Ementa da disciplina: MORFOLOGIA ANIMAL
Fornecer aos acadêmicos conhecimentos sobre as estruturas anatômicas que fazem parte dos diferentes órgãos e/ou vísceras, sistemas e/ou aparelhos, que constituem o corpo dos animais.
HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA 40 Ementa
Ementa da disciplina: HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA
- Conhecer as primeiras populações do continente africano e seu percurso histórico; - Conhecer a história Afro-brasileira, diáspora africana no Brasil; - Debater questões sobre racismos e antirracismos no Brasil – raças e etnias; - o tráfico negreiro e a resistência; - história da escravidão no Brasil (aspectos econômicos e socioculturais); - Refletir sobre a história indígena no Brasil, referenciando as políticas coloniais, imperiais e republicanas para os povos indígenas no Brasil; - refletir a subalternização dos índios na história do Brasil. - refletir a subalternização dos “negros no trabalho” na história do Brasil; - Problematizar “a invenção da África” e o olhar eurocêntrico sobre os saberes produzidos acerca do continente africano; - compreender a complexidade das políticas indígenas atuais: cultural, habitacional e assistencial; - estudar a cultura e a participação do negro no Brasil atual.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
Objetivos Gerais: Possibilitar ao aluno a compreensão dos diferentes tipos de conhecimento e, por consequência, as diferentes formas de reconstrução do objeto de estudo. Capacitar o aluno para desenvolver Pesquisa científica adequada ao ensino superior, resguardando as especificidades das quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências exatas, Agrárias, Biológicas e Humanas e Sociais Aplicadas. Objetivos Específicos Analisar a natureza do trabalho Científico; Identificar as etapas de um trabalho científico. Possibilitar o domínio das Normas Técnicas adequadas ao trabalho científico.
FUNDAM DE CIENCIAS SOCIAIS 40 Ementa
Ementa da disciplina: FUNDAM DE CIENCIAS SOCIAIS
Caracterizar o conhecimento científico e contextualizar historicamente o surgimento e desenvolvimento da ciência moderna no mundo ocidental. Desenvolver temas que permitam pensar o homem e a sociedade como objeto de estudos, através da sociologia. Discutir conceitos fundamentais desenvolvidos pela sociologia. Conhecer a importância das instituições sociais e o pensamento dos precursores da sociologia. Adoção de postura solidária. Proceder a uma análise sociológica de tópicos relacionados à Engenharia Agronômica.
Semestre 2
Matéria CH Ementa
TOPOGRAFIA 60 Ementa
Ementa da disciplina: TOPOGRAFIA
A disciplina tem por objetivo fornecer ao aluno embasamento teórico e prático suficientes para a realização de levantamentos e trabalhos topográficos em campo, bem como, realizar trabalhos de escritório referentes ao cálculo de área, confecção e interpretação de mapas, traçado de curvas de nível e interpretação de dados já existentes. Pretende-se que o aluno possa, ao final da disciplina, ser capaz de utilizar os recursos da topografia com eficácia no campo da agropecuária.
CITOLOGIA E MORFOLOGIA VEGETAL 80 Ementa
Ementa da disciplina: CITOLOGIA E MORFOLOGIA VEGETAL
Esta disciplina tem o objetivo de fornecer aos alunos noções sobre biologia celular vegetal e animal e aspectos sobre a morfologia externa e interna dos vegetais, associando forma, topografia, habitat, hábitos de crescimento e função, em cada órgão, tecido ou célula.
ZOOLOGIA 60 Ementa
Ementa da disciplina: ZOOLOGIA
Fornecer ao aluno conhecimentos gerais sobre Zoologia, tais como: identificação, morfologia e reprodução dos principais Filos; biologia dos animais, principalmente os de interesse comercial, bem como a prática da Minhocultura, para a obtenção de adubo orgânico.
FISICA 60 Ementa
Ementa da disciplina: FISICA
A disciplina tem por objetivo fornecer ao aluno embasamento teórico sobre os conceitos e Leis que regem a física e suas relações e aplicações com as ciências agrárias.
