• A Unimar
    Universidade Bolsas e Programas Biblioteca Contato Hospital Fazendas Planeta Soja Ouvidoria
    Eventos
  • Graduação
        Agrárias
      • Engenharia Agronômica
      • Medicina Veterinária
      • Engenharias e Exatas
      • Análise e Desenv. de Sistemas
      • Arquitetura e Urbanismo
      • Engenharia Civil
      • Engenharia de Produção Mecânica
      • Engenharia Elétrica
      • Saúde
      • Biomedicina
      • Educação Física
      • Enfermagem
      • Farmácia
      • Fisioterapia
      • Medicina
      • Nutrição
      • Odontologia
      • Psicologia
      • Humanas e Sociais Aplicadas
      • Administração
      • Ciências Contábeis
      • Direito
      • Publicidade e Propaganda
  • Graduação EaD
        Biológicas
      • Estética e Cosmética
      • Engenharias
      • Engenharia Civil
      • Engenharia de Computação
      • Engenharia Elétrica
      • Engenharia de Produção
      • Exatas
      • Análise e Desenv. de Sistemas
        Humanas
      • Educação Física (Licenciatura)
      • Gastronomia
      • História (Licenciatura)
      • Letras Português / Inglês (Licenciatura)
      • Pedagogia
      • Negócios
      • Administração
      • Ciências Contábeis
      • Empreendedorismo
      • Gestão Ambiental
      • Gestão Comercial
      • Gestão de Agronegócios
      • Gestão de Qualidade
      • Gestão de RH
      • Gestão Financeira
      • Gestão Hospitalar
      • Gestão Pública
      • Logística
      • Marketing
      • Marketing Digital
      • Processos Gerenciais
  • Pós-Graduação
    Especialização Especialização EaD Ao-Vivo
    MBA MBA EaD
    Mestrado em Saúde Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente Mestrado em Direito
    Doutorado em Direito
    Pós-Doutorado em Direito
    Reconhecimento de Diploma
  • Cursos Técnicos
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Blog
  • Login
    Área do Aluno 2ª via de Boleto Área do Colaborador Moodle Webmail Estágio - Seguros
    Área do Aluno EaD AVA EaD Vestibular EaD

Fisioterapia

Bacharelado

O Curso

Tratar e prevenir doenças e lesões empregando técnicas como exercícios e massoterapia são algumas das funções do fisioterapeuta. É este profissional que diagnostica e trata problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura.

Aplica terapias com a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente e faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos específicos.

O envelhecimento da população deve aumentar a demanda por fisioterapeutas em serviços de reabilitação de movimentos e alívio de dores crônicas.

O curso de Fisioterapia da UNIMAR é o melhor e mais tradicional da região, oferecendo aos seus alunos estrutura para desenvolvimento de um serviço de excelência e referência nacional. Os estudantes realizam os estágios curriculares e prestam atendimento a pacientes da comunidade na própria Clínica ou no Hospital Beneficente Unimar.

