O cirurgião dentista se dedica ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face, cuidando da saúde e da estética bucal. É ele quem restaura, extrai e limpa os dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua.
Os dentistas podem atuar com consultório próprio e as áreas mais aquecidas são a implantodontia, a dentística restauradora, a endodontia e a odontopediatria. Três novas especialidades, reconhecidas pelo Conselho Regional de Odontologia em 2015, ampliam a possibilidade de atuação do bacharel: a acupuntura, a homeopatia e a odontologia do esporte.
Outra opção pode ser o setor público, o maior empregador de cirurgiões dentistas do país. O profissional pode trabalhar como funcionário público nos programas Saúde da Família, que prevê a presença de dentista no atendimento à população, e no Brasil Sorridente, que amplia o acesso ao tratamento odontológico em unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
O profissional formado em Odontologia pela UNIMAR encontra inúmeras possibilidades de trabalho na atualidade. Pode optar por várias especialidades, da clínica geral à odontologia estética. Suas aulas práticas são realizadas em uma completa Clínica que atende pacientes reais, sempre com a orientação dos professores.
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HISTOLOGIA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: HISTOLOGIA
Gerais: • Contribuir para a formação da consciência crítica do aluno, pautado em princípios éticos, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde humana. • Relacionar o conteúdo da disciplina com as outras disciplinas básicas ou específicas. • Formar um raciocínio integral para a compreensão dos aspectos morfofuncionais de tecidos e órgãos. Específicos: • Descrever os tecidos fundamentais através do estudo da sua morfologia e histofisiologia. • Reconhecer através da microscopia óptica os tecidos fundamentais. • Desenvolver a habilidade manual e visual do aluno através das atividades práticas.
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BIOESTATISTICA | 40 | Ementa
Ementa da disciplina: BIOESTATISTICA
Geral: Ensinar ao aluno o método científico, que é a maneira mais crítica de buscar o conhecimento, fazendo com que ele desenvolva a habilidade de resolver problemas de qualquer natureza, encontrando os meios necessários para isso, como a construção de tabelas de distribuição de frequências, a elaboração de gráficos, a interpretação de seus dados. Específico: Estabelecer as noções de como organizar dados, analisar e tomar decisões em condições de incertezas. Conhecer as técnicas de amostragens. Elaborar e interpretar tabelas e gráficos de representação dos dados
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BIOLOGIA CELULAR | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: BIOLOGIA CELULAR
Objetivo Geral Propiciar ao aluno compreensão dos fundamentos básicos da Biologia no que se refere às funções desempenhadas pelos seres vivos no meio ambiente. Sendo assim o aluno será capaz de inter-relacionar causa e efeito nos processos naturais e biológicos; compreender e interpretar impactos do desenvolvimento científico e biotecnológico na sociedade e no meio ambiente; interagir e relacionar-se adequadamente com profissionais de diversas áreas da saúde e comunidade; analisar e avaliar questões inerentes às Ciências Biológicas e buscar o conhecimento de forma autônoma. Objetivo Específico Propiciar informações necessárias para a obtenção de conhecimentos relacionados aos diversos tipos celulares, sua constituição e funções das estruturas celulares; propiciar dados necessários para a obtenção de conhecimentos teóricos relacionados aos processos metabólicos celulares; compreender os processos de origem e evolução dos tipos celulares, conhecer a organização e propriedades da membrana; compreender os aspectos da interação e da comunicação entre as células; conhecer as organelas celulares e suas respectivas funções; compreender a organização e funções do citoesqueleto e matriz extracelular; compreender as características do núcleo e do genoma; compreender os processos de Divisão e Diferenciação Celular.
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ODONTOLOGIA LEGAL, BIOETICA E DEONTOLOGIA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ODONTOLOGIA LEGAL, BIOETICA E DEONTOLOGIA
• Objetivo Geral: Permitir ao aluno, e futuro profissional da Odontologia, refletir eticamente sobre o agir do profissional na saúde nas diferentes situações humanas, elaborando uma posição crítica frente às variadas correntes de pensamento da Bioética além do conhecimento das leis pertinentes ao exercício da profissão e sua responsabilidade profissional. • Objetivos Específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Refletir sobre os valores que estão sendo considerados para encontrar uma linha de conduta ética frente às responsabilidades morais e profissionais; aplicar os conhecimentos da ciência odontológica a serviço da Justiça; exercer a profissão através de estudo de princípios deontológicos e diceológicos que regulamentam a profissão odontológica; reconhecer a importância do conhecimento das legislações pertinentes ao exercício profissional da Odontologia.
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MATERIAIS DENTARIOS I | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: MATERIAIS DENTARIOS I
Demonstrar ao aluno, dentro do processo ensino-aprendizagem, a construção gradativa do conhecimento dos materiais dentários e correlacioná-lo a outras áreas do conhecimento do odontólogo. Permitir que o aluno, possa executar uma Odontologia voltada para a saúde bucal do seu meio e da população em geral e proporcionar ao aluno condições teóricas e práticas para que o mesmo possa desenvolver ampla capacidade de ações além da dimensão técnica. Oferecer condições de ensino/aprendizagem com rigor técnico e científico e fortalecer e estimular o acadêmico no desenvolvimento de pesquisas, fortalecendo as bases acadêmicas do ensino e da aprendizagem. Compreender como se utiliza os materiais odontológicos na teoria e prática dos materiais dentários na odontologia atual.
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ANATOMIA I | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ANATOMIA I
Levar o ensino além da dimensão técnica, mantendo assim compromisso com a cidadania e com a ética. Contribuir para a formação da consciência crítica do aluno em relação ao contexto social e científico. Fornecer elementos para o aprimoramento da cultura geral do aluno. Orientar, incentivar e ajudar o aluno a aprender, preparando-o com noções de Anatomia para o estudo de outras ciências, seja de base, seja aplicado. Manter relações entre o conteúdo da disciplina e do curso como um todo. Explorar os conceitos anatômicos básicos ou fundamentais, tendo em vista a necessidade de conhecimentos sobre denominação, constituição, forma, tamanho, posição, relações e funções das formações anatômicas do corpo humano. Apresentar e despertar no aluno o interesse nas características, localização e relação entre si das estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano.