MOTORES E MAQUINAS 60 Ementa
Ementa da disciplina: MOTORES E MAQUINAS
I - Objetivos Gerais: Fornecer ao aluno, subsídios para que possa entender o manejo e a operação de tratores e máquinas utilizadas na agropecuária, assim como, os tipos, uso, manejo, regulagens de máquinas e implementos agrícolas. II - Objetivos Específicos: Entendimento do funcionamento de motores, transmissão de tratores agrícolas. Entendimento dos comandos operacionais e as regulagens básicas de um trator agrícola. Entendimento das máquinas e implementos para o preparo inicial e periódico do solo. Conhecimento de máquinas para colheita e transporte.c
ESTATISTICA EXPERIMENTAL 60 Ementa
Ementa da disciplina: ESTATISTICA EXPERIMENTAL
Fornecer ao estudante subsídios na área de estatística experimental para o planejamento, execução, análise e interpretação de experimentos Agropecuários.
MINERALOGIA E PETROLOGIA 60 Ementa
Ementa da disciplina: MINERALOGIA E PETROLOGIA
Esta disciplina tem o objetivo de fornecer aos alunos noções sobre a origem dos solos a partir da rocha matriz, bem como a disponibilidade de nutrientes em função do material de origem, através dos processos de intemperização dos diferentes tipos de materiais.
Semestre 3
Matéria CH Ementa
FISIOLOGIA VEGETAL 60 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA VEGETAL
Futuros engenheiros agrônomos estudam a Fisiologia Vegetal com o objetivo aprofundar os conhecimentos e estabelecer relações com outras disciplinas, no entendimento do mecaninsmo metabólico vegetal em função da disponibilidade hídrica, da necessidade nutricional, dos fatores ambientais e da interferência hormonal, estabelecendo-se relações positivas ou negativas ao desenvolvimento vegetal.
DESENHO TECN E CONSTR RURAIS 80 Ementa
Ementa da disciplina: DESENHO TECN E CONSTR RURAIS
Este plano de ensino tem por objetivo desenvolver nos discentes as seguintes competências: • Conhecimento dos materiais e normas utilizadas em desenho técnico; • Compreensão das vistas ortográficas, cortes e secções de um objeto e sua representação em perspectiva; • Domínio sobre escalas e representações gráficas de modo a poder ler e interpretar um projeto arquitetônico, topográfico, cartográfico, de instalações hidros sanitárias e elétrica. Com base nestas competências espera-se que os discentes apresentem ao final da disciplina as seguintes habilidades: • Compreensão de um desenho técnico (leitura de projeto); • Elaboração desenhos de instalações e construções rurais.
SENSORIAMENTO REMOTO 40 Ementa
Ementa da disciplina: SENSORIAMENTO REMOTO
Ensinar ao aluno os princípios teóricos envolvidos na aquisição e no trabalho com fotografias aéreas verticais e imagem de satélite (LANDSAT, SPOT, IKONOS E CBERS), bem como treinamento prático na obtenção de informações a partir destas bases de dados.
AGROMETEREOLOGIA 60 Ementa
Ementa da disciplina: AGROMETEREOLOGIA
A disciplina tem por objetivo fornecer ao aluno conhecimento suficiente a respeito dos parâmetros meteorológicos e suas relações com a agricultura.
HIDRAULICA E HIDROLOGIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: HIDRAULICA E HIDROLOGIA
O objetivo da disciplina de Hidráulica e Hidrologia consiste em transmitir conhecimentos básicos sobre Hidrostática (pressões e empuxo), Hidrometria e Hidrodinâmica (movimentos dos fluidos, dimensionamento de tubulações, teoremas de escoamento dos fluidos, etc), além de conhecimentos sobre a Hidrologia básica e aplicada. Esse conhecimento permitirá que o aluno possa formular projetos e resolver possíveis problemas hidráulicos identificados na área agrícola.
MICROBIOLOGIA 60 Ementa
Ementa da disciplina: MICROBIOLOGIA
GERAIS: A microbiologia tem por objetivos desenvolver estudar a diversidade morfológica e fisiológica dos microrganismos e sua aplicabilidade na área agronômica. Histórico, definição, generalidades, transformações microbianas, importância dos microrganismos do solo, noções básicas de bioquímica, fisiologia e nutrição microbiana. O solo como meio de cultivo. ESPECÍFICOS: Deste modo, visa dar o conhecimento básico às disciplinas de solos (fertilidade dos solos), tecnologia de alimentos e fitopatologia e proporcionar aos discentes a manipulação de microorganismos com finalidades agrícolas ou agro-industriais.
