O Arquiteto sempre teve, através dos tempos, um importante papel no projeto de soluções espaciais que respondem às necessidades apresentadas pela sociedade. É ele quem projeta, coordena a construção e organiza casas, prédios, edificações, espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Ele faz a planta, obedecendo aos regulamentos legais e às normas técnicas.
Determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em conta o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação, a iluminação, a acústica e a manutenção pós-construção. Também considera os impactos ambientais que a construção pode causar.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIMAR é o mais tradicional da região e vem se atualizando para formar profissionais aptos a organizar, projetar e construir espaços, externos e internos, abrangendo as edificações, o urbanismo e o paisagismo.
As aulas são realizadas em modernos laboratórios, ateliês e no Escritório Modelo, importantes cenários de aprendizado.
Trabalho de conclusão de curso: 1 | 2
Coordenação:
Prof. Me. Fernando Netto
fernandonetto@unimar.br
(14) 2105-4022
Secretaria:
fernandonetto@unimar.br
(14) 2105-4044
Matéria |
CH |
Ementa |
CALCULO NA ARQUITETURA E URBANISMO |
40 |
Ementa
Realizar uma revisão ampla de tópicos da matemática, com o objetivo de incentivar os alunos a utilizarem a matemática na análise de dados, otimização, cálculo de áreas e volumes, geometrias e outras aplicações, de modo a introduzir os alunos aos problemas de cálculo estrutural, a serem realizados em outras disciplinas do curso.
|
COMPUTACAO GRAFICA - MEIOS DIGITAIS |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários de computação para o curso de arquitetura e urbanismo no âmbito do projeto e gerenciamento da construção através do uso do AutoCAD.
|
EVOLUÇÃO URBANA E SOCIAL |
40 |
Ementa
•Desenvolver no aluno conhecimento específico sobre o surgimento das cidades ao longo da História humana, considerando as interações do espaço urbana e a evolução social do homem. Despertar o interesse sobre a importância do Urbanismo para uma sociedade moderna, mais justa e consciente sobre os direitos e deveres do cidadão em relação ao espaço urbano.
|
DESTEC: FUNDAMENTOS PARA PROJETO |
80 |
Ementa
Este plano de ensino tem por objetivo desenvolver nos discentes as seguintes competências: • Conhecimento dos materiais e normas utilizadas em desenho técnico; • Compreensão das vistas ortográficas, cortes e secções de um objeto e sua representação em perspectiva; Com base nestas competências espera-se que os discentes apresentem ao final da disciplina as seguintes habilidades: • Compreensão de um desenho técnico (leitura de projeto); • Elaboração desenhos técnicos;
|
FISICA: TERMODINAMICA / INSOLACAO E ILUMINACAO |
40 |
Ementa
Introdução aos princípios básicos da Física relevantes para a Arquitetura, em especial ao conforto térmico e ambiental. Pretende-se que o aluno adquira uma sólida compreensão de conceitos elementares da Mecânica, Física da Terra, Termodinâmica, Óptica e Acústica com aplicações à Arquitetura e à Construção. Enfase na carta solar, para melhor compreensão da transmissão de calor nos ambientes habitacionais.
|
ARTE CONTEMPORANEA - OBJETOS PLANOS (2D) |
40 |
Ementa
• Introduzir o aluno na discussão sobre arte e estética clássicas e relações com o desenvolvimento da sociedade, da pré-história ao Renascimento. • Compreender os movimentos artísticos como fruto da cultura de suas épocas. • Desenvolver a capacidade de identificar na arte a estética de nosso tempo, e compreender as relações entre essa estética e os valores trazidos através do tempo pela sociedade. • Tratar da diferenciação ideológica entre arte erudita e arte popular, e entre arte e artesanato.
