• A Unimar
    Universidade Bolsas e Programas Biblioteca Contato Hospital Fazendas Planeta Soja Ouvidoria
    Eventos
  • Graduação
        Agrárias
      • Engenharia Agronômica
      • Medicina Veterinária
      • Engenharias e Exatas
      • Análise e Desenv. de Sistemas
      • Arquitetura e Urbanismo
      • Engenharia Civil
      • Engenharia de Produção Mecânica
      • Engenharia Elétrica
      • Saúde
      • Biomedicina
      • Educação Física
      • Enfermagem
      • Farmácia
      • Fisioterapia
      • Medicina
      • Nutrição
      • Odontologia
      • Psicologia
      • Humanas e Sociais Aplicadas
      • Administração
      • Ciências Contábeis
      • Direito
      • Publicidade e Propaganda
  • Graduação EaD
        Biológicas
      • Estética e Cosmética
      • Engenharias
      • Engenharia Civil
      • Engenharia de Computação
      • Engenharia Elétrica
      • Engenharia de Produção
      • Exatas
      • Análise e Desenv. de Sistemas
        Humanas
      • Educação Física (Licenciatura)
      • Gastronomia
      • História (Licenciatura)
      • Letras Português / Inglês (Licenciatura)
      • Pedagogia
      • Negócios
      • Administração
      • Ciências Contábeis
      • Empreendedorismo
      • Gestão Ambiental
      • Gestão Comercial
      • Gestão de Agronegócios
      • Gestão de Qualidade
      • Gestão de RH
      • Gestão Financeira
      • Gestão Hospitalar
      • Gestão Pública
      • Logística
      • Marketing
      • Marketing Digital
      • Processos Gerenciais
  • Pós-Graduação
    Especialização Especialização EaD Ao-Vivo
    MBA MBA EaD
    Mestrado em Saúde Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente Mestrado em Direito
    Doutorado em Direito
    Pós-Doutorado em Direito
    Reconhecimento de Diploma
  • Cursos Técnicos
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Blog
  • Login
    Área do Aluno 2ª via de Boleto Área do Colaborador Moodle Webmail Estágio - Seguros
    Área do Aluno EaD AVA EaD Vestibular EaD

Educação Física

Bacharelado

O Curso

O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, utilizando-se de métodos e técnicas específicas de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde.

O bacharel em Educação Física tem sua atuação em clubes esportivos e de lazer, centros de reabilitação, postos de saúde, em academias como instrutor de musculação, personal trainer, professor de modalidades aquáticas e de ginástica geral, praças, parques e condomínios com assessoria de corrida e treinamento funcional, entre outros. O bacharel tem o propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da saúde, contribuindo para o desempenho e condicionamento físico das pessoas, visando o bem-estar, a qualidade de vida, a prevenção de doenças, problemas posturais e distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para a autonomia, da autoestima.

Além das disciplinas voltadas às áreas biológicas, o estudante de Bacharelado em Educação Física tem incluso em sua matriz curricular disciplinas como: Fisiologia do Exercício, Avaliação e Prescrição do Exercício Físico, Biomecânica do Exercício, Treinamento Resistido (Musculação), Teoria do Treinamento Físico Desportivo, Atividade Motora Adaptada, Esportes Coletivos e Individuais, Saúde Pública, entre outras.

Com ginásio de esportes, campo de futebol, quadras poliesportivas, piscina, academia, a UNIMAR possui o maior Complexo Esportivo da região e proporciona ao acadêmico experiência com atendimento real a públicos nas mais diversas atividades esportivas.

Além do complexo esportivo amplo e a academia do LAFIPE (Laboratório de Avaliação Física e Práticas Esportivas), o curso de Educação Física participa de projeto de Extensão no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) promovendo a experiência de intervenção interdisciplinar em saúde, como também a possibilidade da participação em projetos de pesquisa e aproximação da pós-graduação por meio do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
online free course
download mobile firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
Coordenação:

(14) 2105-4055
Secretaria:
edfisica@unimar.br
(14) 2105-4058
Informações
Área de Formação:
Saúde
Duração:
Noturno: 8 Semestres
Carga Horária:
3240 horas
Ato Autorizativo:
DECRETO LEI 73671 de 18/02/1974 D.O.U: 20/02/1974
PORTARIA MINISTERIAL 1 de 06/01/2012 D.O.U: 09/01/2012
PORTARIA MINISTERIAL 823 de 30/12/2014 D.O.U: 02/01/2015
Matriz
Semestre 1
Matéria CH Ementa
ANATOMIA I 80 Ementa
Ementa da disciplina: ANATOMIA I
Objetivo Geral Levar o ensino além da dimensão técnica, mantendo assim compromisso com a cidadania e com a ética. Contribuir para a formação da consciência crítica do aluno em relação ao contexto social e científico. Fornecer elementos para o aprimoramento da cultura geral do aluno. Orientar, incentivar e ajudar o aluno a aprender, preparando-o com noções de Anatomia para o estudo de outras ciências, seja de base, seja aplicado. Manter relações entre o conteúdo da disciplina e do curso como um todo. Explorar os conceitos anatômicos básicos ou fundamentais, tendo em vista a necessidade de conhecimentos sobre denominação, constituição, forma, tamanho, posição, relações e funções das formações anatômicas do corpo humano. Apresentar e despertar no aluno o interesse nas características, localização e relação entre si das estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano. Objetivo Específico Do ponto de vista da eficiência e técnica espera-se que, ao término da disciplina, os alunos adquiram os seguintes comportamentos para a seqüência de seu curso: reconhecer os componentes dos sistemas orgânicos e descrever seu funcionamento geral; identificar e descrever, estabelecendo relações, os elementos anatômicos do corpo humano; e demonstrar em peças anatômicas o conteúdo anatomotopográfico das grandes cavidades do corpo, do tórax, abdome, membros superiores, membros inferiores, crânio.
ESPORTES I I (TAEKONDO/KARATE/JIU-JITSU/JUDO) 80 Ementa
Ementa da disciplina: ESPORTES I I (TAEKONDO/KARATE/JIU-JITSU/JUDO)
1. Pelo conhecimento da filosofia e história, capacitar o aluno a definir o que é arte marcial, conhecer a força interna e sua relação com a energia cósmica. 2. Levar ao aluno a valorizar o principio “mente sã, corpo são”. 3. Entender as diferenças entre artes marciais tradicionais e modernos 4. Entender a filosofia e história do Taekwondo, e Karate. 5. Conhecer os golpes basicos de T.K.D. e Karate a nível de iniciação; 6. Capacitar os alunos para darem aulas de iniciação do T.K.D. e Karate na escola de 1º grau. 7. Entender a filosofia oriental pelo estudo do Judo; harmonia de In e Yang (negativo e positivo); 8. Entender que o Judô foi criado do Jiu-jitsu pelo estudo da história das artes marciais; 9. Distinguir as diferenças de golpes basicos de Judo pela prática e estudo dos regulamentos; 10. Conhecer os golpes basicos do Judo; 11. Conhecimento da força interna, externa e controle, aplicadas nos golpes de Judo; 12. Melhorar habilidades motoras e equilíbrio dos alunos. 13. Capacitar os alunos para dar iniciação de Judo
HIST. FILOS. DA EDUCACAO FISICA E DA DANCA 40 Ementa
Ementa da disciplina: HIST. FILOS. DA EDUCACAO FISICA E DA DANCA
Compreender a Educação Física como área de conhecimento que atua hoje em duas vertentes: saúde e educação, buscando identificar os aspectos históricos da evolução da profissão, conduzindo para um olhar reflexivo às tendências do mercado de trabalho e consequentemente a atuação do profissional de Educação Física, amparada pelos Conselhos Federal e Estadual.
ESPORTES COLETIVOS I (FUTEBOL DE CAMPO/SALAO) 80 Ementa
Ementa da disciplina: ESPORTES COLETIVOS I (FUTEBOL DE CAMPO/SALAO)
Ao término da disciplina o aluno será capaz de: - Aprofundar seus conhecimentos de futebol e futsal; - Conhecer os conceitos e aplicações práticas do futebol e futsal; - Desenvolver e entender as teorias do futebol e futsal;
BIOLOGIA CELULAR 80 Ementa
Ementa da disciplina: BIOLOGIA CELULAR
Objetivo Geral Propiciar ao aluno compreensão dos fundamentos básicos da Biologia no que se refere às funções desempenhadas pelos seres vivos no meio ambiente. Sendo assim o aluno será capaz de inter-relacionar causa e efeito nos processos naturais e biológicos; compreender e interpretar impactos do desenvolvimento científico e biotecnológico na sociedade e no meio ambiente; interagir e relacionar-se adequadamente com profissionais de diversas áreas da saúde e comunidade; analisar e avaliar questões inerentes às Ciências Biológicas e buscar o conhecimento de forma autônoma. Objetivo Específico Propiciar informações necessárias para a obtenção de conhecimentos relacionados aos diversos tipos celulares, sua constituição e funções das estruturas celulares; propiciar dados necessários para a obtenção de conhecimentos teóricos relacionados aos processos metabólicos celulares; compreender os processos de origem e evolução dos tipos celulares, conhecer a organização e propriedades da membrana; compreender os aspectos da interação e da comunicação entre as células; conhecer as organelas celulares e suas respectivas funções; compreender a organização e funções do citoesqueleto e matriz extracelular; compreender as características do núcleo e do genoma; compreender os processos de Divisão e Diferenciação Celular.
BIOESTATISTICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: BIOESTATISTICA
Fornecer conceitos básicos para coleta, organização, descrição dados e análise crítica de textos científicos, como interpretação e seleção de procedimentos de análise para dados numéricos e categóricos através utilização de recursos computacionais.
Semestre 2
Matéria CH Ementa
BIOQUIMICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: BIOQUIMICA
OBJETIVOS GERAIS 1) Permitir a compreensão da função estrutural, importância biológica e aplicação das biomoléculas nos organismos vivos e promover interações entre os diferentes aspectos bioquímicos e moleculares ao longo da vida; 2) Entender e aplicar esses novos conhecimentos visualizando de maneira crítica a importância dos aspectos abordados através da utilização de casos clínicos e suas correlações. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Familiarização com os conceitos bioquímicos básicos 2) Aspectos bioquímicos das biomoléculas bem como os aspectos químicos e físicos onde estas moléculas interagem; 3) Noções básicas das oxidações biológicas com o intuito de compreender os fenômenos de geração e transferência de energia em sistemas biológicos 4)Desenvolver no estudante as habilidades e atitudes necessárias para a busca ativa de novos conhecimentos e estimular a pesquisa e o estudo em grupos
FISIOLOGIA 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA
Oferecer ao estudante conceitos teóricos para o entendimento dos processos fisiológicos envolvidos com os sistemas estudados e suas inter-relações para a manutenção da homeostasia.
ANATOMIA II 40 Ementa
Ementa da disciplina: ANATOMIA II
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a nomina anatômica das estruturas que compõem os sistemas orgânicos e correlacionar com a topografia humana, fornecendo assim um estudo sistêmico e segmentar. Identificar, caracterizar e reconhecer as diferentes estruturas responsáveis por compor os Aparelhos Osteoarticulares, Muscular e Nervoso possibilitando uma visão integrada desses sistemas.
ESPORTES COLETIVOS II (BASQUETEBOL/HANDEBOL) 80 Ementa
Ementa da disciplina: ESPORTES COLETIVOS II (BASQUETEBOL/HANDEBOL)
Selecionar e estruturar meios e métodos para o ensino e aprendizagem dos fundamentos técnicos básico do basquetebol e handebol. Propiciar ao acadêmico conhecimento teórico e prático, em relação ao processo de aprendizagem e aperfeiçoamento dos fundamentos técnicos e táticos do basquetebol e handebol.
DIREITOS HUMANOS 40 Ementa
Ementa da disciplina: DIREITOS HUMANOS
Entender a relação entre ética, cidadania e direitos humanos. Conhecer o processo de desenvolvimento histórico da construção dos direitos humanos e sua relação com os direitos fundamentais. Apresentar o sistema internacional de proteção dos direitos humanos e os direitos humanos na Constituição Brasileira de 1988. Conhecer e refletir sobre os problemas sociais relacionados a ética, cidadania e direitos humanos.
ESPORTES INDIVIDUAIS II (GINASTICA OLIMPICA) 80 Ementa
Ementa da disciplina: ESPORTES INDIVIDUAIS II (GINASTICA OLIMPICA)
A disciplina tem como objetivo identificar aspectos gerais em relação ao código de pontuação e estruturação de séries de exercícios para diferentes provas, como também proporcionar conhecimentos técnicos metodológicos do processo de iniciação à Ginástica Olímpica.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA 40 Ementa
Ementa da disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA
Adquirir fundamentação teórica e prática para que o aluno entenda o processo de organização e consiga planejar e aplicar em eventos esportivos, sociais e científicos relacionados à área da Educação Física.
Semestre 3
Matéria CH Ementa
ORGANIZACAO DE EVENTOS 40 Ementa
Ementa da disciplina: ORGANIZACAO DE EVENTOS
Adquirir fundamentação teórica e prática para que o aluno entenda o processo de organização e consiga planejar e aplicar em eventos esportivos, sociais e científicos relacionados à área da Educação Física.
APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR 80 Ementa
Ementa da disciplina: APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR
Levar os alunos a conhecerem o processo de aprendizagem de uma habilidade motora e a refletirem sobre os mesmos, considerando as várias abordagens.
PSICOLOGIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: PSICOLOGIA
GINASTICA DE ACADEMIA 40 Ementa
Ementa da disciplina: GINASTICA DE ACADEMIA