GENETICA 60 Ementa
Ementa da disciplina: GENETICA
Proporcionar aos alunos o aprendizado da genética, através de conhecimentos básicos sobre os mecanismos de herança de caracteres e suas conseqâncias. Comprovar, através de exemplos, exercícios e demonstrações práticas, a importância fundamental da Genética para a Agropecuária.
MECANIZACAO AGRICOLA 60 Ementa
Ementa da disciplina: MECANIZACAO AGRICOLA
I - Objetivos Gerais: Fornecer ao aluno, subsídios para que possa entender os tipos, as características, a regulagem e a operação de semeadoras, distribuidores de corretivos e fertilizantes e pulverizadores utilizados na agropecuária, e também o custo horário, a capacidade operacional e o custo de produção de máquinas e implementos agrícolas. II - Objetivos Específicos: Entendimento dos tipos, características, funcionamento e regulagens das máquinas distribuidoras de insumos agrícolas (sementes, corretivos, fertilizantes e defensivos agrícolas). Estudo da análise operacional e econômica de máquinas e implementos agrícolas.
Semestre 4
Matéria CH Ementa
SOLOS 60 Ementa
Ementa da disciplina: SOLOS
Conhecer os fatores e processos responsáveis pela formação do solo. Estudar as propriedades físicas e químicas com o objetivo de classificar os solos Caracterizar as principais classes de solos encontrados no Brasil. Adquirir conhecimentos sobre a utilização e manejo dos solos tropicais visando uma exploração sustentada
DIREITO AGRARIO E GESTAO AMBIENTAL 40 Ementa
Ementa da disciplina: DIREITO AGRARIO E GESTAO AMBIENTAL
Propiciar ao academico o estudo científico do conteúdo programático relative ao Direito Agrário e Gestão Ambiental, enfocando a importância da participação dos profissionais das ciências Agrárias na Política Nacional do Meio Ambiente, através da participação nos mecanismos de controle e prevenção ambiental e do trabalho. Assegurar ao aluno o estudo do tema legal, sob uma visão investigativa, visando uma formação humanística do mesmo relativa ao fenômeno jurídico diante da necessidade social.
PAISAGISMO E FLORICULTURA 40 Ementa
Ementa da disciplina: PAISAGISMO E FLORICULTURA
Geral Adquirir conhecimentos sobre floricultura e paisagismo, compreendendo os modos de cultivo/produção/comercialização de flores e plantas ornamentais e seu uso em projetos paisagísticos. Específicos Reconhecer a importância sócio-econômica da floricultura, bem como aspectos de sua produção e comercialização em nível de Brasil e mundo. Conhecer as formas de propagação das principais plantas ornamentais. Entender a fisiologia pré-colheita, de colheita e pós-colheita de flores e plantas ornamentais. Identificar as principais pragas e doenças de flores e plantas ornamentais de interesse econômico. Proporcionar bases científicas que permitam ao aluno ter conhecimento sobre fundamentos básico de paisagismo. Capacitar o aluno em termos teóricos e práticos quanto sobre a elaboração de projetos paisagísticos em escalas de macro e micropaisagismo. Possibilitar ao aluno a compreensão e embasamento científico e técnico para implantação e a manutenção de jardins.
PROD DE ANIMAIS MONOGASTRICOS 40 Ementa
Ementa da disciplina: PROD DE ANIMAIS MONOGASTRICOS
Transmitir aos acadêmicos conhecimentos das espécies de animais monogástricos de interesse econômico para o Curso de Agronomia, conhecendo as principais raças e linhagens mais difundidas no Brasil, além da situação da cadeia produtiva das mesmas, enfocando os conceitos tecnológicos mais recentes aplicados à produção animal, objetivando aumentar produtividade e rentabilidade para o criador.
SISTEMATICA VEGETAL 60 Ementa
Ementa da disciplina: SISTEMATICA VEGETAL
Esta disciplina tem o objetivo de fornecer aos alunos noções sobre os sistemas de classificação botânica, nomenclatura botânica, herborização de plantas, identificação de Magnoliopsidas e Liliopsidas, assim como características e representantes das principais ordens e famílias de interesse econômico.
ENTOMOLOGIA 60 Ementa
Ementa da disciplina: ENTOMOLOGIA
Compreender a relação dos insetos com outros seres vivos; Distinguir os insetos dentro do reino ao qual pertencem; Identificar os insetos benéficos e pragas; Conhecer a anatomia e fisiologia dos animais da classe insecta; Promover a manipulação dos insetos como ferramenta profissional; Tornar o acadêmico capaz de reconhecer o habitat natural dos insetos em suas diferentes ordens.
FITOPATOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: FITOPATOLOGIA
A disciplina de Fitopatologia visa apresentar as principais características das doenças de origem biótica objetivando, fundamentalmente, a diagnose das principais doenças das plantas de importância econômica, caracterizando seus agentes causais e orientando para utilização das metodologias de controle.
IRRIGACAO E DRENAGEM 60 Ementa
Ementa da disciplina: IRRIGACAO E DRENAGEM
A disciplina tem por objetivo estudar a relação água-solo-planta-atmosfera, bem como as técnicas de desenvolvimento da irrigação e seus projetos. Pretende-se fornecer ao aluno condições técnicas suficientes para projetar sistemas de irrigação e conduzi-los de forma correta, levando em consideração os aspectos ambientais e econômicos.
OLERICULTURA 60 Ementa
Ementa da disciplina: OLERICULTURA
Contribuir para a formação do Engenheiro Agrênomo, dando informações teóricas e práticas da produção de hortaliças de flores, frutos e folhas. Dar condições para que o futuro profissional tenha base necessária para conduzir uma horta comercial ou assessorar um produtor. Criar, difundir e aplicar métodos e técnicas para implantação e manejo dos cultivos olerícolas a campo e ambiente protegido.
Semestre 5
Matéria CH Ementa
DOENCAS DAS PLANTAS CULTIVADAS 80 Ementa
Ementa da disciplina: DOENCAS DAS PLANTAS CULTIVADAS
A disciplina visa apresentar as principais características das doenças de origem biótica objetivando, fundamentalmente, a diagnose das principais doenças das plantas de importância econômica, caracterizando seus agentes causais e orientando para utilização das metodologias de controle.
PRAGAS DAS PLANTAS CULTIVADAS 60 Ementa
Ementa da disciplina: PRAGAS DAS PLANTAS CULTIVADAS
A disciplina de Pragas das Plantas Cultivadas tem o objetivo de discutir os conceitos de inseto-praga e sua relação com os principais sistemas de cultivos; além de compreender as vantagens e desvantagens dos diversos métodos, técnicas e aplicações de controle fitossanitário (defensivos agrícolas) que podem ser utilizados nas áreas agrícolas. É nessa disciplina que também se relaciona os controles de baixo impactos financeiro e que podem ser opções ecologicamente corretas para o controle dos insetos-pragas.
FORRAGICULTURA E PASTAGENS 60 Ementa
Ementa da disciplina: FORRAGICULTURA E PASTAGENS
Estabelecer metodologia para interpretação de sistemas racionais de produção de forragem. Proporcionar conhecimentos sobre a formação, manejo e conservação de plantas forrageiras, baseado em princípios fisiológicos, anatômicos e morfológicos. Mostrar a importância das pastagens nativas e práticas de manejo racionais que permitam exploração com bases sustentáveis. Determinar os princípios para exploração racional de pastagens. Determinar os aspectos agronômicos e zootécnicos concernentes à utilização das plantas forrageiras a serem conservadas na forma de feno ou silagem ou corte direto bem como no pastejo intensivo através dos métodos rotacionais.
FERTILIDADE DO SOLO 60 Ementa
Ementa da disciplina: FERTILIDADE DO SOLO
Conhecer a dinâmica dos elementos essenciais no solo, fatores que afetam sua disponibilidade, auxiliando o melhor aproveitamento das adubações. Esclarecer as relações existentes entre a fertilidade do solo e o aumento da produtividade agrícola. Promover o conceito da fertilidade do solo construída com práticas conservacionistas.
MELHORAMENTO VEGETAL 60 Ementa
Ementa da disciplina: MELHORAMENTO VEGETAL
Possibilitar aos alunos de Engenharia Agronâmica um maior contato com as áreas do conhecimento que forneçam subsídios para o melhoramento genético das plantas. AlÇm de possibilitar um conhecimento básico das técnicas de biotecnologia, que podem ser implementadas no melhoramento tradicional das plantas. Proporcionar compreensão da base genética dos métodos de melhoramento. Possibilitar aos alunos de Engenharia Agronâmica um maior contato com as áreas do conhecimento que forneçam subsídios para o melhoramento genético das plantas. AlÇm de possibilitar um conhecimento básico das técnicas de biotecnologia, que podem ser implementadas no melhoramento tradicional das plantas. Proporcionar compreensão da base genética dos métodos de melhoramento. Visualizar como os princípios da Genética são utilizados para se promover o melhoramento genético das espécies. Reconhecer a preservação dos recursos genéticos naturais para o melhoramento de plantas. Visualizar como os princípios da Genética são utilizados para se promover o melhoramento genético das espécies. Reconhecer a preservação dos recursos genéticos naturais para o melhoramento de plantas.