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
Coordenação:
Prof. Dr. Mauro Audi
mauroaudi@unimar.br
(14) 2105-4053
Secretaria:
saude@unimar.br
(14) 2105-4083
Informações
Área de Formação:
Saúde
Duração:
Integral: 8 Semestres / Noturno: 10 Semestres
Carga Horária:
4187 horas
Ato Autorizativo:
PORTARIA MINISTERIAL 1864 de 22/12/1992 D.O.U: 23/12/1992
PORTARIA MINISTERIAL 1 de 06/01/2012 D.O.U: 09/01/2012
PORTARIA MINISTERIAL 823 de 30/12/2014 D.O.U: 02/01/2015
Matriz
Semestre 1
Matéria CH Ementa
BIOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: BIOLOGIA
Espera-se que o estudante tenha uma visão geral das características moleculares básicas e propriedades dos diferentes tipos celulares.
FUNDAM E HISTORIA DA FISIOTER 40 Ementa
Ementa da disciplina: FUNDAM E HISTORIA DA FISIOTER
Proporcionar ao aluno o estudo e a reflexão sobre as bases científicas e fisiológicas da fisioterapia, atuação nas diversas áreas da fisioterapia e da reabilitação. Dar ao acadêmico iniciante a visão geral da profissão e de seu curso e conhecer corretamente seu campo de atividade do ponto de vista científico e profissional.
FISIOTERAPIA GERAL I 40 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA GERAL I
A disciplina visa promover conhecimento e orientar o estudante sobre a terapia por dispositivos mecânicos com a indicação correta dos equipamentos que se agrupam em: facilitadores de movimentos, resistência ao movimento, propriocepção e tração do esqueleto axial. Através de aulas teóricas e práticas proverem condições ao manuseio, indicações, contraindicações e cuidados ao utilizar os aparelhos mecânicos com finalidade terapêutica na Fisioterapia.
SOCIOLOGIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: SOCIOLOGIA
A complexidade das transformações sociais e acirramento dos conflitos gerados pela atual conjuntura politica econômica ocasionou uma crescente busca pelo entendimento das complexas relações entre os indivíduos.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
Objetivos Gerais: Possibilitar ao aluno a compreensão dos diferentes tipos de conhecimento e, por consequência, as diferentes formas de reconstrução do objeto de estudo. Capacitar o aluno para desenvolver Pesquisa científica adequada ao ensino superior, resguardando as especificidades das quatro grandes áreas do conhecimento: Ciências exatas, Agrárias, Biológicas e Humanas e Sociais Aplicadas. Objetivos Específicos Analisar a natureza do trabalho Científico; Identificar as etapas de um trabalho científico. Possibilitar o domínio das Normas Técnicas adequadas ao trabalho científico.
ADMINISTRACAO EM FISIOTERAPIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: ADMINISTRACAO EM FISIOTERAPIA
Dar suporte ao aluno para a elaboração de uma clínica de fisioterapia, como planejá-la, administrá-la e gerenciá-la. Proporcionar algumas estratégias de trabalho em equipe, técnicas de motivação e conhecimento nas normas da ABNT com relação à acessibilidade em edificações,assim como uma noção básica de Sustentabilidade.
PSICOLOGIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: PSICOLOGIA
A referida disciplina tem por objetivo preparar o aluno de Fisioterapia para compreender os problemas biopsicossociais relacionados aos pacientes em reabilitação dessa área de conhecimento.
BIOFISICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: BIOFISICA
Compreender os conceitos básicos da física integrada aos sistemas biológicos, relacionando os aspectos desta ciência com a prática do profissional de fisioterapia. Correlacionar os conceitos da física com as condutas de atendimento terapêutico disponíveis.
ANATOMIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: ANATOMIA
Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar e localizar os ossos do esqueleto axial e apendicular, as articulações, os grupamentos musculares, os elementos constituintes do sistema circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital e nervoso, bem como relacionar e conceituar os termos anatÇmicos utilizados para a descrição destes sistemas.
Semestre 2
Matéria CH Ementa
SAUDE PUBLICA 80 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE PUBLICA
Ao final da disciplina o aluno deverá estar apto para: - Discorrer a respeito das políticas de saúde no Brasil relacionando suas determinações sócioeconômicas e no conjunto das políticas sociais; - Identificar os fundamentos teórico-políticos e as dimensões técnica e financeira da Reforma Sanitária e do SUS; - Conhecer o processo do SUS em sua base legal, as bases sociais de sustentação, os instrumentos de gestão, os entraves conjunturais, o (des)financiamento, as políticas e os programas específicos
CINESIOTERAPIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: CINESIOTERAPIA I