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BIOQUIMICA I | 40 | Ementa
Ementa da disciplina: BIOQUIMICA I
OBJETIVOS GERAIS 1) Permitir a compreensão da função estrutural, da importância biológica das biomoléculas nos organismos vivos e promover interações entre os diferentes aspectos: bioquímicos e moleculares 2) Entender o funcionamento dos processos metabólicos e sua integração em diferentes situações bioquímicas 3) Entender e aplicar esses novos conhecimentos visualizando de maneira crítica a importância dos aspectos abordados através da utilização de estudos dirigidos e discussão de artigos científicos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Familiarização com os conceitos bioquímicos básicos 2) Compreender os mecanismos bioquímicos da fisiologia celular. 3) Promover a compreensão do metabolismo das Biomoléculas 4) Promover a compreensão da Bioquímica Oral Básica. 5) Desenvolver raciocínio critico, habilidades e atitudes necessárias para a busca de conhecimento
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MICROBIOLOGIA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: MICROBIOLOGIA
Objetivo Geral: O aluno deve diferenciar grupos de microrganismos principalmente vírus, bactérias e fungos, relação de biota normal com parasitismo e mecanismos de defesa.. Objetivo Específico 1. Oferecer ao aluno conhecimento de características morfofisiológicas e taxonômicas dos microrganismos 2. Estudar métodos de controle de microrganismos 3. Capacitar o aluno a diferenciar os microrganismos e conhecer a interação destes com o ser humano tanto de forma harmônica quanto desarmônica 4. Oferecer ao aluno conhecimentos de Imunologia
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Matéria | CH | Ementa |
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FISIOLOGIA I | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA I
Objetivo Geral: Dentro de uma Concepção Pedagógica Crítico-Reflexiva, proporcionar ao aluno conhecimentos gerais de Fisiologia buscando a compreensão dos mecanismos de funcionamento de cada órgão responsável pela manutenção do corpo humano, bem como a relação entre esses na manutenção da homeostasia corporal, de forma a embasar conhecimentos futuros advindos de outras disciplinas como, por exemplo, Patologia e Farmacologia. Objetivos específicos: • Compreender e relacionar a morfologia e a especialização celular de neurônios com necessidade de transmissão de sinais químicos e elétricos. • Estimular no aluno ao estudo e compreensão das relações entre anatomia e funcionamento de sistemas neurais, relacionando vias neurológicas com funções complexas específicas. • Incentivar o aluno a associar ativação ou inibição da atividade de órgãos autonômicos a partir de vias neurais aferentes e eferentes. • Incentivar o aluno a associar diferentes estruturas anatômicas de vasos sanguíneos com suas capacidades funcionais. • Proporcionar o entendimento da circulação sanguínea e suas particularidades, além do entendimento do funcionamento cardíaco e seus mecanismos de regulação. • Proporcionar o entendimento das funções pulmonares envolvendo hematose, bem como associação da dinâmica de ventilação com alteração de pH sanguíneo.
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ANATOMIA II | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ANATOMIA II
Gerais: 1) Oferecer aos alunos conhecimentos sobre as estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano nas regiões do pescoço e cabeça. 2) Orientar, incentivar e ajudar o aluno a aprender, preparando-o com noções de Anatomia para o estudo de outras ciências, básicas ou aplicadas. 3) Manter relações entre o conteúdo da disciplina e do curso de Odontologia como um todo. 4) Explorar os conceitos anatômicos básicos ou fundamentais, tendo em vista a necessidade de conhecimentos sobre denominação, constituição, forma, tamanho, posição, relações e funções das formações anatômicas do corpo humano. Específicos: 1) Oferecer aos alunos conhecimentos: sobre a constituição e construção topográfica das estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano nas regiões do pescoço e cabeça; 2) Incentivar a aplicação destes conhecimentos nas clínicas odontológicas. 3) Demonstrar em peças anatômicas o conteúdo anatomotopográfico da cabeça e porções anterior e lateral do pescoço.
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HISTOLOGIA BUCAL | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: HISTOLOGIA BUCAL
A disciplina visa fornecer condições para que o aluno possa: • Formar um raciocínio integral para a compreensão dos aspectos morfofuncionais de tecidos que compõem os dentes e a cavidade oral; • Descrever os tecidos dentais e da cavidade oral através do estudo da sua morfologia e histofisiologia; • Reconhecer através da microscopia óptica os tecidos dentais e da cavidade oral; • Desenvolver a habilidade manual e visual do aluno através das atividades práticas; • Reconhecer os principais tecidos embrionários que participam da formação da face, cavidade oral e dente.
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METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA | 40 | Ementa
Ementa da disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Conhecer e aplicar as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Trabalhos Científicos.
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ESCULTURA DENTAL | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ESCULTURA DENTAL
Introduzir o aluno no estudo da anatomia e escultura dental, mostrando a aplicação e a importância deste conhecimento para o cirurgião-dentista e correlacionando com as outras áreas da odontologia, além de propiciar uma formação humanística, ética e científica. Propiciar condições para que o aluno possa esculpir um dente em tamanho natural, com todos os seus detalhes anatômicos e reconhecer todos os elementos dentais. Relacionar os dentes esculpidos com as restaurações, enfatizando a forma e função dos dentes e conhecer a importância de um perfeito engrenamento dental. Realizar um treinamento dígito-psico-motor para dominar com facilidade as técnicas de escultura dental.