|
HISTORIA DA ARTE I - ANTIGUIDADE A IDADE MEDIA |
40 |
Ementa
• Introduzir o aluno na discussão sobre arte e estética clássicas e relações com o desenvolvimento da sociedade, da pré-história ao Renascimento. • Compreender os movimentos artísticos como fruto da cultura de suas épocas. • Desenvolver a capacidade de identificar na arte a estética de nosso tempo, e compreender as relações entre essa estética e os valores trazidos através do tempo pela sociedade. • Tratar da diferenciação ideológica entre arte erudita e arte popular, e entre arte e artesanato.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
HISTORIA DA A II - RENASCIMENTO AO CONTEMPORANEO |
40 |
Ementa
Realizar uma revisão ampla de tópicos da matemática, com o objetivo de incentivar os alunos a utilizarem a matemática na análise de dados, otimização, cálculo de áreas e volumes, geometrias e outras aplicações, de modo a introduzir os alunos aos problemas de cálculo estrutural, a serem realizados em outras disciplinas do curso.
|
DESARQ: EXPRESSAO E REPRESENTACAO GRAFICA |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para a representação completa de um projeto arquitetânico, incluindo o sistema de cotas, detalhamentos e projeções segundo as normas técnicas do desenho técnico.
|
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA |
40 |
Ementa
Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Conhecer e aplicar as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Trabalhos Científicos.
|
LINGUAGEM VISUAL - REPRES. GRAFICA DIGITAL |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos o conhecimento de softwares de representação gráfica para servir de suporte ao desenho arquitetônico, cortes, plantas e desenho técnico.
|
PROARQ I - M HABITACIONAIS BAIXA COMPLEXIDADE |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos os conhecimentos fundamentais para a elaboração de projetos residenciais a partir da percepção de distintas situações espaciais. Projeto residencial unifamiliar.
|
HTAU I - ANTIGUIDADE CLASSICA AO RENASCIMENTO |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos os marcos teóricos dos modos de projeção e organização espacial e técnica das civilizações. Estabelecer a partir do processo histórico as correspondentes atuações no meio ambiente construído que é a cidade no seu processo de evolução e transformação. Estabelecer as relações entre o processo de urbanização, produção cultural e arquitetura.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
RESISTENCIA DOS MATERIAIS I |
80 |
Ementa
O objetivo principal desse livro é fornecer ao aluno conceitos teóricos e práticos através de exemplos reais de comportamentos mecânicos no dia a dia da engenharia, enaltecendo os conceitos fundamentais da mecânica dos sólidos, como: tração, compressão, flexão, torção, inércia, comportamento tensão - deformação, flambagem, esforços internos e treliças.
|
TECNOLOGIA DAS CONSTRUCOES I |
80 |
Ementa
Colocar os alunos em contato com tecnologias e técnicas de utilização de materiais cerâmicos, concretos e argamassas; aferição das propriedades desses materiais e influência dessas propriedades nos mais diversos tipos de utilização como materiais de construção civil.
|
PROARQ II - M HABITACIONAIS MEDIA COMPLEXIDADE |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos os conhecimentos fundamentais para a elaboração de projetos residenciais a partir da percepção de distintas situações espaciais, cobrando o conhecimento adquirido nas disciplinas já cursadas e normatização Municipal, Estadual e Federal. Projeto residencial unifamiliar e comercial.
|
RECURSOS GRAFICOS E DIGITAIS PARA ARQUITETURA |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos o conhecimento de softwares de representação gráfica para servir de suporte ao desenho arquitetônico Tridimensional. O curso tem como objetivo ensinar aos alunos os princípios básicos de simulação de espaços e modelos arquitetônicos através do auxílio da computação gráfica, permitindo-lhes assim a modelagem de maquetes eletrônicas que possibilitem a melhor visualização e compreensão da forma e composição arquitetônica. Pretende-se que, ao final do curso, os alunos sejam capazes de produzir modelos tridimensionais de seus projetos, a partir de um projeto bidimensional.
|
ARQUITETURA E COMPOSICAO - DIAGRAMACAO VISUAL |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos o conhecimento das diversas formas de comunicação visual, programação visual, artes plásticas e comunicação de massa. Introduzir os conceitos de produção e desenho do objeto, nas diferentes escalas possíveis.
|
HTAU II - GOTICO AO ECLETISMO |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos os marcos teóricos da Arquitetura do Gótico, Renascimento, Maneirismo, Barroco, Neoclássico, Neogótico, Art Nouveau e Ecletismo; Os modos de projeção e organização espacial e técnica dos períodos. Estabelecer as relações entre o processo de urbanização, produção cultural e arquitetura.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
MODELAGEM VIRTUAL |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos o conhecimento de softwares de renderização foto-realista, servindo de suporte para o desenvolvimento da parte gráfica dos projetos arquitetônicos. O curso tem como objetivo ensinar aos alunos os princípios básicos de renderização de imagens, através de edição e configuração para finalização de maquetes computacionais tridimensionais, com o auxílio da computação gráfica, permitindo-lhes assim melhorar o acabamento dos modelos tridimensionais. Pretende-se que, ao final do curso, os alunos sejam capazes de realizar renderizações foto-realistas de modelos tridimensionais de seus projetos, a partir de um projeto bidimensional
|
RESISTENCIA DOS MATERIAIS II |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para o lançamento adequado das estruturas, levando em consideração a resistência dos materiais e os princípios para o pré-dimensionamento de elementos estruturais em concreto armado.
|
PROJETO DE PAISAGISMO I - ESPACOS EXTERNOS |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos teóricos e práticos necessários sobre a paisagem no elemento arquitetônico e urbano, traduzindo em projetos paisagísticos que integrem o homem à natureza. Estabelecer as relações entre os processos de trabalho com a paisagem, produção cultural e arquitetura.
|
TECNOLOGIA DAS CONSTRUCOES II |
40 |
Ementa
Colocar o aluno em contato com a tecnologia utilizada na construção civil, técnicas de construção, especificação de materiais e problemas referente a utilização inadequada desses materiais e técnicas, noções de planejamento e controle de obras
|
PROARQ I M H ALTA COMPLEXIDADE-VERTICALIZACAO |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos os conhecimentos fundamentais para a elaboração de projetos residenciais uni e multifamiliares, comerciais, que apresentam situações de diferença de nível, a partir da percepção de distintas situações espaciais, cobrando o conhecimento adquirido nas disciplinas já cursadas e normatização . Trata da circulação vertical vencendo desníveis no projeto, através de escadas e rampas. Projeto residencial, comercial e/ou serviços de baixa e média complexidade.
|
HTAU III - TEORIA DA MODERNIDADE |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários sobre os vários tipos de solos e sua formação, entendo como o mesmo pode influenciar em uma fundação. As Fundações e como são utilizadas na construção civil, os tipos que conhecemos e a importância de uma sondagem no solo.
|
LEITURAS TOPOGRAFICAS |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários sobre o processo de mensuração, cartografia, aerofotogrametria e astronomia.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
ESTETICA E PERCEPCAO AMBIENTAL |
40 |
Ementa
Apresentar ao aluno as relações entre as posições teórico-estéticas; As diversas propostas e posturas estéticas na arquitetura; Relacionamento do usuário com o ambiente.
|
PROJETO DE PAISAGISMO II - PAISAGEM URBANA |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimento necessários para a compreensão da paisagem urbana e mecanismos de intervenção sobre a paisagem e o elemento arquitetônico, produzindo projetos que integrem o homem à natureza. Paisagismo urbano e macro paisagismo.
|
MODELOS E PROTOTIPAGEM |
80 |
Ementa
Este plano de ensino tem por objetivo desenvolver nos discentes as seguintes competências: • Conhecimento dos materiais e ferramentas para confecção de maquetes e modelos; • Desenvolvimento das habilidades psicomotores do discente de maneira a dotá-lo capacidades manuais; Com base nestas competências espera-se que os discentes apresentem ao final da disciplina as seguintes habilidades: • Compreensão do processo construtivo em suas diversas etapas; • Elaboração de maquetes físicas nas diferentes áreas da arquitetura e do urbanismo
|
CONFORTO AMBIENTAL I - DESEMPENHO TERMICO |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimento sobre conforto ambiental: Iluminação, ventilação, acústica, fontes energéticas e interação integração a natureza.
|
PROARQ I - E DE USO PUBLICO BAIXA COMPLEXIDADE |
80 |
Ementa
• Conduzir os alunos aos conhecimentos fundamentais para a elaboração de projetos de uso coletivo a partir da percepção de distintas situações espaciais. • Elaborar o conhecimento adquirido nas disciplinas já cursadas e normatização Municipal. • Projeto de edifício para uso público ou edifício de prestação de serviços de complexidade moderada, em terreno com declividade.
|
MECANICA DOS SOLOS E FUNDACOES |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários sobre os vários tipos de solos e sua formação, entendo como o mesmo pode influenciar em uma fundação. As Fundações e como são utilizadas na construção civil, os tipos que conhecemos e a importância de uma sondagem no solo.
|
HTAU IV - POS-MODERNO AO CONTEMPORANEO |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos os marcos teóricos da arquitetura e da cidade do Pós Moderno ao Contemporâneo. Críticas, Mudanças. Principais obras e mestres do Pós Moderno. Posições Arquitetônicas Contemporâneas. Verificação das relações sociais contemporânea e a formação dos espaços urbanos resultantes destas interações. O Urbanismo Contemporâneo, expansão das cidades na organização capitalista de produção. A Arquitetura e as relações entre o processo de Urbanização e produção cultural e tecnológica.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
PROARQ V - E DE USO PUBLICO MEDIA COMPLEXIDADE |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos os conhecimentos fundamentais para a elaboração de projetos de uso público a partir da percepção de distintas situações espaciais, cobrando o conhecimento adquirido nas disciplinas já cursadas e normatizações Municipais e Estaduais. Projeto de serviços público de complexidade moderada que incorpore a questão da estruturação do espaço urbano
|
ESTETICA SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE URBANO |
40 |
Ementa
1.Transmitir aos alunos conceitos estéticos e o entendimento da arquitetura como fenômeno artístico universal. 2.Avaliar a relação entre o sujeito e o ambiente no qual está inserido a partir da evolução na formação das cidades. 3.Caracterizar o ambiente construído enquanto produto da interação do homem e seu meio ambiente. 4. Caracterizar as intervenções estéticas da arquitetura e urbanismo enquanto disciplina inserida num campo interdisciplinar de formação de espaço.
|
INSTALACOES PREDIAIS - ELETRICA DE BAIXA TENSAO |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para a elaboração de projetos de instalações elétricas residenciais e prediais e instalações especiais em geral (SPDA - Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosféricas - pára-raios).
|
SISTEMAS ESTRUTURAIS I - ESTABILIDADE E EQUILIBRIO |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimento dos tipos de estrutura e suas utilizações nos elementos arquitetônicos.
|
MOBILIARIO - ESTRATEGIAS EM DESIGN VISUAL |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projeto de mobiliário, “do conceito ao protótipo”, com base no potencial tecnológico da indústria moveleira, na potencialidade do mercado, e na adequação do produto ao consumidor final enfatizando princípios do design universal, design social e design sustentável.
|
URBANISMO I - TEORIA E PROJETO |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projetos urbanos, considerando para isso, as relações sociais, econômicas e culturais dentro da sociedade. Possibilitar ao aluno o entendimento das escalas contidas no uso dos espaços e equipamentos públicos. Capacitar o projeto de ambientes públicos e espaços de uso múltiplos em áreas urbanas de uso coletivo. Relacionar as atuações em espaço public às possibilidades democráticas da cidade na sociedade capitalista
|
CONFORTO AMBIENTAL II - ACUSTICO E LUMINICO |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimento sobre conforto ambiental: Iluminação, ventilação, acústica, forças energéticas e integração a natureza.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
INSTALACOES PREDIAIS - ELETRICA / LUMINOTECNICA |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para a elaboração e leitura de projetos de instalações elétricas e instalações especiais. Noções de Luminotécnica e de Automação predial. Fornecer subsídios para o desenvolvimento de projetos dentro dos requisitos atuais de eficiência e conservação de energia.
|
SISTEMAS ESTRUTURAIS II - CONCRETO ARMADO |
40 |
Ementa
Introduzir aos alunos do curso os diversos elementos estruturais, seu comportamento nas edificações e os principais fatores que interferem no seu desempenho. Desenvolver raciocínio lógico e organizado na disciplina, visando uma concepção estrutural adequada para cada projeto. Capacitar para que estes conhecimentos sejam aplicados em outras situações de sua vida acadêmica e profissional. Transmitir aos alunos os princípios para pré-dimensionamento dos diversos elementos estruturais em concreto armado com foco na estabilidade dessas estruturas. Conceber tipologias estruturais em concreto armado para aplicações em projetos arquitetônicos (concepção e execução).
|
ESTETICA: ESTRUTURACAO URBANA E CONTEMPORANEA |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conceitos estéticos e o entendimento da arquitetura como fenômeno artístico universal inserido num contexto social. • Mostrar a transformação dos conceitos, abordagens e leituras a respeito do relacionamento entre o sujeito e ambiente a partir da formação das cidades. • Estudar a cidade, então entendida como meio ambiente fruto desta intervenção humana, com características de arte. • Produção do espaço urbano atual com a relevância dos meios digitais para o funcionamento da cidade: novos princípios do urbanismo na sociedade da era digital.
|
PROJETO DE INTERIORES I - AMBIENTE RESIDENCIAL |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos os conhecimentos fundamentais para a elaboração de projetos residenciais a partir da percepção de distintas situações espaciais, cobrado o conhecimento adquirido nas disciplinas já cursadas e normatização Municipal. Desenvolver a capacidade criativa e o domínio sobre os aspectos técnicos formais determinantes no projeto de interiores.
|
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL GESTAO URBANA |
40 |
Ementa
Possibilitar aos alunos a obtenção de conhecimentos necessários para o entendimento das leis urbanas e ambientais. Transmitir o conteúdo do Estatuto das Cidades e do Plano Diretor. Conhecimentos básicos para o desenvolvimento de Projetos de planejamento Urbano e Regional.
|
PROARQ VI - E DE USO PUBLICO ALTA COMPLEXIDADE |
80 |
Ementa
• Exercitar as capacidades dos alunos nos conhecimentos fundamentais para a elaboração de projetos de uso público a partir da percepção de distintas situações espaciais, aprofundando o conhecimento adquirido nas disciplinas já cursadas e normatizações Municipal, Estadual e Federal. • Execução de Projeto de uso coletivo, com incremento de complexidade em relação aos elaborados em anos anteriores. • Incorporação d a estruturação do espaço urbano no acesso ao edifício e questões socioculturais envolvendo o uso do edifício a ser projetado.
|
INSTALACOES PREDIAIS - HIDRAULICA - AGUA FRIA |
40 |
Ementa
Transmitir o conhecimento de elaboração de um projeto completo de uma residância composto de: água fria, (água quente), esgoto sanitário e águas pluviais. Como também, memorial descritivo e de cálculo e orçamento completo do projeto elaborado.
|
URBANISMO II - PARCELAMENTO DO SOLO |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projetos de Parcelamento do Solo Urbano. Conceitos de Parcelamento do Solo, Loteamento e Desmembramento. Leis de parcelamento do Solo. Entender o processo do desenvolvimento das cidades na história e aspectos da cidade que devem ser considerados em todo processo de Projeto de Parcelamento do Solo, dos lotes urbanos na história, dos tipos de quadra e desenhos urbanos. Analisar e desenvolver Projetos de Parcelamento do Solo Urbano.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
URBANISMO III- ESPACO PUBLICO |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projetos urbanos de caráter público, em áreas livres de urbanização, podendo ser áreas de uso coletivo de um bairro ou áreas centrais desocupadas e/ou subtilizada com implicações históricas ou simbólicas.
|
INSTALACOES PREDIAIS - HIDRAULICA - SAN. BASICO |
40 |
Ementa
O CURSO DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE FORNECE AOS ALUNOS DE ARQUITETURA INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA E ALGUMAS DAS DIVERSAS FERRAMENTAS PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
|
PLANEJAMENTO URB E REGION GESTAO PARTICIPATIVA |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projetos urbanos, em áreas centrais desocupadas e/ou subtilizada com implicações históricas ou simbólicas.
|
PROJETO DE INTERIORES II - COMERCIAL E CORPORATIVO |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos os conhecimentos fundamentais para a elaboração de projetos residenciais, comerciais e colaborativos a partir da percepção de distintas situações espaciais, cobrando o conhecimento adquirido nas disciplinas já cursadas e normatização Municipal. Projetos residenciais de reforma e adequações; Projetos Comerciais; Projetos de Interiores Colaborativos.
|
LAUDOS TECNICOS E PERICIAIS |
40 |
Ementa
|
SISTEMAS ESTRUTURAIS III - ACO E MADEIRA |
40 |
Ementa
Transmitir os princípios para pré dimensionamento, cálculo e detalhamento de lajes, vigas, pilares e estruturas de fundação de concreto armado
|
PROARQ V - E DE USO MISTO ALTA COMPLEXIDADE |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos os conhecimentos fundamentais para a elaboração de projetos de uso público de grande porte a partir da percepção de distintas situações espaciais, cobrando o conhecimento adquirido nas disciplinas já cursadas e normalização Municipal, Estadual e Federal. Projeto de uso coletivo de complexidade acentuada que incorpore a questão da estruturação do espaço urbano e questões socioculturais
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO I |
240 |
Ementa
Produzir a complementação curricular dos alunos através de sua participação nas atividades práticas em empresas privadas ou públicas que atuem nas áreas específicas do conhecimento arquitetônico e urbanístico
|
Matéria |
CH |
Ementa |
DIRETRIZES PARA TFG |
40 |
Ementa
•Transmitir aos alunos noções teóricas e metodológicas para montagem de um pequeno projeto de pesquisa científica na linguagem arquitetônica. •Utilizar corretamente as normas técnicas da ABNT: citações e referências. •Saber fazer levantamento bibliográfico (uso da biblioteca e recursos eletrônicos-Internet) •Conhecer e saber usar métodos e técnicas da pesquisa científica. •Identificar as partes de um Projeto de Pesquisa e TFG e saber elaborá-los. •Desenvolver no aluno técnicas de leitura, visando à compreensão global e a localização e entendimento de informações específicas, colaborando não apenas na vida acadêmica de cada um, mas também na sua futura vida profissional. •Trabalhar para a execução de uma ideia/solução de problema que deve ser apresentada e aprovada por uma banca avaliadora.
|
PLANEJAMENTO DE OBRAS E ORCAMENTO |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos noções de gerenciamento e planejamento de obras, fases da obra, de análise de viabilidade técnica e econômica, além informações básicas para a abordagem de custos e prazos para uma obra.
|
URBANISMO IV: MOBILIDADE URBANA |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projetos urbanos. Relacionar a temática da Mobilidade urbana e suas implicações tecnológicas para a circulação de pessoas mercadorias dentro do espaço urbano. Estudar as opções de uso e casos onde foram aplicados Intermodais, ciclovias e formas de deslocamento dentro do espaço urbano. Conceitos e referencial teórico para o desenvolvimento de Projeto de Mobilidade urbana, englobando os aspectos econômicos e culturais determinantes das condições espaciais.
|
PATRIMONIO E RESTAURO |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para conhecimento dos conceitos de Patrimônio cultural e edificado Conhecer as Teorias e Legislação do Restauro D o desenvolvimento de projetos urbanos, em áreas de interesse histórico, degradadas, desocupadas e/ou subtilizada com implicações históricas ou simbólicas.
|
ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL |
40 |
Ementa
. Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para o conhecimento do desenvolvimento da Arquitetura e das cidades Brasileiras. . Períodos Históricos, influências e estilos desde a Arquitetura e Agrupamentos indígenas . Materiais, técnicas e forma, da Arquitetura Colonial, Neoclássica. . As mudanças a partir dos séculos XVIII e XIX na Arquitetura e nas cidades - O Neogótico, o Ecletismo, Art Nouveau, Art Déco e Modernismo no século XX . Análise da Arquitetura e da Cidade Pós Moderna e Contemporânea.
|
PROARQ VIII - PROJETO ARQUITETONICO INTEGRADO |
80 |
Ementa
Transmitir aos alunos os conhecimentos fundamentais para a elaboração de projetos de uso público a partir da percepção de distintas situações espaciais, cobrando o conhecimento adquirido nas disciplinas já cursadas e normalização Municipal, Estadual e Federal para elaboração de Projeto Arquitetônico Integrado. A temática supões Projeto de uso coletivo de complexidade moderada, com enfoque multidisciplinar, que incorpore a questão da estruturação do espaço urbano, do projeto arquitetônico e todas as suas condicionantes e envolvimentos.
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO II |
240 |
Ementa
Desenvolver nos discentes as seguintes competências: Oportunizar o estudante em situações reais de trabalho, vinculadas à sua área de formação; Possibilitar o relacionamento entre o conhecimento acadêmico com os aspectos práticos do exercício profissional; Capacitar o estudante com a hierarquia de trabalho, dotando-o de respeito e companheirismo; Produzir superação nos limites pessoais dentro do universo de trabalho profissional.
|
TRABALHO DE GRADUACAO I |
80 |
Ementa
Desenvolver investigação científica fundamental ao projeto arquitetônico a ser levado a cabo posteriormente como trabalho de graduação, com tema na área de interesse do aluno. Desenvolver pesquisa nas áreas de interface com o tema escolhido. Elaborar uma proposta de intervenção arquitetônica alicerçada na síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e na respectiva pesquisa. Desenvolver no aluno o senso crítico em relação ao tema escolhido; e o estado da sua atuação frente ao assunto e projeto escolhido para desenvolvimento do trabalho individual .Estimular uma atitude projetual conceitualmente elaborada, apresentada enquanto trabalho final.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
TRABALHO DE GRADUACAO II |
80 |
Ementa
Orientar a pesquisa e execução de projeto arquitetônico, segundo as potencialidades e opções de cada aluno em particular. Possibilitar a expressão individual de cada aluno, num contexto de apresentação científica do seu produto para avaliação final.
|
DIAGRAMACAO VISUAL |
40 |
Ementa
|
TOPICOS ESPECIAIS |
40 |
Ementa
|
HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA |
40 |
Ementa
Conhecer as primeiras populações do continente africano e seu percurso histórico. - Conhecer a história Afrobrasileira, diáspora africana no Brasil; - Debater questões sobre racismos e antirracismos no Brasil – raças e etnias; - O tráfico negreiro e a resistência; - História da escravidão no Brasil (aspectos econômicos e socioculturais); - Refletir sobre a história indígena no Brasil, referenciando as políticas coloniais, imperiais e republicanas para os povos indígenas no Brasil; - Refletir a subalternização dos índios na história do Brasil. - Refletir a subalternização dos “ negros no trabalho” na história do Brasil; - Problematizar “ a invenção da África” e o olhar eurocêntrico sobre os saberes produzidos acerca do continente africano; - Compreender a complexidade das políticas indígenas atuais: cultural, habitacional e assistencial; - Estudar a cultura e a participação do negro no Brasil atual.
|
ETICA, LEGISLACAO E PRATICA PROFISSIONAL |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimentos básicos sobre a legislação, ética e prática profissional no Brasil.
|
URBANISMO V: REVITALIZACAO URB E SUSTENTABIL |
40 |
Ementa
ALTERAR Transmitir aos alunos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de projetos urbanos sustentáveis, utilizar técnicas e princípios para planejar e regular a (re) construção, a (re)qualificação e o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis. Resgatar a qualidade de vida e melhorar o relacionamento entre o homem e a cidade, promovendo o desenvolvimento sustentável em longo prazo e o crescimento ordenado que minimizasse os impactos sociais, ambientais e econômicos das ações urbanas. Projeto de requalificação urbana sob a ótica da sustentabilidade.
|
ARQUITETURA SUSTENTAVEL |
40 |
Ementa
Transmitir aos alunos conhecimento sobre projetos arquitetônicos com ênfase á sustentabilidade, aos materiais e técnicas sustentáveis. Aborda questões relativas ao conforto ambiental: Iluminação, ventilação, acústica, forças energéticas e integração a natureza. Aplicação em Projeto arquitetônico.
|