A disciplina tem como objetivo oferecer ao aluno os conhecimentos básicos das terapias por movimentos, sendo que estes são fundamentais para a Cinesioterapia II. Dentre os conceitos deste conteúdo programático estão os Exercícios Terapêuticos, que visam a prevenção, a reeducação e/ou a terapêutica na Fisioterapia.
ANATOMIA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: ANATOMIA II
Gerais:Gerais: • Contribuir para a formação da consciência crítica do aluno, pautado em princípios éticos, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde humana. • Relacionar o conteúdo da disciplina com as outras disciplinas básicas ou específicas. • Fornecer elementos para o aprimoramento do conhecimento geral do aluno. • Orientar e incentivar o aluno a aprender anatomia preparando-o ao estudo de outras ciências Específicos: • Reconhecer os componentes dos sistemas orgânicos e descrever seu funcionamento geral. • Identificar e descrever, estabelecendo relações, os elementos anatômicos do corpo humano. • Demonstrar em peças anatômicas o conteúdo anatomotopográfico das grandes cavidades do corpo humano. • Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de descrever a formação de um órgão e suas variáveis; • Identificar os acidentes ósseos e as áreas de fixação musculares nos ossos do esqueleto axial e apendicular; • Identificar grupamentos musculares das diversas regiões do corpo humano e agrupá-lo quanto às suas ações.
BASES E MET DE AVALIACAO I 80 Ementa
Ementa da disciplina: BASES E MET DE AVALIACAO I
A disciplina tem como objetivo demonstrar e praticar com os alunos a avaliação do paciente fisioterapêutico, abordando o conhecimento do corpo humano, através da inspeção, palpação e ausculta. Essas bases são fundamentais para a avaliação de qualquer paciente que necessite do trabalho do fisioterapeuta.
HISTOLOGIA 60 Ementa
Ementa da disciplina: HISTOLOGIA
A disciplina visa fornecer condições para que o aluno possa: - Formar um raciocínio integral para a compreensão dos aspectos morfofuncionais de tecidos e órgãos; - Descrever os tecidos fundamentais através do estudo da sua morfologia e histofisiologia; - Reconhecer através da microscopia óptica os tecidos fundamentais; - Desenvolver a habilidade manual e visual do aluno através das atividades práticas.
BIOESTATISTICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: BIOESTATISTICA
Fornecer conceitos básicos para coleta, organização, descrição e análise dados por meio de estatística descritiva. Interpretação crítica de textos científicos, quanto aos procedimentos metodológicos e estatísticos utilizados. .
BIOQUIMICA 60 Ementa
Ementa da disciplina: BIOQUIMICA
- Fornecer ao estudante o atendimento dos processos bioquímicos - estrutura e função dasprincipais biomoléculas assim como as reações metabólicas em que elas estão envolvidas; - Dar subsídios para que o aluno possa analisar criticamente os processos químicos que ocorrem nos sistemas biológicos aplicando estes conhecimentos no seu dia a dia e no aprendizado de outras disciplinas; - Mostrar que a Bioquímica se relaciona com outras disciplinas promovendo a interdisciplinariedade..
Semestre 3
Matéria CH Ementa
ETICA E DEONTOLOGIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: ETICA E DEONTOLOGIA
Conhecer profundamente os direitos, deveres e o relacionamento interprofissional e social necessários aos Fisioterapeutas; Conhecer a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos; Refletir uma gama de comportamentos éticos no meio em que vive, levando em conta sua cultura; Conhecer o Código de Ética do Fisioterapeuta e discernir condutas éticas ou não dentro do contexto profissional; Orientar o discente quanto à postura correta de um profissional perante a equipe, o paciente-cliente e a comunidade.
RECURSOS TERAP MANUAIS I 80 Ementa
Ementa da disciplina: RECURSOS TERAP MANUAIS I
A disciplina tem por objetivo fornecer conhecimento, compreensão e aplicação dos métodos e técnicas de massoterapia aplicada à Fisioterapia, abrangendo seus conceitos, efeitos fisiológicos, indicações e contraindicações. Estudo teórico e prático das manobras de massagem com finalidade terapêutica.
FISIOTERAPIA GERAL II 60 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA GERAL II
A disciplina tem por objetivo fornecer ao estudante conhecimento, compreensão, análise, interpretação e aplicação dos métodos e técnicas utilizadas no campo da terapêutica física em relação aos recursos termo foto terapêuticos e hidroterapia.
PATOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: PATOLOGIA