Adquirir fundamentação teórico-prática da Ginástica de Academia. Capacitar os alunos a desenvolver programas de condicionamento físico por meio da Ginástica. Transmitir o conhecimento que possibilite o entendimento da organização da Ginástica de Academia. Organizar, planejar e aplicar os conceitos de ginástica laboral.
SAUDE PUBLICA 80 Ementa
Ementa da disciplina: SAUDE PUBLICA
ESPORTES COLETIVOS III (VOLEIBOL) 40 Ementa
Ementa da disciplina: ESPORTES COLETIVOS III (VOLEIBOL)
Desenvolver no aluno a capacidade de criar e elaborar uma linha de trabalho para o desenvolvimento da aprendizagem das técnicas do voleibol, a partir de exercícios pedagógicos aplicados corretamente, respeitando os estágios de aprendizagem e as diferenças individuais do atleta. Aprofundar os conhecimentos táticos do voleibol e as formas de treinamento de equipes de categorias de base ao alto-nível.
ESPORTES INDIVIDUAIS III (GINASTICA RITMICA/DANCA) 40 Ementa
Ementa da disciplina: ESPORTES INDIVIDUAIS III (GINASTICA RITMICA/DANCA)
1. Oferecer a oportunidade de vivenciar os diferentes conhecimentos da Dança que possam ser utilizados na Educação Física, discutindo e identificando a relevância dessas manifestações na sociedade brasileira. 2. Fundamentar e contextualizar as diferentes danças aplicáveis na cultura popular, e vivenciar os diversos ritmos presentes em cada uma dessas manifestações de dança. 3. Desenvolver um projeto de dança utilizando os aspectos teóricos e práticos da disciplina. 4. Qualificar profissional, sendo o conhecimento da Dança como mais uma possibilidade no mercado de trabalho.
Semestre 4
Matéria CH Ementa
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR 80 Ementa
Ementa da disciplina: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR
FISIOLOGIA DO ESFORCO I 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA DO ESFORCO I
ATIVIDADES ESPORTIVAS AQUATICAS I (HIDROGINASTICA) 40 Ementa
Ementa da disciplina: ATIVIDADES ESPORTIVAS AQUATICAS I (HIDROGINASTICA)
ESPORTES INDIVIDUAIS IV (ATLETISMO) 80 Ementa
Ementa da disciplina: ESPORTES INDIVIDUAIS IV (ATLETISMO)
BIOMECANICA DO EXERCICIO 80 Ementa
Ementa da disciplina: BIOMECANICA DO EXERCICIO
Semestre 5
Matéria CH Ementa
RECREACAO I (INFANTIL) 40 Ementa
Ementa da disciplina: RECREACAO I (INFANTIL)
ATIVIDADE ESPORTIVA AQUATICA II (NATACAO/POLO) 80 Ementa
Ementa da disciplina: ATIVIDADE ESPORTIVA AQUATICA II (NATACAO/POLO)
FISIOLOGIA DO ESFORCO II 80 Ementa
Ementa da disciplina: FISIOLOGIA DO ESFORCO II
ETICA E LEGISLACAO 40 Ementa
Ementa da disciplina: ETICA E LEGISLACAO
ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA I 40 Ementa
Ementa da disciplina: ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA I
TREINAMENTO RESISTIDO (MUSCULACAO) 80 Ementa
Ementa da disciplina: TREINAMENTO RESISTIDO (MUSCULACAO)
Semestre 6
Matéria CH Ementa
NUTRICAO 80 Ementa
Ementa da disciplina: NUTRICAO
MARKETING 40 Ementa
Ementa da disciplina: MARKETING
AVALIACAO E PRESCRICAO DA ATIVIDADE FISICA 80 Ementa
Ementa da disciplina: AVALIACAO E PRESCRICAO DA ATIVIDADE FISICA
TEORIA E TREINAMENTO FISICO DESPORTIVO I 80 Ementa
Ementa da disciplina: TEORIA E TREINAMENTO FISICO DESPORTIVO I
RECREACAO II (HOTELARIA E EVENTOS) 40 Ementa
Ementa da disciplina: RECREACAO II (HOTELARIA E EVENTOS)
ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA II 40 Ementa
Ementa da disciplina: ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA II
Semestre 7
Matéria CH Ementa
PROJETOS I 160 Ementa
Ementa da disciplina: PROJETOS I
ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ATIVIDADE FISICA I 260 Ementa
Ementa da disciplina: ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ATIVIDADE FISICA I
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I 80 Ementa
Ementa da disciplina: TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I
TEORIA E TREINAMENTO FISICO E DESPORTIVO II 80 Ementa
Ementa da disciplina: TEORIA E TREINAMENTO FISICO E DESPORTIVO II
PRIMEIROS SOCORROS 40 Ementa
Ementa da disciplina: PRIMEIROS SOCORROS
PRATICA DE ENSINO I 40 Ementa
Ementa da disciplina: PRATICA DE ENSINO I
Semestre 8
Matéria CH Ementa
ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ATIVIDADE FISICA II 260 Ementa
Ementa da disciplina: ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ATIVIDADE FISICA II
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II 80 Ementa
Ementa da disciplina: TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II
EXERCICIOS F N T E P DE D CRONICAS E DEGENERATIVAS 120 Ementa
Ementa da disciplina: EXERCICIOS F N T E P DE D CRONICAS E DEGENERATIVAS
PRATICA DE ENSINO II 40 Ementa
Ementa da disciplina: PRATICA DE ENSINO II
PROJETOS II 80 Ementa
Ementa da disciplina: PROJETOS II
ALTERACOES H E METABOLISMO DO EXERCICIO FISICO 80 Ementa
Ementa da disciplina: ALTERACOES H E METABOLISMO DO EXERCICIO FISICO
HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA 40 Ementa
Ementa da disciplina: HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA
Vestibular