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MATERIAIS DENTARIOS II | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: MATERIAIS DENTARIOS II
Demonstrar ao aluno, dentro do processo ensino-aprendizagem, a construção gradativa do conhecimento dos materiais dentários e correlacioná-lo a outras áreas do conhecimento do odontólogo. Permitir que o aluno, possa executar uma Odontologia voltada para a saúde bucal do seu meio e da população em geral e proporcionar ao aluno condições teóricas e práticas para que o mesmo possa desenvolver ampla capacidade de ações além da dimensão técnica. Oferecer condições de ensino/aprendizagem com rigor técnico e científico e fortalecer e estimular o acadêmico no desenvolvimento de pesquisas, fortalecendo as bases acadêmicas do ensino e da aprendizagem. Compreender como se utiliza os materiais odontológicos na teoria e prática dos materiais dentários na odontologia atual. Estabelecer um elo entre o conhecimento da ciência dos materiais dentários e a prática clínica diária de consultório e proporcionar ao futuro cirurgião-dentista critérios para a seleção dos materiais dentários.
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MICROBIOLOGIA II - MICROBIOLOGIA BUCAL | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: MICROBIOLOGIA II - MICROBIOLOGIA BUCAL
1- Oferecer ao aluno conhecimentos sobre doenças causadas por bactérias, fungos e vírus, assim como suas manifestações bucais e sistêmicas. 2- Estudar a microbiota bucal. 3- Conhecer os microrganismos formadores de biofilme, cálculo, cárie e doença periodontal, assim como suas manifestações.
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Matéria | CH | Ementa |
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CARIOLOGIA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: CARIOLOGIA
Objetivo Geral: Capacitar o aluno a ter uma visão integrada e crítica da doença cárie, podendo assim atuar no seu controle de maneira adequada, mediante ações baseadas em princípios de conhecimento técnico-científico e da conscientização do seu papel social e de cidadania. Objetivos específicos: Propiciar condições para que o aluno possa: a) Conhecer conceitualmente a doença cárie. b) Identificar a doença cárie e reconhecer seus estágios. c) Obter entendimento para a aplicação prática do processo des-remineralização. d) Desenvolver atividades laboratoriais e clínicas com atuação na prevenção, identificação e controle da doença cárie e fatores associados.
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FISIOLOGIA II | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA II
Objetivo Geral: Dentro de uma Concepção Pedagógica Crítico-Reflexiva, proporcionar ao aluno conhecimentos gerais de Fisiologia buscando a compreensão dos mecanismos de funcionamento de cada órgão responsável pela manutenção do corpo humano, bem como a relação entre esses na manutenção da homeostasia corporal, de forma a embasar conhecimentos futuros advindos de outras disciplinas como, por exemplo, Patologia e Farmacologia. Objetivos específicos: • Capacitar o aluno à compreensão das atividades renais, bem como dos mecanismos conjuntos de regulação de pressão arterial, viscosidade, pH e osmolaridade sanguínea. • Estimular no aluno ao estudo e compreensão das relações entre anatomia e funcionamento do trato gastrointestinal, relacionando funcionalidades específicas de cada segmento ou órgão. • Proporcionar o entendimento da ação de hormônios sobre diferentes estruturas ou órgãos periféricos de forma a relacionar excesso ou inibição dos mesmos com alterações metabólicas ou iatrogenias. • Estimular no aluno ao estudo e compreensão do sistema reprodutor masculino e feminino, bem como regulação endócrina destes e alterações decorrentes de patologias, contracepção, gravidez e lactação.
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DENTISTICA I | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: DENTISTICA I
• Reconhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos; • Colher, observar e interpretar dados para a construção de diagnóstico • Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais; • Integração professor/aluno no contexto científico; • Realizar ações reflexivas e medidas decisivas de diagnóstico/tratamento das afecções bucais; • Estabelecer parâmetros da importância da Disciplina estudada, em ações do futuro Cirurgião-Dentista em saúde bucal, em seu meio de ação ou de forma coletiva A Disciplina de Dentística IV apresenta, para que os acadêmicos possam apresentar amplo domínio técnico/científico, os seguintes objetivos específicos: • Que os alunos possam reconhecer os sinais da doença cárie, desde o início até suas diferentes fases de evolução, sem a presença de sinais e sintomas já instalados. • Que possam avaliar o risco da doença dos diferentes pacientes, elaborando plano de tratamento e instituindo medidas preventivas específicas para controle da doença cárie; • Que possam, em um processo evolutivo, aumentar o conhecimento teórico-científico e melhorar o treinamento prático clínico dos procedimentos restauradores. • Que possam avaliar, indicar e realizar os procedimentos restauradores de amálgama em condições atípicas, tais como perda de cúspides, ou em situações sociais onde a realização de restaurações parciais indiretas não se torne viável. • Que possam diagnosticar e avaliar as necessidades de clareamento vital e não vital para as diferentes situações clínicas, com conhecimento dos diferentes agentes clareadores, limitações, e podendo executar as técnicas indicadas. • Que possam avaliar, estabelecer o diagnóstico diferencial e elaborar plano de tratamento, executando-o para eliminar a hipersensibilidade dentinária com as diferentes formas de tratamento. • Que possam avaliar, diagnosticar e elaborar plano de tratamento para execução de facetas diretas e indiretas nas diferentes necessidades clínicas. • Que possam avaliar, elaborar diagnóstico e plano de tratamento para as restaurações parciais indiretas posteriores estéticas, executando-as quando necessário.
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BIOSSEGURANÇA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: BIOSSEGURANÇA
OBJETIVO GERAL - Oferecer subsídios teórico-prático para que o aluno possa se conscientizar da importância da prevenção, detecção e controle das infecções bem como a aplicação da biossegurança no atendimento odontológico para a melhoria da qualidade da assistência. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Conhecer as normas e rotinas da clínica odontológica e da central de materiais esterilizados e os riscos ocupacionais que poderão estar expostos afim de adotar medidas preventivas - Conhecer a portaria do Ministério da Saúde que regulamenta ações educativas e preventivas referentes ás Infecções. - ldentificar os fatores de risco das Infecções do paciente cirúrgico. - Discutir as concepções básicas de prevenção o e controle das principais síndromes infecciosas. - Conhecer os modelos de Vigilância Epidemiológica e discutir os indicadores epidemiológicos das Infecções. - Desenvolver habilidades em técnicas de Suporte Básico de Vida. - Assegurar uma assistência odontológica segura e eficaz a todos os pacientes atendidos na clínica odontológica
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ANESTESIOLOGIA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ANESTESIOLOGIA
- Aprendizado na introdução da anestesia local em odontologia; - Conhecimento anatômico e farmacológico da anestesia local para uso em odontologia; - Conhecimento das soluções anestésicas locais utilizados em odontologia; -Complicações e considerações legais.