Objetivo Geral: Capacitar o aluno ao bom entendimento dos processos patológicos gerais, a fim de lhe proporcionar uma base segura para a compreensão das demais disciplinas da área básica e profissional. Objetivos específicos: * Identificar os agentes agressores, seus respectivos mecanismos de ação e reações teciduais sejam elas adaptativas, reversíveis ou irreversíveis. * Reconhecer e compreender as alterações inflamatórias (inflamação aguda, crônica e reparo) e suas relações com os sinais e sintomas. * Identificar os distúrbios circulatórios, sua nomenclatura e repercussões clínicas. *Compreender os aspectos gerais das neoplasias, nomenclatura, oncogênese e complicações.
FISIOLOGIA 60 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA
Gerais: Contribuir para a formação da consciência crítica do aluno, pautado em princípios éticos, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde humana. Relacionar o conteúdo da disciplina com as outras disciplinas básicas ou específicas. Fornecer elementos para o aprimoramento do conhecimento geral do aluno. Orientar e incentivar o aluno a aprender fisiologia preparando-o ao estudo de outras ciências. Específicos: Reconhecer os componentes dos sistemas orgânicos e descrever seu funcionamento geral. Identificar e descrever, estabelecendo relações entre os elementos funcionais e fisiologicos do corpo humano. Ao término da disciplina, espera-se que o aluno possa relacionar a importância do conhecimento do funcionamento normal do corpo humano, e o quanto isto pode contribuir para sua formação profissional; que também possa relacionar conceitos fisiológicos com outros conceitos relacionados às outras disciplinas, compreendendo a correlação do saber integral.
CINESIOTERAPIA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: CINESIOTERAPIA II
A disciplina tem o objetivo de oferecer o aprendizado, a aplicação e a seleção do conteúdo teórico-prático dos métodos e técnicas cinesioterápicas que são recursos fundamentais para a Fisioterapia. Ao final do curso o aluno deverá estar apto a: - Apresentar e discutir métodos de tratamento básicos para o trabalho cinesioterápico na sua formação profissional; - Ter a prática e as habilidades necessárias para a aplicação dos vários métodos ou séries que envolvem Cinesioterapia.
CINESIOLOGIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: CINESIOLOGIA I
Tem como objetivo principal, a implantação de aspectos básicos do movimento e de suas estruturas e as ações dos músculos e suas provas de função muscular.
BASES E MET DE AVALIACAO II 80 Ementa
Ementa da disciplina: BASES E MET DE AVALIACAO II
A disciplina tem como objetivo demonstrar e praticar com os alunos a avaliação fisioterapêutica, desenvolvendo sua habilidade, principalmente no exame físico, abordando o conhecimento do corpo humano, os possíveis achados físicos dos pacientes que procuram o serviço de fisioterapia e as técnicas e métodos empregados para colher e interpretar determinado grau de disfunção. Essas bases são fundamentais para a avaliação de qualquer paciente que necessite do trabalho do fisioterapeuta.
Semestre 4
Matéria CH Ementa
FISIO EM GINECO E OBSTETR I 40 Ementa
Ementa da disciplina: FISIO EM GINECO E OBSTETR I
Promover conhecimento sobre a fisiologia e patologias das clínicas ginecológica e obstétrica. Dar ênfase aos assuntos relacionados à fisioterapia e assim expandir esta área de atuação do fisioterapeuta de suma importância dentro dos quadros de profissões que respondem pela saúde da mulher.
FISIOLOGIA II 60 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA II
Ao término da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de compreender os conceitos básicos da fisiologia integrativa dos sistemas corporais, relacionando os aspectos funcionais dos sistemas com a prática do profissional de nutrição, e estimulando a pesquisa fisiológica. Conhecer a importância da mesma frente à formação profissional, ressaltar os conceitos apreendidos fazendo correlações importantes com outras disciplinas e favorecer assim a aplicação do aprendizado no dia a dia do Fisioterapeuta.
CINESIOLOGIA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: CINESIOLOGIA II
ABORDAGEM TEÓRICA: ESTUDAR A BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO. ABORDAGEM PRÁTICA: ESTUDAR A FUNÇÃO E AS ALTERAÇÕES DE CADA MúSCULO E SUA PROVA DE FUNÇÃO MUSCULAR.
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA I
Ao término da disciplina, espera-se que o aluno possa identificar as disfunções ortopédicas e traumatológicas, bem como estabelecer os quadros patológicos numa visão clínica, facilitando a elaboração posterior dos programas de reabilitação a partir do conhecimento etiológico básico.
IMAGINOLOGIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: IMAGINOLOGIA