Galeria

Conheça outros cursos nesta área
Nutrição
Nutrição
Odontologia
Odontologia
Enfermagem
Enfermagem

Notícias e Conteúdo sobre o curso de Educação Física da Unimar:

Unimar realiza a 13ª edição da Semana de Estudos da Educação Física
Continue Lendo
Cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física da Unimar realizam barreira sanitária na Rodoviária de Marília
Continue Lendo
Unimar sediou as competições de Ginástica Artística que contou com a presença dos medalhistas Arthur Zanetti e Daniele Hypólito
Continue Lendo
Série: Guia de Profissões: Educação Física
Continue Lendo

Depoimentos de egressos:

“Durante a graduação tivemos uma formação empreendedora que, além de nos preparar para o mercado, nos formava também como indivíduos. Comecei com trainee no departamento agrícola da BM&F e após um longo trajeto consolidado um dos principais analistas de mercado e grãos brasileiros, eu assumi o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso”

Seneri Kernbeis Paludo

Unimar Presencial
Unimar EAD

Universidade de Marília
Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001
Marília-SP, Cep 17.525–902

+55 (14) 99113-0802
+55 (14) 2105-4000
falecom@unimar.br
Sobre
  • Universidade
  • Hospital
  • Fazendas
Viva a Unimar
  • Vestibular
  • Transferência
Acesso Rápido
  • Avaliação Institucional (CPA)
  • Biblioteca
  • Blog
  • Consulta de diplomas
  • Pesquisa e Extensão
Ajuda
  • Apoio Psicopedagógico
  • Identidade Visual
  • Ouvidoria
Cursos
  • Graduação
  • Pós-Graduação
  • Educação a Distância
  • Internacionalização
  • Soluções para IES
Copyright © 2020 Universidade de Marília - UNIMAR.
Desenvolvido por
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceito
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Always Enabled

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

SAVE & ACCEPT