“Onde nasce a Luz” é um projeto que se iniciou em uma conversa informal, mas muito inspiradora.
Nesta conversa, falávamos da história, dos desafios e realizações de duas grandes Instituições durante a Pandemia de Covid-19: a Universidade de Marília e o Hospital Beneficente UNIMAR.
As recordações daquela conversa eram de um passado não tão distante que, aliás, se misturava com as histórias do presente.
Explicamos: antes de 2020, esta duas Instituições, nascidas na cidade de Marília, gozavam de enorme respeito da população e faziam com primazia suas missões estabelecidas, ou seja, educação e saúde de qualidade.
Em março de 2020, quando foi decretado o estado de pandemia na nossa cidade, estas Instituições se agigantaram e se posicionaram ao lado da população, dos órgãos públicos e instituições privadas para buscar, em conjunto, a solução dos desafios que estavam por vir.
O Hospital Beneficente UNIMAR virou referência no atendimento aos pacientes SUS portadores da Covid-19; uma nova ala foi criada, remodelando todo fluxo do Hospital, a chamada “Ala Roxa”, e um exército foi convidado para estar à frente desta grande batalha.
A Universidade de Marília não parou um dia sequer: foram criadas duas Comissões, uma para cuidar dos aspectos sanitários e outra para cuidar dos aspectos acadêmicos. Nossos alunos não ficaram sem aulas e atividades; nossos professores se reinventaram. Entramos nas casas dos nossos alunos, dos nossos professores, enfim de todos, através das plataformas de transmissão de conhecimento. Foram tempos difíceis, mas de muito conhecimento e aprendizado!
Desenvolvemos pesquisas, mantivemos nosso campus universitário vivo, contribuímos com a nossa comunidade. Ao lado da Prefeitura, desenvolvemos um centro de mídia da Secretaria Municipal de Educação, participamos de conselhos e comissões atuantes. Mas, sem dúvidas, um dos nossos principais feitos desta história foi abrir as portas do ginásio de esportes da UNIMAR para receber a maior Campanha de Vacinação vista nos últimos tempos, Ali estávamos todos juntos, em prol de uma única causa: combater um inimigo invisível.
Enquanto vivíamos tempos de luto, de dor e perdas irreparáveis, nosso Fundador e Reitor da Unimar propôs um desafio: vamos trazer cores, música e poesia para nossa gente. Que possamos oferecer um lugar em que as pessoas possam sorrir. Quem quiser poderá continuar sorrindo apenas com os olhos, mas o desejo é que quem quiser possa, mantendo o distanciamento social, tirar as máscaras e sorrir de verdade, sendo inteiro novamente. Assim, surgiu o plantio de girassol na Fazenda Experimental da UNIMAR, aberta ao público para visitação.
Aos poucos, as redes sociais passaram a ter mais cor, mais sabor, mais vida!
Bem, ainda na conversa informal comentávamos de tudo isto e mais um pouco. Comentávamos de um período de pós-pandemia que se apresentava e uma certeza: precisaríamos deixar registrados alguns destes inúmeros episódios.
Episódios dos tempos difíceis, em que lutamos muito, mas que nos deixaram bonitas e marcantes histórias para contar.
Surge então, a partir de uma inquietação de todos que ali estavam, a certeza que tínhamos que registrar: esta HQ.
Não poderíamos e nem queríamos registrar com densidade a dureza do momento. Queríamos algo leve, atemporal e que homenageasse tanto as vítimas quanto os nossos super-heróis desta história.
E foi assim que se iniciou “Onde Nasce a Luz”.
E agora convidamos o leitor para se aventurar na sua leitura, mas alertamos: não busque a identidade dos personagens que compõem esta HQ, pois cada um deles representa não apenas uma pessoa, mas todas aquelas que, de alguma forma, participaram dos fatos que aqui são narrados.
Usem a imaginação, afinal os fatos narrados e desenhados aqui foram trazidos com liberdade poética, de toda nossa alma!
Fernanda Mesquita Serva e Márcia Mesquita Serva Reis