Ao término da disciplina, espera-se que o aluno possa ter noções básicas dos principais exames de imagem, assim como de suas respectivas interpretações e indicações.
SAUDE DO TRABALHADOR 40 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE DO TRABALHADOR
Proporcionar um conhecimento da atividade fisioterapêutica na atuação e redução das diversas deformidades, incapacidades, complicações decorrentes da não execução do trabalho preventivo ou a execução deste trabalho. Apresentar conceitos e normas que regem a relação homem / máquina e suas aplicações, proporcionando ao trabalhador condições seguras para o desempenho de suas funções. Oferecer ao aluno uma visão panoramica e didática da Ergonomia e Ginástica Laboral na sua forma de organização mais sistemática, com utilização de métodos científicos.
RECURSOS TERAP MANUAIS II 60 Ementa
Ementa da disciplina: RECURSOS TERAP MANUAIS II
Proporcionar ao estudante conhecimento teórico e prático de terapias manuais como técnicas de mobilizações e manipulações articulares praticadas na avaliação e tratamento de condições ortopédicas e neurológicas oferecendo assim uma assistência mais independente e criativa aos pacientes.
NEUROANATOMIA HUMANA 40 Ementa
Ementa da disciplina: NEUROANATOMIA HUMANA
- Oferecer condições teóricas e práticas para que os acadÇmicos egressos/formandos possam desenvolver ampla capacidade de ações da dimensão técnica. Fortalecer e estimular o acadÇmico no desenvolvimento de pesquisas, fortalecendo as bases acadÇmicas de ensino e da aprendizagem. Oferecer condições de ensino/aprendizagem com rigor técnico e científico. Ao final do curso o aluno deverá conhecer e reconhecer os principais troncos nervosos, nervos e vias do sistema nervoso. Reconhecer as implicações da Neuroanatomia para o desenvolvimento prático das disciplinas afins.
FISIOTERAPIA GERAL III 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA GERAL III
Induzir o aluno à constante busca de conhecimento na área da eletroterapia, e fornecer-lhe subsídio para entender as correntes elétricas utilizadas terapeuticamente, mesmo contando com a inevitável e rápida atualização destas condutas.
Semestre 5
Matéria CH Ementa
FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA I 40 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA I
Compreender os conceitos básicos da fisiopatologia das doenças reumáticas, relacionando os aspectos funcionais às disfunções dos sistemas orgânicos afetados. Capacitar o aluno a identificar a disfunção reumática, apresentar os tratamentos sugeridos e pesquisados nas ciências da saúde e conhecer os prognósticos reumatológicos.
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA I 60 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA I
A disciplina tem como objetivo fazer com que o aluno: - Conheça e compreenda a Pediatria e a Neonatologia por definição e suas importâncias, aprendam sobre a importância da avaliação do feto antes e após o parto, assim como seus cuidados, estude as principais patologias que atinjam as crianças de forma geral e valorizem o trabalho com a família da criança portadora de deficiência.
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA II
A disciplina irá preparar o futuro fisioterapeuta à identificar e diagnosticar disfunções ortopédicas e traumatológicas estabelecendo também o diagnóstico cinesiológico e funcional; e também elaborar e executar protocolos de tratamento, indicando, contra-indicando, orientando, supervisionando e selecionando métodos e técnicas adequadas às patologias ortopédicas e traumatológicas.
FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA I
Promover interação dos conhecimentos teóricos de neuroanatomia, neurofisiologia e das principais patologias do sistema nervoso. Orientar o acadêmico em relação aos riscos e principais complicações do paciente neurológico. Reconhecer e dimensionar o potencial funcional por meio do diagnóstico cinesiológico funcional das seqüelas neurológicas. Estabelecer prognóstico patológico, fisioterapêutico e reabilitador.
FISIOTER EM CARDIOLOGIA I 60 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTER EM CARDIOLOGIA I
Desenvolver a capacidade de reconhecer as diversas patologias cardíacas. Proporcionar conhecimento sobre a fisiopatologia,quadro clínico,diagnóstico e tratamento das disfunções cardíacas
FARMACOLOGIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: FARMACOLOGIA
Objetivo Geral Proporcionar o entendimento de aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos dos fármacos e as suas implicações na prática das diversas condutas fisioterapêuticas utilizadas para a promoção do bem-estar do paciente. Objetivo Específico Desenvolver a capacidade cognitiva e analítica do aluno para ser capaz de identificar efeitos colaterais e possíveis alterações/limitações induzidas pelo fármaco que possam interferir na prática da fisioterapia. Fazer associações entre os conceitos observados na farmacologia e aqueles ministrados em disciplinas correlatas como fisiologia e bioquímica.