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PATOLOGIA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: PATOLOGIA
GERAL: Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre as causas, mecanismos e significado clínico envolvidos nos processos patológicos básicos. ESPECÍFICOS: Conhecer as principais alterações de células e tecidos no contexto da atuação do dentista. Compreender os mecanismos geradores das alterações como subsídio para compreender a terapêutica. Conhecer alguns exames laboratoriais úteis no diagnóstico de alterações patológicas. Entender a relação e o significado clínico dos processos patológicos básicos no sentido da prevenção, redução de danos e prognóstico.
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FARMACOLOGIA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: FARMACOLOGIA
Objetivo Geral: Dentro de uma Concepção Pedagógica Crítico-Reflexiva, capacitar o aluno para prever efeitos colaterais de grupos distintos e não correlacionados de fármacos que, por semelhança química estrutural, são capazes de atuar em ampla variedade de órgãos ou sistemas. Além disso, o aluno deverá fazer associações entre os ensinamentos da farmacologia e aqueles ministrados em disciplinas correlatas como fisiologia e bioquímica, afim de melhor entender o uso racional de fármacos na odontologia. Objetivos Específicos: • Capacitar o aluno à diferenciar fármacos de medicamentos, bem como compreender os processos farmacocinéticos de absorção, distribuição, metabolização e excreção de fármacos pelo organismo; • Estimular no aluno ao estudo e compreensão dos mecanismos envolvidos na interação de um fármaco com estruturas macro-moleculares do organismo e distinguir diferentes mecanismos farmacodinâmicos relacionados com o efeito da droga; • Capacitar o aluno a prever efeitos colaterais de grupos distintos e não correlacionados de fármacos que, por semelhança química estrutural, são capazes de atuar em ampla variedade de receptores de órgãos autonômicos; • Diferenciar, com base no mecanismo de ação, os principais grupos de drogas utilizadas no tratamento de dor, inflamação e infecções diversas, bem como entender os efeitos colaterais e o fundamento para substituições ou associações. • Levar o aluno a compreender a farmacodinâmica e os efeitos colaterais observados com o uso clínico de psicofármacos, bem como a necessidade de associação e a possibilidade de interação medicamentosa com o uso clínico destes. • Compreender as normas a serem seguidas quando da elaboração de uma prescrição em Odontologia.
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PROTESE I | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: PROTESE I
A finalidade da disciplina é introduzir o aluno no estudo da prótese, mostrando a história da mesma e dar uma visão geral dos vários tipos de próteses que o cirurgião-dentista pode realizar na sua clínica, além de propiciar uma formação humanística, ética e científica. São objetivos específicos da disciplina: delimitar as áreas de trabalho nos maxilares para confecção das próteses; ter conhecimento sobre os articuladores e sua utilização em laboratório; desenvolver sua destreza manual e visualizar a estética pela montagem de dentes artificiais; obter as primeiras noções de prótese parcial removível e sua classificação; conhecer os elementos componentes da prótese parcial removível; treinar a destreza manual através da montagem de dentes em articulador parcialmente ajustável para prótese total em nível laboratorial.
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Matéria | CH | Ementa |
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HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASIL E INDIGENA | 40 | Ementa
Ementa da disciplina: HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASIL E INDIGENA
- Conhecer as primeiras populações do continente africano e seu percurso histórico. - Conhecer a história Afrobrasileira, diáspora africana no Brasil; - Debater questões sobre racismos e antirracismos no Brasil – raças e etnias; - O tráfico negreiro e a resistência; - História da escravidão no Brasil (aspectos econômicos e socioculturais); - Refletir sobre a história indígena no Brasil, referenciando as políticas coloniais, imperiais e republicanas para os povos indígenas no Brasil; - Refletir a subalternização dos índios na história do Brasil. - Refletir a subalternização dos “ negros no trabalho” na história do Brasil; - Problematizar “ a invenção da África” e o olhar eurocêntrico sobre os saberes produzidos acerca do continente africano; - Compreender a complexidade das políticas indígenas atuais: cultural, habitacional e assistencial; - Estudar a cultura e a participação do negro no Brasil atual.
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RADIOLOGIA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: RADIOLOGIA
A disciplina tem como objetivo fornecer o conhecimento das características da radiação X, o entendimento da formação da imagem radiográfica; conhecer as incidências radiográficas intra e extraorais, com ênfase em suas aplicações e limitações. Estudar os efeitos biológicos dos Raios X, aplicando os princípios de radioproteção. Reconhecer os acidentes anatômicos e as variações da normalidade do complexo dentomaxilofacial, por meio da interpretação radiográfica. O cirurgião-dentista deve ser capaz de realizar as técnicas radiográficas intraorais, bem como processar corretamente os filmes radiográficos, mediante a sua necessidade clínica, bem como empregar corretamente os meios de radioproteção frente aos pacientes e aos outros profissionais.
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PSICOLOGIA APLICADA A ODONTOLOGIA | 40 | Ementa
Ementa da disciplina: PSICOLOGIA APLICADA A ODONTOLOGIA
Objetivo Geral O aluno deverá ser capaz de: conhecer e estabelecer as possibilidades de aplicação da Psicologia ao campo da Odontologia Objetivo Específico .- Compreender as características emocionais, intelectuais e sociais que podem ser esperadas na fase vital em que se encontra o paciente. - Conhecer alguns fenômenos sensoriais, perceptivos e emocionais que influenciam negativamente a dinâmica do tratamento odontológico. - Conhecer elementos que podem interferir, de maneira direta ou indireta, no relacionamento interpessoal. - Conhecer e aplicar técnicas que propiciem a preparação do paciente para receber, de maneira confiante, as ações da intervenção odontológica. - Compreender o significado dos dinamismos pessoais e sociais expressos pelos sujeitos.
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PATOLOGIA BUCAL | 60 | Ementa
Ementa da disciplina: PATOLOGIA BUCAL
Ao término da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de: Conhecer a importância da disciplina frente ao curso; Compreender a contribuição da disciplina para a formação profissional; Ressaltar os conceitos apreendidos comparando-os com outros conceitos básicos; Saber utilizar o aprendido no dia a dia do cirurgião- dentista
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PROTESE II | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: PROTESE II
Demonstrar ao aluno, dentro do processo ensino-aprendizagem, a construção gradativa do conhecimento da prótese total e correlacioná-lo a outras áreas do conhecimento do odontólogo, além de propiciar uma formação humanística, ética e científica. Tornar o aluno apto a examinar, diagnosticar e planejar um tratamento para prótese total, bem como a realizar todos os procedimentos clínico-laboratoriais necessários à confecção de próteses totais.
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DENTISTICA II | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: DENTISTICA II
• Reconhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos; • Colher, observar e interpretar dados para a construção de diagnóstico • Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais; • Integração professor/aluno no contexto científico; • Realizar ações reflexivas e medidas decisivas de diagnóstico/tratamento das afecções bucais; • Estabelecer parâmetros da importância da Disciplina estudada, em ações do futuro Cirurgião-Dentista em saúde bucal, em seu meio de ação ou de forma coletiva A Disciplina de Dentística IV apresenta, para que os acadêmicos possam apresentar amplo domínio técnico/científico, os seguintes objetivos específicos: • Que os alunos possam reconhecer os sinais da doença cárie, desde o início até suas diferentes fases de evolução, sem a presença de sinais e sintomas já instalados. • Que possam avaliar o risco da doença dos diferentes pacientes, elaborando plano de tratamento e instituindo medidas preventivas específicas para controle da doença cárie; • Que possam, em um processo evolutivo, aumentar o conhecimento teórico-científico e melhorar o treinamento prático clínico dos procedimentos restauradores. • Que possam avaliar, indicar e realizar os procedimentos restauradores de amálgama em condições atípicas, tais como perda de cúspides, ou em situações sociais onde a realização de restaurações parciais indiretas não se torne viável. • Que possam diagnosticar e avaliar as necessidades de clareamento vital e não vital para as diferentes situações clínicas, com conhecimento dos diferentes agentes clareadores, limitações, e podendo executar as técnicas indicadas. • Que possam avaliar, estabelecer o diagnóstico diferencial e elaborar plano de tratamento, executando-o para eliminar a hipersensibilidade dentinária com as diferentes formas de tratamento. • Que possam avaliar, diagnosticar e elaborar plano de tratamento para execução de facetas diretas e indiretas nas diferentes necessidades clínicas. • Que possam avaliar, elaborar diagnóstico e plano de tratamento para as restaurações parciais indiretas posteriores estéticas, executando-as quando necessário.
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ESTOMATOLOGIA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ESTOMATOLOGIA
A Disciplina de Estomatologia tem o objetivo de propiciar, do ponto de vista teórico e prático, as condições para que o aluno desenvolva a prática do exame clínico e físico, exercitando o processo de diagnóstico na manipulação e reconhecimento de lesões bucais benignas e malignas, seus tratamentos e prevenção, desenvolvendo não apenas habilidades, mas também o lado humanístico na relação profissional/paciente, uma vez que os conhecimentos adquiridos pelo futuro Cirurgião-Dentista, sendo fundamentais na sua vida profissional.
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Matéria | CH | Ementa |
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ENDODONTIA I | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ENDODONTIA I
OBJETIVOS GERAIS;Durante o desenvolvimento da disciplina de Endodontia laboratorial I, o aluno de graduação em Odontologia deverá adquirir informações, habilidades e desenvolver comportamentos específicos que o permitam atuar com competência e segurança no âmbito endodôntico, em caráter laboratorial, com fins de treinamento e domínio das etapas ministradas em aulas teóricas.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Realizar o maior número de vezes, em laboratórios específicos, os procedimentos endodônticos, tornando-os hábeis para execução em atividade clínica posterior. Integrar o aprendizado da área básica e das disciplinas paralelas com o conhecimento da endodontia.Adquirir domínio detalhado da terapêutica endodôntica.Estabelecer senso crítico na avaliação de propostas endodônticas a outras que tenha a oportunidade de conhecer.Desenvolver senso crítico para exigir de si mesmo sempre mais, valendo-se dos recursos de educação continuada, treinamento laboratorial e da leitura de literatura científica pertinente.
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DENTISTICA III | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: DENTISTICA III
• Reconhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos; • Colher, observar e interpretar dados para a construção de diagnóstico • Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais; • Integração professor/aluno no contexto científico; • Realizar ações reflexivas e medidas decisivas de diagnóstico/tratamento das afecções bucais; • Estabelecer parâmetros da importância da Disciplina estudada, em ações do futuro Cirurgião-Dentista em saúde bucal, em seu meio de ação ou de forma coletiva A Disciplina de Dentística IV apresenta, para que os acadêmicos possam apresentar amplo domínio técnico/científico, os seguintes objetivos específicos: • Que os alunos possam reconhecer os sinais da doença cárie, desde o início até suas diferentes fases de evolução, sem a presença de sinais e sintomas já instalados. • Que possam avaliar o risco da doença dos diferentes pacientes, elaborando plano de tratamento e instituindo medidas preventivas específicas para controle da doença cárie; • Que possam, em um processo evolutivo, aumentar o conhecimento teórico-científico e melhorar o treinamento prático clínico dos procedimentos restauradores. • Que possam avaliar, indicar e realizar os procedimentos restauradores de amálgama em condições atípicas, tais como perda de cúspides, ou em situações sociais onde a realização de restaurações parciais indiretas não se torne viável. • Que possam diagnosticar e avaliar as necessidades de clareamento vital e não vital para as diferentes situações clínicas, com conhecimento dos diferentes agentes clareadores, limitações, e podendo executar as técnicas indicadas. • Que possam avaliar, estabelecer o diagnóstico diferencial e elaborar plano de tratamento, executando-o para eliminar a hipersensibilidade dentinária com as diferentes formas de tratamento. • Que possam avaliar, diagnosticar e elaborar plano de tratamento para execução de facetas diretas e indiretas nas diferentes necessidades clínicas. • Que possam avaliar, elaborar diagnóstico e plano de tratamento para as restaurações parciais indiretas posteriores estéticas, executando-as quando necessário.