BIOLOGIA DE PLANTAS DANINHAS 60 Ementa
Ementa da disciplina: BIOLOGIA DE PLANTAS DANINHAS
Permitir aos alunos de Engenharia Agronômica um maior conhecimento dos fundamentos das ciências das plantas daninhas e o manejo das plantas daninhas nas principais culturas anuais e perenes.
SILVICULTURA 60 Ementa
Ementa da disciplina: SILVICULTURA
- Possibilitar aos alunos de Engenharia Agronômica um maior conhecimento das áreas relacionadas à SILVICULTURA e fornecimento de subsídios para o desenvolvimento de atividades de reflorestamentos e utilização de produtos florestais. - Proporcionar compreensão sobre a utilização racional dos recursos naturais renováveis nas atividades de florestamento e reflorestamento. - Fornecer informações para o exercício profissional dentro das normas técnicas e da legislação atual. - Estimular os alunos para o estudo e atividades ligadas aos usos múltiplos das florestas.
PRODUCAO DE HORTALICAS 60 Ementa
Ementa da disciplina: PRODUCAO DE HORTALICAS
Contribuir para a formação do Engenheiro Agrônomo, dando informações teóricas e práticas da produção de hortaliças de flores, frutos e folhas. Criar, difundir e aplicar métodos e técnicas para implantação e manejo dos cultivos olerícolas. Dar condições para que o futuro profissional tenha base necessária para conduzir uma horta comercial ou assessorar um produtor.
Semestre 6
Matéria CH Ementa
BIOTECNOLOGIA VEGETAL 40 Ementa
Ementa da disciplina: BIOTECNOLOGIA VEGETAL
Proporcionar aos alunos a oportunidade de aprenderem os processos bioquímicos, fisiológicos e genéticos que levam à diferenciação celular que permitem a formação de órgãos e a regeneração das plantas. Introdução das principais técnicas e estratégias disponíveis no momento, principalmente as de manipulação genética "in vitro" nos seres vivos, visando o desenvolvimento de processos e de produtos de interesse econômico e/ou social
PROJETOS I 120 Ementa
Ementa da disciplina: PROJETOS I
O aluno, ao final do período, deverá ser capaz de desenvolver de forma individual ou em equipe um projeto de pesquisa em alguma das áreas de conhecimento que fazem parte do Curso de Engenharia Agronômica, visando sua execução na disciplina Projetos II.
ECONOMIA, AGRONEG E PLANEJ RUR 80 Ementa
Ementa da disciplina: ECONOMIA, AGRONEG E PLANEJ RUR
Apresentar aos alunos a dinâmica da Macroeconomia Mundial e Nacional e a compreensão de textos econômicos de jornais periódicos. Caracterizar um planejamento estratégico de empresas do agronegócio e propriedades rurais. Adquirir conhecimentos relacionados à formação de preços dos produtos agropecuários. Elaboração de planos de negócios. Realizar estudos de casos envolvendo o agronegócio.
ADUBOS, ADUBACAO E CONSER SOLO 80 Ementa
Ementa da disciplina: ADUBOS, ADUBACAO E CONSER SOLO
Esta disciplina tem o objetivo de fornecer aos alunos todo o conhecimento necessário sobre os nutrientes e suas principais fontes, sua determinação nos solos brasileiros, com a recomendação correta de aplicação de fertilizantes e corretivos, alÇm de abordar os aspectos conservacionistas da agricultura brasileira dentro do aspecto do agronegócio, considerando os problemas erosivos, com adoção de praticas conservacionistas de caráter mecânico, edáfico e vegetativo, para elevar a produtividade das culturas.
CULT DE TUBERCULOS E ESTIMULANTES 60 Ementa
Ementa da disciplina: CULT DE TUBERCULOS E ESTIMULANTES
- Proporcionar aos alunos uma visão holística da agricultura como um processo, mediante a análise da cadeia produtiva das culturas da batata, mandioca e café. - Apresentar os conhecimentos teóricos que fundamentam a adoção das práticas relativas ao manejo do sistema agrícola. - Discutir a potencialidade, os principais problemas e a importância das culturas que constituem a disciplina, nos aspectos políticos, econômicos e sociais.
FRUTICULTURA 80 Ementa
Ementa da disciplina: FRUTICULTURA
Dar ao aluno condições para: - Propiciar o acesso aos fundamentos teóricos e práticos que possibilitem a construção contínua do conhecimento através do desenvolvimento, adaptação e implantação de técnicas relacionadas ao empreendimento frutícola; - Despertar no acadêmico o interesse pela fruticultura; - Situar o empreendimento frutícola no contexto do agronegócio apontando oportunidades de renda para agricultura familiar; - Possibilitar a compreensão dos diferentes aspectos ligados à fruticultura: conteúdos técnicos, método didático, desenvolvimento e condução de projetos de pesquisa, organização da produção, estudo de mercados, conservação e comercialização de frutas; - Realizar visitas técnicas a produtores, instituições de pesquisa, ensino e extensão, públicas ou privadas que tenham suas atividades relacionadas à fruticultura; - Desenvolver projeto de implantação de pomar, de espécie de interesse, explicitando todo o conhecimento teórico/prático necessário para a implantação do mesmo; - Oportunizar a implantação do projeto junto a produtores rurais interessados; - Oportunizar a elaboração do Relatório Final das Atividades Práticas desenvolvidas ao longo da disciplina.
CULT DE CEREAIS E CANA-DE-ACUCAR 80 Ementa
Ementa da disciplina: CULT DE CEREAIS E CANA-DE-ACUCAR
Permitir aos alunos de Engenharia Agronômica um maior conhecimento das principais culturas anuais cultivadas (milho, sorgo, arroz e cana-de-açúcar) na região e no país, pelo qual insere-se desde a sua importância econômica até a colheita e armazenamento.
PRODUCAO DE ANIMAIS RUMINANTES 60 Ementa
Ementa da disciplina: PRODUCAO DE ANIMAIS RUMINANTES
Transmitir aos acadêmicos conhecimentos das espécies ruminantes de interesse econômico para o Curso de Agronomia, conhecendo as raças mais difundidas no Brasil e situação da cadeia produtiva das mesmas, enfocando os conceitos tecnológicos mais recentes aplicados à produção animal, objetivando aumenta a produtividade e rentabilidade do Agronegócio.
Semestre 7
Matéria CH Ementa
LEGUMINOSAS E OLEAGINOSAS 60 Ementa
Ementa da disciplina: LEGUMINOSAS E OLEAGINOSAS
Permitir aos alunos de Engenharia Agronâmica um maior conhecimento das principais culturas anuais cultivadas (soja, feijão, amendoim e girassol) na região e no país, pelo qual insere-se desde a sua importância econâmica atÇ a colheita e armazenamento.
PROD E TECNOLOGIA DE SEMENTES 60 Ementa
Ementa da disciplina: PROD E TECNOLOGIA DE SEMENTES
A disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes tem o objetivo de transmitir conhecimentos básicos sobre os processos relacionados a formação, germinação, deterioração e vigor de sementes e suas relações com o sistema de produção; outros aspectos a serem considerados: produção, processamento, armazenamento e pesquisas com a produção de sementes, identificando problemas e propondo soluções para o avanço da tecnologia de produção dessa área.
NUTRICAO MINERAL DE PLANTAS 60 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO MINERAL DE PLANTAS
Conhecer a importância dos elementos essenciais no metabolismo vegetal. - Esclarecer as relações existentes entre a nutrição mineral de plantas e o aumento da produtividade agrícola. - Adquirir conhecimento sobre as deficiências nutricionais e sua influência na produção de alimentos. - Ter condições de avaliar o estado nutricional das plantas. - Adquirir conhecimento básico de como montar um experimento nutrientes com foco em nutrição. - Promover a eficiência agronômica com relação à utilização de insumos.
TECNOL PRODS ORIGEM ANIM E VEG 60 Ementa
Ementa da disciplina: TECNOL PRODS ORIGEM ANIM E VEG
Objetivo geral Introduzir o aluno ao estudo da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Fornecer conhecimento sobre as principais formas de conservação e processamento dos alimentos, bem como noção de higiene e segurança dos alimentos. Estudar tecnologias viáveis, seguras, sustentáveis e disponíveis para utilização de matérias primas de origem animal e vegetal. Objetivos específicos Abordar princípios que podem aumentar a vida pós-colheita de produtos agrícolas, visando a melhor qualidade, evitando perdas entre o campo e a comercialização dos alimentos, além de agregar valor ao produto agropecuário. Aprimorar o conhecimento do aluno na tecnologia de alimentos de origem vegetal (frutas, hortaliças e seus produtos) e animal (pescado, cárneos, laticínios e ovos). Mostrar o valor que o processamento agrega ao produto agropecuário.
PROJETOS II 120 Ementa
Ementa da disciplina: PROJETOS II
Orientar os alunos sobre a execução dos projetos de pesquisa propostos por eles na disciplina Projetos I, apresentando instrumentos necessários para a sua realização a nível de campo.
ETICA PROF, LEGISL E RECEIT AG 40 Ementa
Ementa da disciplina: ETICA PROF, LEGISL E RECEIT AG
Possibilitar formação complementar, relativa à ação profissional condizente com os preceitos legais em vigor, estabelecido pelo Sistema CONFEA/CREAs; Proporcionar ao futuro profissional um maior entendimento das bases e procedimentos para elaboração do receituário agronômico; Possibilitar ao futuro profissional o entendimento dos fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática da profissão de Engenheiro Agrônomo; Criar condições para que o aluno tenha conhecimento da existência de documentos legais que conferem direitos e deveres para o seu exercício profissional e pessoal. Identificar as instituições de classe como instrumentos de defesa profissional e da sociedade, salientando a necessidade de participação ativa do profissional nas mesmas.
USO E MANEJO DE BACIAS HIDROGR 60 Ementa
Ementa da disciplina: USO E MANEJO DE BACIAS HIDROGR
Possibilitar aos alunos de Engenharia Agronômica um maior conhecimento das áreas relacionadas ao USO E MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS e fornecimento de subsídios para o desenvolvimento de atividades visando o diagnóstico, planejamento, utilização e manejo sustentável da propriedade rural e da microbacia hidrográfica. Proporcionar compreensão sobre a utilização racional dos recursos naturais renováveis nas atividades relacionadas à produção agrosilvopastoril. Fornecer informações para o exercício profissional dentro das normas técnicas e da legislação atual. Estimular os alunos para o estudo e atividades ligadas ao uso e manejo racional da bacia hidrográfica.
EXTENSAO RURAL 40 Ementa
Ementa da disciplina: EXTENSAO RURAL
Capacitar os alunos em comunicação, proporcionando a ênfase no processo educacional, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos agropecuaristas na mudança de comportamento que possibilita a adoção de novas tecnologias; diagnóstico sócio-econômico das atividades agrícola; planejamento e execução de atividades metodológicas que possibilitam o alcance dos objetivos no processo de aprendizagem na zona rural; uso adequado dos recursos audiovisuais para a efetiva execução das atividades metodológicas durante o trabalho de difusão, alerta e motivação de agropecuaristas.
COMERCIO E COOPERATIVISMO 40 Ementa
Ementa da disciplina: COMERCIO E COOPERATIVISMO
Capacitar os alunos em comunicação, proporcionando a ênfase no processo educacional, a fim de possibilitar o desenvolvimento dos agropecuaristas na mudança de comportamento que possibilita a adoção de novas tecnologias; diagnóstico sócio-econômico das atividades agrícola; planejamento e execução de atividades metodológicas que possibilitam o alcance dos objetivos no processo de aprendizagem na zona rural; uso adequado dos recursos audiovisuais para a efetiva execução das atividades metodológicas durante o trabalho de difusão, alerta e motivação de agropecuaristas.
Semestre 8
Matéria CH Ementa
ESTAGIO SUPERVISIONADO E TCC 520 Ementa
Ementa da disciplina: ESTAGIO SUPERVISIONADO E TCC
O objetivo do estágio obrigatório é articular as competências adquiridas durante o curso com o contato do acadêmico com situações, contextos e instituições, que permitem que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. O estágio realizado em outras instituições também contribuirá com o desenvolvimento das habilidades e competências do profissional.
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Depoimentos de egressos:

“Durante a graduação tivemos uma formação empreendedora que, além de nos preparar para o mercado, nos formava também como indivíduos. Comecei com trainee no departamento agrícola da BM&F e após um longo trajeto consolidado um dos principais analistas de mercado e grãos brasileiros, eu assumi o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso”

Seneri Kernbeis Paludo

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