PROTESES / ORTESES 40 Ementa
Ementa da disciplina: PROTESES / ORTESES
Proporcionar ao aluno condições básicas de conhecimento que possibilitem ao mesmo identificar aparelhos, patologias e critérios de prescrição nos casos indicados de tratamento em reabilitação com o uso de órteses e/ou próteses. Capacitar o aluno a elaborar avaliações e programar tratamentos fisioterapêuticos em processos de reabilitação, que necessitem o uso de órteses e/ou próteses a fim de reintegrar o paciente em suas atividades.
FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA I
Desenvolver a capacidade de reconhecer as diversas patologias pulmonares. Proporcionar conhecimento sobre a fisiopatologia,quadro clínico,diagnóstico e tratamento das disfunções respiratórias
FISIO EM GINECO E OBSTETRICIA II 60 Ementa
Ementa da disciplina: FISIO EM GINECO E OBSTETRICIA II
A disciplina tem por objetivo fornecer conhecimento em ginecologia e obstetrícia, conceitos da fisiologia e de disfunções e doenças que acometem a saúde da mulher, possibilitando aprendizado para a aplicação da fisioterapia na referida área.
FISIO EM GERIATRIA E GERONTOL I 40 Ementa
Ementa da disciplina: FISIO EM GERIATRIA E GERONTOL I
A disciplina proporcionará ao aluno a oportunidade de estar informado quanto ao estudo do envelhecimento humano, aspectos fundamentais em relação à gerontologia, conhecendo melhor as alterações e patologias orgânicas que ocorre como consequência deste processo.
Semestre 6
Matéria CH Ementa
FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA II
A disciplina propicia noções anatomo-funcionais do sistema respiratório abordando a atuação fisioterapêutica na reabilitação do paciente pneumopata crênico, bem como no paciente grave que necessita de cuidados intensivos.
TRAB DE CONCLUSAO DE CURSO I 120 Ementa
Ementa da disciplina: TRAB DE CONCLUSAO DE CURSO I
realizar a estrutura do projeto de pesquisa do trabalho de conclusão de curso.
FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM NEUROLOGIA II
- Promover interação dos conhecimentos teóricos de neuroanatomia, neurofisiologia e patologia com os conceitos e técnicas da prática neurológica. - Oferecer ao acadÇmico uma visão crítica na escolha da melhor conduta, após o aprendizado da necessidade do paciente por meio da avaliação da seqela neurológica. - Orientar o acadÇmico em relação às formas de estabelecer prognóstico em neurologia nas dimensões patológicas, fisioterapêuticas e reabilitadoras. - Reconhecer os riscos e benefícios das condutas neurológicas e priorizar as condutas de maior necessidade para o paciente, com base na cinesiologia funcional.
FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA II
Dar suporte ao aluno para atuar junto a uma equipe multidisciplinar nas patologias do coração e clínica vascular. Explorar os conceitos das cardiopatias, causas e suas conseqâncias, bem como o conhecimento de cada fator de risco coronariano. Aprimorar técnicas e condutas específicas para cada situação clínica. Avaliar o paciente, bem como elaborar e selecionar o tratamento fisioterapêutico.
FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA II
A disciplina tem como objetivo fazer com que o aluno: - conheça e compreenda a anatomia e fisiologia do sistema nervoso e o desenvolvimento neonatal do ser humano. - conheça, valorize e compreenda a importância do trabalho com a família da criança portadora de deficiência física. - conheça e aplique adequadamente a avaliação fisioterapêutica em Pediatria. - tenha noções básicas das principais patologias infantis e saiba aplicar adequadamente o tratamento fisioterapêutico a cada criança.
FISIOTERAPIA DESPORTIVA 40 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA DESPORTIVA
Capacitar o aluno a identificar e diagnosticar as lesões no esporte, bem como a realizar uma avaliação fisioterapêutica; estabelecer o quadro patológico numa visão da Fisioterapia; elaborar e executar protocolos e programas de tratamento fisioterapêutico; indicar, contra-indicar, orientar, supervisionar e selecionar métodos e técnicas adequadas às patologias desportivas.
FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL
Proporcionar aos estudantes de fisioterapia conhecimentos básicos, teóricos e práticos da clínica dermatológica e estética em que a fisioterapia possa atuar através de técnicas específicas direcionadas aos tratamentos de patologias e disfunções dermatológicas e estéticas.
FISIOTERAPIA GERAL IV 40 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA GERAL IV