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CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA I | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA I
Oferecer condições teóricas e práticas para que os alunos possam desenvolver ampla capacidade de ações, além da dimensão técnica. Executar uma odontologia voltada para a saúde bucal do seu meio e da população em geral. Apresentar capacidade de ações em parcerias com a sociedade local, de moo a levar o atendimento odontológico as diferentes classes sociais.
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ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SAUDE COLETIVA I | 160 | Ementa
Ementa da disciplina: ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SAUDE COLETIVA I
A disciplina tem como objetivo fornecer o conhecimento da inserção social da profissão odontológica, baseado no referencial teórico sobre saúde e saúde bucal coletiva, como também na promoção, prevenção e no controle das doenças bucais. Serão abordados os determinantes sociais, econômicos, políticos e culturais de saúde das populações, como também os fundamentos epidemiológicos das doenças bucais no Brasil e no mundo. O cirurgião-dentista deve possuir a formação adequada, enquanto profissional de saúde, sendo capaz de desenvolver e aplicar programas educativos e preventivos em saúde nos diferentes grupos populacionais, respeitando os princípios de ética profissional. Tem como objetivo também possibilitar que o aluno de graduação conheça as realidades sociais, culturais, econômicas e de saúde, através da troca de conhecimento e experiências vivenciadas por cada um em sua área de trabalho, além de prepara-lo para enfrentar a realidade profissional, inserindo-o em programas de atendimento ao público, estimulando sua autoconfiança, desenvolvendo seu senso crítico e ético, quando da relação com pacientes e equipe multiprofissional no serviço público.
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PROTESE III | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: PROTESE III
Demonstrar ao aluno, dentro do processo ensino-aprendizagem, a construção gradativa do conhecimento da prótese dentária e correlacioná-lo a outras áreas do conhecimento do odontólogo, além de propiciar uma formação humanística, ética e científica. Iniciar o aluno no estudo de preparos extracoronários, intracoronários e intrarradiculares com finalidade protética. O aluno é treinado em laboratório em manequim nos vários tipos de preparos existentes.
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PERIODONTIA I | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: PERIODONTIA I
Objetivo geral: Capacitar o aluno para a realização do diagnóstico e tratamento das variadas formas de doença periodontal, além da capacidade de definir o prognóstico e sua relação com as demais disciplinas do curso, através de uma visão multidisciplinar e generalista, para assim ser capaz de implementar políticas de prevenção e tratamento da saúde bucal da população em geral. Objetivo específico: Fornecer conhecimentos específicos ao aluno para que este seja capaz de reconhecer e identificar as estruturas do periodonto, suas características e funções, aspectos anato-histológicos dos tecidos de proteção e sustentação do dente, a etiopatogenia das doenças periodontais, além de capacitar o aluno na realização dos métodos de tratamento, prognóstico e proservação do paciente.
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ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Objetivo geral: A disciplina tem como objetivo despertar a sensibilidade para os problemas sociais, disseminar o conhecimento da inserção social da profissão odontológica e o exercício da cidadania e os métodos para promoção de saúde, prevenção e controle das principais doenças bucais. Objetivos específicos: Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de entender o processo saúde-doença e compreender os aspectos relacionados à epidemiologia em saúde bucal, identificar os grupos de risco para as condições e aplicar a filosofia de promoção de saúde bucal, conscientizando a população para prática de atitudes que visem promoção de saúde e prevenção de doenças bucais para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
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Matéria | CH | Ementa |
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ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SAUDE COLETIVA II | 160 | Ementa
Ementa da disciplina: ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SAUDE COLETIVA II |
ENDODONTIA II | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ENDODONTIA II
OBJETIVOS GERAIS;Durante o desenvolvimento da disciplina de Endodontia clínica lI, o aluno de graduação em Odontologia deverá adquirir informações, habilidades e desenvolver comportamentos específicos que o permitam atuar com competência e segurança no âmbito endodôntico, em caráter clínico, em pacientes previamente selecionados e triados, com fins de treinamento e domínio das etapas ministradas em aulas teóricas e laboratoriais.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:Realizar o maior número de vezes, em clínica específica, os procedimentos endodônticos.Integrar o aprendizado da área básica e das disciplinas paralelas com o conhecimento da endodontia.Adquirir domínio detalhado da terapêutica endodôntica.Estabelecer senso crítico na avaliação de propostas endodônticas a outras que tenha a oportunidade de conhecer.Desenvolver senso crítico para exigir de si mesmo sempre mais, valendo-se dos recursos de educação continuada, treinamento laboratorial e da leitura de literatura científica pertinente.
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PROTESE IV | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: PROTESE IV
Demonstrar ao aluno, dentro do processo ensino-aprendizagem, a construção gradativa do conhecimento da prótese dentária e correlacioná-lo a outras áreas do conhecimento do odontólogo, além de propiciar uma formação humanística, ética e científica. Tornar o aluno apto a examinar, diagnosticar e planejar um tratamento para prótese parcial removível, realizando todos os passos clínicos necessários. Além de próteses parciais removíveis, o aluno deverá ser capaz de diagnosticar e planejar a confecção de coroas protéticas e pinos intrarradiculares.
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ODONTOPEDIATRIA I | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ODONTOPEDIATRIA I
Objetivo Geral: Fornecer ao aluno informações sobre o desenvolvimento físico e emocional da criança de forma a capacitá-lo para o exercício profissional com o conhecimento do processo de desenvolvimento normal da criança e de doenças bucais da infância, visando o restabelecimento e/ou manutenção da saúde bucal durante a infância. Objetivos Específicos: Ampliação do conhecimento e capacidade técnica para o estabelecimento de diagnóstico e a elaboração de plano de tratamento adequado. Fornecer conhecimentos específicos ao aluno para que ele seja capaz de resolver os problemas clínicos mais freqüentes associados à doença cárie. Desenvolvimento de habilidade para a manutenção da saúde bucal durante a infância visando o equilíbrio do sistema estomatognático.
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PERIODONTIA II | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: PERIODONTIA II
Objetivo geral: Capacitar o aluno para a realização do diagnóstico e tratamento das variadas formas de doença periodontal, além da capacidade de definir o prognóstico e sua relação com as demais disciplinas do curso, através de uma visão multidisciplinar e generalista, para assim ser capaz de implementar políticas de prevenção e tratamento da saúde bucal da população em geral. Objetivo específico: Fornecer conhecimentos específicos ao aluno para que este seja capaz de reconhecer e identificar as estruturas do periodonto, suas características e funções, aspectos anato-histológicos dos tecidos de proteção e sustentação do dente, a etiopatogenia das doenças periodontais. Além disso, capacitar o aluno na realização dos métodos de tratamentos conservadores e/ou cirúrgicos, prognóstico e proservação.
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CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA II | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA II
O Objetivo geral da disciplina é proporcionar ao aluno um conhecimento mais profundo das técnicas cirúrgicas da atualidade, rever conceitos de radiologia e anestesiologia. O Objetivo específico da disciplina é colocar o aluno em contato direto com os pacientes onde realizaram exodontias primeiramente de dentes anteriores, sendo eles raízes ou não, também realizar procedimentos para remoção de cistos, tumores e hiperplasias
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DENTISTICA IV | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: DENTISTICA IV
• Reconhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos; • Colher, observar e interpretar dados para a construção de diagnóstico • Promover a saúde bucal e prevenir doenças e distúrbios bucais; • Integração professor/aluno no contexto científico; • Realizar ações reflexivas e medidas decisivas de diagnóstico/tratamento das afecções bucais; • Estabelecer parâmetros da importância da Disciplina estudada, em ações do futuro Cirurgião-Dentista em saúde bucal, em seu meio de ação ou de forma coletiva A Disciplina de Dentística IV apresenta, para que os acadêmicos possam apresentar amplo domínio técnico/científico, os seguintes objetivos específicos: • Que os alunos possam reconhecer os sinais da doença cárie, desde o início até suas diferentes fases de evolução, sem a presença de sinais e sintomas já instalados. • Que possam avaliar o risco da doença dos diferentes pacientes, elaborando plano de tratamento e instituindo medidas preventivas específicas para controle da doença cárie; • Que possam, em um processo evolutivo, aumentar o conhecimento teórico-científico e melhorar o treinamento prático clínico dos procedimentos restauradores. • Que possam avaliar, indicar e realizar os procedimentos restauradores de amálgama em condições atípicas, tais como perda de cúspides, ou em situações sociais onde a realização de restaurações parciais indiretas não se torne viável. • Que possam diagnosticar e avaliar as necessidades de clareamento vital e não vital para as diferentes situações clínicas, com conhecimento dos diferentes agentes clareadores, limitações, e podendo executar as técnicas indicadas. • Que possam avaliar, estabelecer o diagnóstico diferencial e elaborar plano de tratamento, executando-o para eliminar a hipersensibilidade dentinária com as diferentes formas de tratamento. • Que possam avaliar, diagnosticar e elaborar plano de tratamento para execução de facetas diretas e indiretas nas diferentes necessidades clínicas. • Que possam avaliar, elaborar diagnóstico e plano de tratamento para as restaurações parciais indiretas posteriores estéticas, executando-as quando necessário.
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Matéria | CH | Ementa |
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EST SUP I - CLINICA INTEGRADA I | 400 | Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP I - CLINICA INTEGRADA I
Dar ao aluno uma visão geral das alterações bucais do paciente para que ele possa dar soluções de tratamento nas diversas especialidades, a fim de obter as melhores soluções de cada caso clinico, visando a homeostasia biológica, a estética e a funcão mastigatoria do paciente.Habilitar o aluno a realizar diagnóstico, plano de tratamento e planejamento, dominar as técnicas operatórias adquiridas nas disciplinas clínicas.
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TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I | 40 | Ementa
Ementa da disciplina: TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I
apresentar relatório advindo das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado obrigatório, respeitando o regulamento do TCC
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IMPLANTODONTIA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: IMPLANTODONTIA
Permitir ao aluno uma integração humanística no tratamento com o paciente, fornecendo-lhe conhecimentos para realizar o diagnostico das ausências dentárias, definir o prognostico e inter-relação da implantologia com as demais disciplinas numa visão multidisciplinar e generalista, para assim implementar politicas de prevenção e tratamento reabilitador com implantes dentários para a saúde bucal da população.
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OCLUSAO CLINICA | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: OCLUSAO CLINICA
Fornecer ao aluno, dentro do processo ensino-aprendizagem, condições para o conhecimento dos conceitos básicos da oclusão dentária, capacitando-o a reconhecer a importância da oclusão na prática diária dentro das diversas especialidades da odontologia. Desenvolver habilidade para diagnosticar, planejar e executar procedimentos básicos pertinentes à oclusão dentária. Reconhecer as disfunções temporomandibulares e estabelecer as relações de causa e efeito para as desordens mais comuns. Ser capaz de confeccionar uma placa oclusal miorrelaxante em laboratório, instalar e controlar uma placa miorrelaxante.
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ODONTOPEDIATRIA II | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ODONTOPEDIATRIA II
Objetivo Geral: Capacitar o aluno para o exercício profissional com pleno conhecimento sobre o diagnóstico e tratamento de doenças e alterações bucais da infância, visando o restabelecimento e/ou manutenção da saúde bucal durante a infância. Dessa forma, o preparando, técnica e cientificamente para o tratamento odontológico integral da criança. Objetivos Específicos: Fornecer informações sobre o tratamento pulpar de dentes decíduos. Desenvolver habilidade de diagnóstico e ordenação do plano de tratamento. Nortear os alunos sobre o uso e confecção dos mantenedores de espaço. Ampliar os conhecimentos sobre técnicas radiográficas e suas adaptações em odontopediatria. Preparar o aluno para execução de anestesia local em crianças, considerando dose e técnica adequadas e também, o manejo do paciente. Fornecer conhecimentos específicos aos alunos sobre os fármacos mais frequentes, incluindo indicação, dose e efeitos. Informar os alunos sobre Hipomineralização Molar-Incisivo, incluindo sua etiologia e fatores de risco, bem como melhor forma de tratamento. Preparar os alunos para executar procedimentos clínicos tanto preventivos, quanto curativos nas crianças.
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ORTODONTIA I | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ORTODONTIA I
• Oferecer ao futuro Cirurgião-Dentista conhecimento teórico e clínico para avaliar pacientes na fase de dentadura decídua e mista, reconhecendo as más oclusão; • A disciplina proporciona conhecimento sobre crescimento e desenvolvimento craniofacial além de abordar o desenvolvimento da oclusão. Dessa forma garante ao aluno condições de reconhecer os problemas ortodônticos. Indicar, construir e controlar alguns aparelhos ortodônticos preventivos e interceptores. Podemos citar alguns aparelhos como a placa de Hawley, aparelhos controladores de hábito, aparelhos mantedores e recuperadores de espaço, e aparelhos para correção de mordidas cruzadas.
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CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA III | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA III
oferecer condições teóricas e práticas para que os alunos possam desenvolver ampla capacidade de ações, além da dimensão técnica. executar uma odontologia voltada para a saúde bucal do meio e da população em geral apresentar capacidade de ações sobre as exodontias
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Matéria | CH | Ementa |
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EST SUP II - CLINICA INTEGRADA II | 400 | Ementa
Ementa da disciplina: EST SUP II - CLINICA INTEGRADA II
Dar ao aluno uma visão geral das alterações bucais do paciente para que ele possa dar soluções de tratamento nas diversas especialidades, a fim de obter as melhores soluções dedada caso clínico,visando a homeostasia biológica, a estética e fução mastigaria do paciente. Habilitar o aluno: a realizar diagnostico, plano de tratamento e planejamento; dominar as técnicas operatórias adquiridas nas disciplinas clinicas.
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GERENCIAMENTO E ADMIN. EM ODONTOLOGIA | 40 | Ementa
Ementa da disciplina: GERENCIAMENTO E ADMIN. EM ODONTOLOGIA
A Disciplina tem como objetivo permitir ao aluno ter o entendimento do funcionamento de um consultório nos diferentes âmbitos, estrutura, montagem, manutenções, utilização de pessoa auxiliar, controle financeiro, funcionamento geral, para que possa iniciar e gerenciar suas atividades como cirurgião dentista.
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TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II | 40 | Ementa
Ementa da disciplina: TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II
apresentar relatório advindo das atividades desenvolvidas durante o curso respeitando o regulamento do TCC
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ORTODONTIA II | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ORTODONTIA II
• Oferecer ao futuro Cirurgião-Dentista conhecimento para examinar pacientes na fase de dentadura decídua e mista, reconhecendo os possíveis fatores etiológicos; • Analisar alguns elementos de diagnóstico, como: radiografia panorâmica, modelos de estudo e telerradiografias em norma lateral, e consequentemente elaborar um plano de tratamento compatível ao clínico geral; • Indicar, construir e controlar clinicamente o uso dos seguintes aparelhos: mantedores e recuperadores de espaço, aparelhos para controles de hábitos, e aparelhos para correção de mordidas cruzadas.
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ODONTOPEDIATRIA III | 80 | Ementa
Ementa da disciplina: ODONTOPEDIATRIA III
Objetivo Geral: Capacitar o aluno para o exercício profissional com pleno conhecimento sobre doenças e alterações bucais da infância, visando o restabelecimento e/ou manutenção da saúde bucal durante a infância, preparando-o dessa forma, técnica e cientificamente para o tratamento odontológico integral da criança. Objetivos Específicos: Fornecer informações sobre as características de normalidade e as enfermidades orais neonatal e no bebê. Ampliar os conhecimentos sobre traumatismo dentário nas dentições decídua e permanente. Fornecer conhecimentos específicos aos alunos sobre cirurgia oral menor para que ele seja capaz de resolver os problemas clínicos mais freqüentes. Preparar os alunos para executar procedimentos clínicos tanto preventivos, quanto curativos e/ou cirúrgicos nas crianças e bebês.
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ORIENTACAO PROFISSIONAL | 40 | Ementa
Ementa da disciplina: ORIENTACAO PROFISSIONAL
Objetivo geral: Capacitar o aluno para o exercício profissional com o plena conhecimento sobre a Odontologia. Identificando os direitos e deveres no relacionamento com a classe odontológica, seus pacientes e a sociedade em geral. Objetivo específico: Fornecer conhecimentos específicos ao aluno para que este seja capaz de se inserir no mercado de trabalho através de uma visão ampla sobre todos os aspectos que envolvem a carreira Odontológica. Visando ampliar os conhecimentos como: noções de princípios ergonâmicos, produtividade e organização do consultório, clareza aos seus direitos e deveres, e ainda, fornecer ao aluno uma visão crítica da situação da Odontologia no Estado, na Região e no País.
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“Durante a graduação tivemos uma formação empreendedora que, além de nos preparar para o mercado, nos formava também como indivíduos. Comecei com trainee no departamento agrícola da BM&F e após um longo trajeto consolidado um dos principais analistas de mercado e grãos brasileiros, eu assumi o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso”
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