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Nutrição

Bacharelado

O Curso

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde (Vigitel 2016), mais de 50% dos brasileiros estão acima do peso e um quinto já é considerado obeso. Essa realidade mostra a importância da atuação do profissional nutricionista responsável por investigar e controlar a relação do homem com o alimento para preservar sua saúde.

É ele quem deve planejar, administrar e coordenar programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas ou abrigos infantis e de idosos, entre outros grupos, definindo cardápios com pratos variados e equilibrados.

Capital Nacional do Alimento, Marília tem na UNIMAR um curso de Nutrição com mais de 20 anos de tradição e referência para toda a região. Parceiro das indústrias, hospitais e unidades de saúde da cidade, o curso proporciona inúmeros campos de estágio para os acadêmicos, inclusive em sua própria Clínica de Nutrição.

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Coordenação:
Profa. Ma. Mara Silvia Foratto Marconato
nutrição@unimar.br
(14) 2105-4095
Secretaria:
nutrição@unimar.br
(14) 2105-4084
Informações
Área de Formação:
Saúde
Duração:
Noturno: 8 Semestres
Carga Horária:
3367 horas
Ato Autorizativo:
PORTARIA MINISTERIAL 1004 de 12/07/1993 D.O.U: 13/07/1993
PORTARIA MINISTERIAL 1 de 06/01/2012 D.O.U: 09/01/2012
PORTARIA MINISTERIAL 823 de 30/12/2014 D.O.U: 02/01/2015
Matriz
Semestre 1
Matéria CH Ementa
ANATOMIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: ANATOMIA I
Objetivo Geral Levar o ensino além da dimensão técnica, mantendo assim compromisso com a cidadania e com a ética. Contribuir para a formação da consciência crítica do aluno em relação ao contexto social e científico. Fornecer elementos para o aprimoramento da cultura geral do aluno. Orientar, incentivar e ajudar o aluno a aprender, preparando-o com noções de Anatomia para o estudo de outras ciências, seja de base, seja aplicado. Manter relações entre o conteúdo da disciplina e do curso como um todo. Explorar os conceitos anatômicos básicos ou fundamentais, tendo em vista a necessidade de conhecimentos sobre denominação, constituição, forma, tamanho, posição, relações e funções das formações anatômicas do corpo humano. Apresentar e despertar no aluno o interesse nas características, localização e relação entre si das estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano. Objetivo Específico Do ponto de vista da eficiência e técnica espera-se que, ao término da disciplina, os alunos adquiram os seguintes comportamentos para a seqüência de seu curso: reconhecer os componentes dos sistemas orgânicos e descrever seu funcionamento geral; identificar e descrever, estabelecendo relações, os elementos anatômicos do corpo humano; e demonstrar em peças anatômicas o conteúdo anatomotopográfico das grandes cavidades do corpo, do tórax, abdome, membros superiores, membros inferiores, crânio.
BIOLOGIA CELULAR 80 Ementa
Ementa da disciplina: BIOLOGIA CELULAR
Objetivo Geral Propiciar ao aluno compreensão dos fundamentos básicos da Biologia no que se refere às funções desempenhadas pelos seres vivos no meio ambiente. Sendo assim o aluno será capaz de inter-relacionar causa e efeito nos processos naturais e biológicos; compreender e interpretar impactos do desenvolvimento científico e biotecnológico na sociedade e no meio ambiente; interagir e relacionar-se adequadamente com profissionais de diversas áreas da saúde e comunidade; analisar e avaliar questões inerentes às Ciências Biológicas e buscar o conhecimento de forma autônoma. Objetivo Específico Propiciar informações necessárias para a obtenção de conhecimentos relacionados aos diversos tipos celulares, sua constituição e funções das estruturas celulares; propiciar dados necessários para a obtenção de conhecimentos teóricos relacionados aos processos metabólicos celulares; compreender os processos de origem e evolução dos tipos celulares, conhecer a organização e propriedades da membrana; compreender os aspectos da interação e da comunicação entre as células; conhecer as organelas celulares e suas respectivas funções; compreender a organização e funções do citoesqueleto e matriz extracelular; compreender as características do núcleo e do genoma; compreender os processos de Divisão e Diferenciação Celular.
BIOESTATISTICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: BIOESTATISTICA
Fornecer conceitos básicos para coleta, organização, descrição dados e análise crítica de textos científicos, como interpretação e seleção de procedimentos de análise para dados numéricos e categóricos através utilização de recursos computacionais.
ANTROPOLOGIA APLICADA A ALIMENTACAO 40 Ementa
Ementa da disciplina: ANTROPOLOGIA APLICADA A ALIMENTACAO
Apresentar os campos da Antropologia como ciência e suas divisões. Construir reflexões sobre o processo de evolução humana nos aspetos evolutivos da alimentação. Problematizar a evolução cultural do ato de comer e sua influência tecnológica. Conhecer as riquezas brasileiras, os alimentos e matérias primas. problematizar sobre as atuais condições de alimentação humana, no que diz respeito a poluição, aumento de doenças crônicas e a necessidade de pensar e praticar a sustentabilidade
INTRODUCAO A NUTRICAO 40 Ementa
Ementa da disciplina: INTRODUCAO A NUTRICAO
• Tornar o aluno conhecedor da importância de uma alimentação adequada para a promoção da saúde; • Entender a educação alimentar como atividade indispensável a qualquer iniciativa que tenha como meta resultados duradouros no estado nutricional do indivíduo e da comunidade; • Compreender os guias alimentares e sua importância; • Conhecer as atribuições do profissional nutricionista nas diferentes áreas de atuação.
QUIMICA ORGANICA E ANALITICA 80 Ementa
Ementa da disciplina: QUIMICA ORGANICA E ANALITICA
Objetivo Geral Dominar os fundamentos de química orgânica, assim o aluno terá embasamento para reconhecer a importância da química orgânica e aplicar esses conhecimentos nas disciplinas que se seguem. Tratar as teorias e os princípios da Química Analítica Qualitativa, relacionando-os com as aplicações no curso. Objetivo Específico O aluno deverá ser capaz de diferenciar os compostos orgânicos dos compostos inorgânicos através de suas reações principais e propriedades físicas e químicas, além da importância da química orgânica. Também deverá conhecer os equipamentos e vidrarias de laboratório de química orgânica, a diferenciação e identificação conforme as diferentes funções orgânicas, nomenclaturas oficiais correspondentes e suas aplicações na área correspondente. Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre à Química Analítica Qualitativa, comportamento das reações químicas em geral, noção dos métodos e técnicas de análises.
Semestre 2
Matéria CH Ementa
ANATOMIA II 40 Ementa
Ementa da disciplina: ANATOMIA II
2.1 Objetivo Geral Levar o ensino além da dimensão técnica, mantendo assim compromisso com a cidadania e com a ética. Contribuir para a formação da consciência crítica do aluno em relação ao contexto social e científico. Fornecer elementos para o aprimoramento da cultura geral do aluno. Orientar, incentivar e ajudar o aluno a aprender, preparando-o com noções de Anatomia para o estudo de outras ciências, seja de base, seja aplicado. Manter relações entre o conteúdo da disciplina e do curso como um todo. Explorar os conceitos anatômicos básicos ou fundamentais, tendo em vista a necessidade de conhecimentos sobre denominação, constituição, forma, tamanho, posição, relações e funções das formações anatômicas do corpo humano. Apresentar e despertar no aluno o interesse nas características, localização e relação entre si das estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano. 2.2 Objetivo Específico Do ponto de vista da eficiência e técnica espera-se que, ao término da disciplina, os alunos adquiram os seguintes comportamentos para a seqüência de seu curso: reconhecer os componentes dos sistemas orgânicos e descrever seu funcionamento geral; identificar e descrever, estabelecendo relações, os elementos anatômicos do corpo humano; e demonstrar em peças anatômicas o conteúdo anatomotopográfico das grandes cavidades do corpo, do tórax, abdome, membros superiores, membros inferiores e crânio.
DIREITOS HUMANOS 40 Ementa
Ementa da disciplina: DIREITOS HUMANOS
Entender a relação entre ética, cidadania e direitos humanos. Conhecer o processo de desenvolvimento histórico da construção dos direitos humanos e sua relação com os direitos fundamentais. Apresentar o sistema internacional de proteção dos direitos humanos e os direitos humanos na Constituição Brasileira de 1988. Conhecer e refletir sobre os problemas sociais relacionados a ética, cidadania e direitos humanos.
BIOQUIMICA I 40 Ementa
Ementa da disciplina: BIOQUIMICA I
OBJETIVOS GERAIS 1) Permitir a compreensão da função estrutural, importância biológica e aplicação das biomoléculas nos organismos vivos e promover interações entre os diferentes aspectos bioquímicos e moleculares ao longo da vida; 2) Entender e aplicar esses novos conhecimentos visualizando de maneira crítica a importância dos aspectos abordados através da utilização de casos clínicos e suas correlações. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Familiarização com os conceitos bioquímicos básicos 2) Aspectos bioquímicos das biomoléculas bem como os aspectos químicos e físicos onde estas moléculas interagem; 3) Noções básicas das oxidações biológicas com o intuito de compreender os fenômenos de geração e transferência de energia em sistemas biológicos 4)Desenvolver no estudante as habilidades e atitudes necessárias para a busca ativa de novos conhecimentos e estimular a pesquisa e o estudo em grupos
MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
Proporcionar ao aluno noções básicas de microbiologia nas áreas de bacteriologia, micologia e virologia necessárias ao desenvolvimento de disciplinas profissionalizantes, que dependam deste conhecimento, como também, de utilidade para sua vida profissional futura. Proporcionar conhecimento das propriedades fundamentais da resposta imune para compreensão do mecanismo de ação das vacinas e soros, reações de hipersensibilidades e dos mecanismos de defesa contra diferentes agentes patogênicos.
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
O ensino da histologia e embriologia tem por finalidade fornecer ao estudante, conhecimentos sobre o desenvolvimento embrionário dos diferentes tecidos, órgãos e sistemas do corpo, estabelecendo correlação entre os diferentes folhetos embrionários e o processo de morfogênese do organismo humano, como subsídio para a compreensão das causas e dos processos das malformações congênitas ou provocadas. Transmitir conhecimentos fundamentais sobre a organização e a funcionalidade, celular e extracelular, em nível microscópico e submicroscópico, dos tecidos fundamentais do organismo humano, para fundamentar o entendimento dos mecanismos que garantem o estado de saúde ao corpo do ser humano.
FISIOLOGIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA I
Ao término da disciplina, espera-se que o aluno possa relacionar a importância do conhecimento do funcionamento normal do corpo humano, e o quanto isto pode contribuir para sua formação profissional; que também possa relacionar conceitos fisiológicos com outros conceitos relacionados às outras disciplinas, compreendendo a correlação do saber integral.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Conhecer e aplicar as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Trabalhos Científicos.
Semestre 3
Matéria CH Ementa
BROMATOLOGIA E CONTROLE DE ALIMENTOS 80 Ementa
Ementa da disciplina: BROMATOLOGIA E CONTROLE DE ALIMENTOS
Objetivo geral Esta disciplina visa fornecer ao aluno conhecimento sobre as principais características e propriedades dos alimentos, mecanismos de deterioração e os fundamentos básicos envolvidos na análise de alimentos. Objetivos específicos Compreender a importância das boas práticas laboratoriais e a utilização adequada dos EPIs. Capacitar os alunos para realizar as análises físico-químicas de umidade, cinzas, proteínas, lipídeos e carboidratos. Entender os mecanismos de deterioração dos alimentos.
NUTRICAO NORMAL 80 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO NORMAL
Capacitar o aluno a identificar os processos de digestão, absorção, transporte e utilização dos nutrientes e outros compostos dietéticos. Identificar os interferentes nesses processos, bem como as fontes alimentares e recomendações nutricionais.
BIOQUIMICA II 80 Ementa
Ementa da disciplina: BIOQUIMICA II
OBJETIVOS GERAIS. 1) Apresentar as atividades bioquímicas que assimilam, transformam, sintetizam e degradam nutrientes e compostos celulares para o entendimento da dinâmica das funções celulares. 2) Entender a integração dos processos bioquímicos nos diversos tecidos e em diferentes momentos e situações metabólicas. 3) Entender os mecanismos oxidantes e antioxidantes celulares e associar com o processo de envelhecimento e doenças. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Desenvolver raciocínio critico, habilidades e atitudes necessárias para a busca de conhecimento dos mecanismos anormais das diferentes rotas metabólicas. 2) Noções básicas de oxidações biológicas com o intuito de compreender os fenômenos de geração e transferência de energia em sistemas biológicos, assim como sua relação com o estresse oxidativo 3) Promover a compreensão do metabolismo normal e alterado das biomoléculas 4) Relacionar as diferentes vias metabólicas com o controle hormonal e enzimático 5) Desenvolver no estudante as habilidades e atitudes necessárias para a busca ativa de novos conhecimentos e estimular a pesquisa e o estudo em grupos
HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA 40 Ementa
Ementa da disciplina: HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA
Conhecer as primeiras populações do continente africano e seu percurso histórico. - Conhecer a história Afrobrasileira, diáspora africana no Brasil; - Debater questões sobre racismos e antirracismos no Brasil – raças e etnias; - O tráfico negreiro e a resistência; - História da escravidão no Brasil (aspectos econômicos e socioculturais); - Refletir sobre a história indígena no Brasil, referenciando as políticas coloniais, imperiais e republicanas para os povos indígenas no Brasil; - Refletir a subalternização dos índios na história do Brasil. - Refletir a subalternização dos “ negros no trabalho” na história do Brasil; - Problematizar “ a invenção da África” e o olhar eurocêntrico sobre os saberes produzidos acerca do continente africano; - Compreender a complexidade das políticas indígenas atuais: cultural, habitacional e assistencial; - Estudar a cultura e a participação do negro no Brasil atual.
SAUDE PUBLICA E EPIDEMIOLOGIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE PUBLICA E EPIDEMIOLOGIA
Explicitar o que é Saúde Pública, seus elementos, conceitos e finalidades. Identificar e analisar as tendências e alguns fatores atuantes na Saúde Pública em âmbito nacional e municipal, além de capacitar o acadêmico para conhecer como é realizado o diagnóstico epidemiológico de populações através da utilização dos principais indicadores de saúde e, desta forma, atuar na área de saúde coletiva
FISIOLOGIA II 40 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA II
Ao término da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de compreender os conceitos básicos da fisiologia integrativa dos sistemas corporais, relacionando os aspectos funcionais dos sistemas com a prática do profissional de nutrição, e estimulando a pesquisa fisiológica. Conhecer a importância da mesma frente à formação profissional, ressaltar os conceitos apreendidos fazendo correlações importantes com outras disciplinas e favorecer assim a aplicação do aprendizado no dia a dia do Nutricionista.
GENETICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: GENETICA
Transmitir aos alunos de nutrição, conhecimentos atuais sobre as estruturas e funções das macromoléculas informacionais, responsáveis pela transmissão dos padrões de hereditariedade dos organismos vivos e também, sobre as aplicações dos conhecimentos do DNA humano ao diagnóstico de moléstias e doenças genéticas. Explicar em termos moleculares fenômenos genéticos observáveis; Explicar a construção de conceitos genético-moleculares a partir de observações experimentais; Reconhecer a Genética como parte integrante de diversas áreas das Ciências Biológicas; Interpretar resultados experimentais e formular novas questões com base nessa interpretação; Interpretar textos e solucionar problemas sobre o emprego da tecnologia do DNA recombinante.
Semestre 4
Matéria CH Ementa
TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS 40 Ementa
Ementa da disciplina: TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS
MICROBIOLOGIA E SEGURANCA DOS ALIMENTOS 40 Ementa
Ementa da disciplina: MICROBIOLOGIA E SEGURANCA DOS ALIMENTOS
PARASITOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: PARASITOLOGIA
PATOLOGIA DA NUTRICAO I 80 Ementa
Ementa da disciplina: PATOLOGIA DA NUTRICAO I
PATOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: PATOLOGIA
NUTRICAO E DIETETICA 80 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO E DIETETICA
Semestre 5
Matéria CH Ementa
AVALIACAO E DIAGNOSTICO NUTRICIONAL 80 Ementa
Ementa da disciplina: AVALIACAO E DIAGNOSTICO NUTRICIONAL
PLANEJAMENTO DE UNIDADES DE ALIMENTACAO E NUTRICAO 80 Ementa
Ementa da disciplina: PLANEJAMENTO DE UNIDADES DE ALIMENTACAO E NUTRICAO
PATOLOGIA DA NUTRICAO II 80 Ementa
Ementa da disciplina: PATOLOGIA DA NUTRICAO II
TERAPIA NUTRICIONAL I 80 Ementa
Ementa da disciplina: TERAPIA NUTRICIONAL I
PSICOLOGIA APLICADA A NUTRICAO 40 Ementa
Ementa da disciplina: PSICOLOGIA APLICADA A NUTRICAO
EDUCACAO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 80 Ementa
Ementa da disciplina: EDUCACAO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Semestre 6
Matéria CH Ementa
NUTRICAO EM PEDIATRIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO EM PEDIATRIA
TERAPIA NUTRICIONAL II 80 Ementa
Ementa da disciplina: TERAPIA NUTRICIONAL II
NUTRICAO SOCIAL 40 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO SOCIAL
TECNICA E DIETETICA 80 Ementa
Ementa da disciplina: TECNICA E DIETETICA
FARMACOLOGIA APLICADA A NUTRICAO 40 Ementa
Ementa da disciplina: FARMACOLOGIA APLICADA A NUTRICAO
GERENCIAMENTO DE U DE ALIMENTACAO E NUTRICAO 80 Ementa
Ementa da disciplina: GERENCIAMENTO DE U DE ALIMENTACAO E NUTRICAO
EST SUP EM NUTRICAO I 40 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP EM NUTRICAO I
Semestre 7
Matéria CH Ementa
EST SUP EM NUTRICAO II 280 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP EM NUTRICAO II
PESQUISA EM NUTRICAO I (T.C.C.) 40 Ementa
Ementa da disciplina: PESQUISA EM NUTRICAO I (T.C.C.)
NUTRICAO NO ESPORTE I 80 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO NO ESPORTE I
ATUALIDADES EM NUTRICAO 40 Ementa
Ementa da disciplina: ATUALIDADES EM NUTRICAO
NUTRICAO DA MULHER 80 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO DA MULHER
GASTRONOMIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: GASTRONOMIA
Semestre 8
Matéria CH Ementa
PROJETOS 120 Ementa
Ementa da disciplina: PROJETOS
NUTRICAO DO ESPORTE II 80 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO DO ESPORTE II
ETICA E CONDUTA DO NUTRICIONISTA 40 Ementa
Ementa da disciplina: ETICA E CONDUTA DO NUTRICIONISTA
NUTRICAO AMBIENTAL 40 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO AMBIENTAL
PESQUISA EM NUTRICAO II (T.C.C.) 40 Ementa
Ementa da disciplina: PESQUISA EM NUTRICAO II (T.C.C.)
EST SUPERV EM NUTRICAO III 280 Ementa
Ementa da disciplina: EST SUPERV EM NUTRICAO III
ESTUDO EXPERIMENTAL DOS ALIMENTOS 40 Ementa
Ementa da disciplina: ESTUDO EXPERIMENTAL DOS ALIMENTOS
Vestibular

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Depoimentos de egressos:

“Durante a graduação tivemos uma formação empreendedora que, além de nos preparar para o mercado, nos formava também como indivíduos. Comecei com trainee no departamento agrícola da BM&F e após um longo trajeto consolidado um dos principais analistas de mercado e grãos brasileiros, eu assumi o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso”

Seneri Kernbeis Paludo

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