Os alunos terão noções básicas para elaborar o diagnóstico cinesiológico funcional (DFC); Praticar a avaliação físico-funcional; Detectar possíveis alterações encontradas nos pacientes; Discutir as metodologias e técnicas adequadas para então prescrevê-la.
FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA II 40 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA II
Conhecer e aperfeiçoar as patologias reumáticas, desenvolver habilidades técnicas para uma Avaliação Fisioterapêutica em Reumatologia e capacitar o aluno a identificar a disfunção reumática, elaborar e executar um programa de tratamento fisioterapêutico, assim como indicar, contraindicar, orientar, supervisionar e selecionar métodos e técnicas adequadas às patologias reumáticas.
FISIO EM GERIATRIA E GERONTOL II 60 Ementa
Ementa da disciplina: FISIO EM GERIATRIA E GERONTOL II
A disciplina tem como objetivo proporcionar ao aluno a abordagem de aspectos inerentes ao processo de envelhecimento, bem como aspectos demográficos, avaliações e intervenções fisioterápicas, assim como os direitos humanos.
Semestre 7
Matéria CH Ementa
ESTAGIO SUPERVISIONADO I 400 Ementa
Ementa da disciplina: ESTAGIO SUPERVISIONADO I
Conciliar a teoria com a prática Preparar o aluno para vivência profissional inserir o aluno na relação terapeuta/paciente
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II 100 Ementa
Ementa da disciplina: TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II
Submeter ao CEP. Realizar a coleta de dados escrever os resultados e analisar.
PROJETOS I 160 Ementa
Ementa da disciplina: PROJETOS I
- Conhecer as primeiras populações do continente africano e seu percurso histórico; - Conhecer a história Afro-brasileira, diáspora africana no Brasil; - Debater questões sobre racismos e antirracismos no Brasil – raças e etnias; - o tráfico negreiro e a resistência; - história da escravidão no Brasil (aspectos econômicos e socioculturais); - Refletir sobre a história indígena no Brasil, referenciando as políticas coloniais, imperiais e republicanas para os povos indígenas no Brasil; - refletir a subalternização dos índios na história do Brasil. - refletir a subalternização dos “negros no trabalho” na história do Brasil; - Problematizar “a invenção da África” e o olhar eurocêntrico sobre os saberes produzidos acerca do continente africano; - compreender a complexidade das políticas indígenas atuais: cultural, habitacional e assistencial; - estudar a cultura e a participação do negro no Brasil atual.
HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA 40 Ementa
Ementa da disciplina: HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA
Conhecer as primeiras populações do continente africano e seu percurso histórico. - Conhecer a história Afrobrasileira, diáspora africana no Brasil; - Debater questões sobre racismos e antirracismos no Brasil – raças e etnias; - O tráfico negreiro e a resistência; - História da escravidão no Brasil (aspectos econômicos e socioculturais); - Refletir sobre a história indígena no Brasil, referenciando as políticas coloniais, imperiais e republicanas para os povos indígenas no Brasil; - Refletir a subalternização dos índios na história do Brasil. - Refletir a subalternização dos “ negros no trabalho” na história do Brasil; - Problematizar “ a invenção da África” e o olhar eurocêntrico sobre os saberes produzidos acerca do continente africano; - Compreender a complexidade das políticas indígenas atuais: cultural, habitacional e assistencial; - Estudar a cultura e a participação do negro no Brasil atual.
Semestre 8
Matéria CH Ementa
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO III 100 Ementa
Ementa da disciplina: TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO III
Entregar o artigo científico nas normas da revista e apresentar em banca.
PROJETO II 200 Ementa
Ementa da disciplina: PROJETO II
Conhecimento sobre a importância da sustentabilidade e sua aplicabilidade.
ESTAGIO SUPERVISIONADO II 400 Ementa
Ementa da disciplina: ESTAGIO SUPERVISIONADO II
Dar noções gerais de atendimento clínico ao aluno de Fisioterapia na vivância prática da profissão. Adequar o futuro profissional fisioterapeuta às exigâncias mínimas para atuação na área da saúde, ou seja, possibilidade de aplicação do conhecimento teórico-prático e sua correlação. Propiciar consciência ética, desenvolver a valorização do trabalho interdisciplinar dentro de um tratamento fisioterapêutico, desenvolver habilidades técnicas, capacidade e mentalidade crítica. Apresentar ao aluno estagiário as diversas áreas de atuação terapêutica nos tratamentos de reabilitação e vivenciar as condições do mercado de trabalho que receberá o futuro fisioterapeuta.
Vestibular

Galeria

Conheça outros cursos nesta área
Farmácia
Farmácia
Medicina
Medicina
Biomedicina
Biomedicina

Notícias e Conteúdo sobre o curso de Fisioterapia da Unimar:

Unimar recebe a 1º Seminário de Cannabis Medicinal do Centro Oeste Paulista
Continue Lendo
Egressos do curso de Fisioterapia da Unimar se reencontram após 27 anos de formados
Continue Lendo
Série: Guia de Profissões: Fisioterapia
Continue Lendo

Depoimentos de egressos:

“Durante a graduação tivemos uma formação empreendedora que, além de nos preparar para o mercado, nos formava também como indivíduos. Comecei com trainee no departamento agrícola da BM&F e após um longo trajeto consolidado um dos principais analistas de mercado e grãos brasileiros, eu assumi o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso”

Seneri Kernbeis Paludo

Unimar Presencial
Unimar EAD

Universidade de Marília
Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001
Marília-SP, Cep 17.525–902

+55 (14) 99113-0802
+55 (14) 2105-4000
falecom@unimar.br
Sobre
  • Universidade
  • Hospital
  • Fazendas
Viva a Unimar
  • Vestibular
  • Transferência
Acesso Rápido
  • Avaliação Institucional (CPA)
  • Biblioteca
  • Blog
  • Consulta de diplomas
  • Pesquisa e Extensão
Ajuda
  • Apoio Psicopedagógico
  • Identidade Visual
  • Ouvidoria
Cursos
  • Graduação
  • Pós-Graduação
  • Educação a Distância
  • Internacionalização
  • Soluções para IES
Copyright © 2020 Universidade de Marília - UNIMAR.
Desenvolvido por
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceito
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT