O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, utilizando-se de métodos e técnicas específicas de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde.
O bacharel em Educação Física tem sua atuação em clubes esportivos e de lazer, centros de reabilitação, postos de saúde, em academias como instrutor de musculação, personal trainer, professor de modalidades aquáticas e de ginástica geral, praças, parques e condomínios com assessoria de corrida e treinamento funcional, entre outros. O bacharel tem o propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da saúde, contribuindo para o desempenho e condicionamento físico das pessoas, visando o bem-estar, a qualidade de vida, a prevenção de doenças, problemas posturais e distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para a autonomia, da autoestima.
Além das disciplinas voltadas às áreas biológicas, o estudante de Bacharelado em Educação Física tem incluso em sua matriz curricular disciplinas como: Fisiologia do Exercício, Avaliação e Prescrição do Exercício Físico, Biomecânica do Exercício, Treinamento Resistido (Musculação), Teoria do Treinamento Físico Desportivo, Atividade Motora Adaptada, Esportes Coletivos e Individuais, Saúde Pública, entre outras.
Com ginásio de esportes, campo de futebol, quadras poliesportivas, piscina, academia, a UNIMAR possui o maior Complexo Esportivo da região e proporciona ao acadêmico experiência com atendimento real a públicos nas mais diversas atividades esportivas.
Além do complexo esportivo amplo e a academia do LAFIPE (Laboratório de Avaliação Física e Práticas Esportivas), o curso de Educação Física participa de projeto de Extensão no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) promovendo a experiência de intervenção interdisciplinar em saúde, como também a possibilidade da participação em projetos de pesquisa e aproximação da pós-graduação por meio do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação.
Coordenação:
(14) 2105-4055
Secretaria:
edfisica@unimar.br
(14) 2105-4058
Matéria |
CH |
Ementa |
ANATOMIA I |
80 |
Ementa
Objetivo Geral Levar o ensino além da dimensão técnica, mantendo assim compromisso com a cidadania e com a ética. Contribuir para a formação da consciência crítica do aluno em relação ao contexto social e científico. Fornecer elementos para o aprimoramento da cultura geral do aluno. Orientar, incentivar e ajudar o aluno a aprender, preparando-o com noções de Anatomia para o estudo de outras ciências, seja de base, seja aplicado. Manter relações entre o conteúdo da disciplina e do curso como um todo. Explorar os conceitos anatômicos básicos ou fundamentais, tendo em vista a necessidade de conhecimentos sobre denominação, constituição, forma, tamanho, posição, relações e funções das formações anatômicas do corpo humano. Apresentar e despertar no aluno o interesse nas características, localização e relação entre si das estruturas anatômicas e sistemas orgânicos do corpo humano. Objetivo Específico Do ponto de vista da eficiência e técnica espera-se que, ao término da disciplina, os alunos adquiram os seguintes comportamentos para a seqüência de seu curso: reconhecer os componentes dos sistemas orgânicos e descrever seu funcionamento geral; identificar e descrever, estabelecendo relações, os elementos anatômicos do corpo humano; e demonstrar em peças anatômicas o conteúdo anatomotopográfico das grandes cavidades do corpo, do tórax, abdome, membros superiores, membros inferiores, crânio.
|
ESPORTES I I (TAEKONDO/KARATE/JIU-JITSU/JUDO) |
80 |
Ementa
1. Pelo conhecimento da filosofia e história, capacitar o aluno a definir o que é arte marcial, conhecer a força interna e sua relação com a energia cósmica. 2. Levar ao aluno a valorizar o principio “mente sã, corpo são”. 3. Entender as diferenças entre artes marciais tradicionais e modernos 4. Entender a filosofia e história do Taekwondo, e Karate. 5. Conhecer os golpes basicos de T.K.D. e Karate a nível de iniciação; 6. Capacitar os alunos para darem aulas de iniciação do T.K.D. e Karate na escola de 1º grau. 7. Entender a filosofia oriental pelo estudo do Judo; harmonia de In e Yang (negativo e positivo); 8. Entender que o Judô foi criado do Jiu-jitsu pelo estudo da história das artes marciais; 9. Distinguir as diferenças de golpes basicos de Judo pela prática e estudo dos regulamentos; 10. Conhecer os golpes basicos do Judo; 11. Conhecimento da força interna, externa e controle, aplicadas nos golpes de Judo; 12. Melhorar habilidades motoras e equilíbrio dos alunos. 13. Capacitar os alunos para dar iniciação de Judo
|
HIST. FILOS. DA EDUCACAO FISICA E DA DANCA |
40 |
Ementa
Compreender a Educação Física como área de conhecimento que atua hoje em duas vertentes: saúde e educação, buscando identificar os aspectos históricos da evolução da profissão, conduzindo para um olhar reflexivo às tendências do mercado de trabalho e consequentemente a atuação do profissional de Educação Física, amparada pelos Conselhos Federal e Estadual.
|
ESPORTES COLETIVOS I (FUTEBOL DE CAMPO/SALAO) |
80 |
Ementa
Ao término da disciplina o aluno será capaz de: - Aprofundar seus conhecimentos de futebol e futsal; - Conhecer os conceitos e aplicações práticas do futebol e futsal; - Desenvolver e entender as teorias do futebol e futsal;
|
BIOLOGIA CELULAR |
80 |
Ementa
Objetivo Geral Propiciar ao aluno compreensão dos fundamentos básicos da Biologia no que se refere às funções desempenhadas pelos seres vivos no meio ambiente. Sendo assim o aluno será capaz de inter-relacionar causa e efeito nos processos naturais e biológicos; compreender e interpretar impactos do desenvolvimento científico e biotecnológico na sociedade e no meio ambiente; interagir e relacionar-se adequadamente com profissionais de diversas áreas da saúde e comunidade; analisar e avaliar questões inerentes às Ciências Biológicas e buscar o conhecimento de forma autônoma. Objetivo Específico Propiciar informações necessárias para a obtenção de conhecimentos relacionados aos diversos tipos celulares, sua constituição e funções das estruturas celulares; propiciar dados necessários para a obtenção de conhecimentos teóricos relacionados aos processos metabólicos celulares; compreender os processos de origem e evolução dos tipos celulares, conhecer a organização e propriedades da membrana; compreender os aspectos da interação e da comunicação entre as células; conhecer as organelas celulares e suas respectivas funções; compreender a organização e funções do citoesqueleto e matriz extracelular; compreender as características do núcleo e do genoma; compreender os processos de Divisão e Diferenciação Celular.
|
BIOESTATISTICA |
40 |
Ementa
Fornecer conceitos básicos para coleta, organização, descrição dados e análise crítica de textos científicos, como interpretação e seleção de procedimentos de análise para dados numéricos e categóricos através utilização de recursos computacionais.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
BIOQUIMICA |
40 |
Ementa
OBJETIVOS GERAIS 1) Permitir a compreensão da função estrutural, importância biológica e aplicação das biomoléculas nos organismos vivos e promover interações entre os diferentes aspectos bioquímicos e moleculares ao longo da vida; 2) Entender e aplicar esses novos conhecimentos visualizando de maneira crítica a importância dos aspectos abordados através da utilização de casos clínicos e suas correlações. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1) Familiarização com os conceitos bioquímicos básicos 2) Aspectos bioquímicos das biomoléculas bem como os aspectos químicos e físicos onde estas moléculas interagem; 3) Noções básicas das oxidações biológicas com o intuito de compreender os fenômenos de geração e transferência de energia em sistemas biológicos 4)Desenvolver no estudante as habilidades e atitudes necessárias para a busca ativa de novos conhecimentos e estimular a pesquisa e o estudo em grupos
|
FISIOLOGIA |
80 |
Ementa
Oferecer ao estudante conceitos teóricos para o entendimento dos processos fisiológicos envolvidos com os sistemas estudados e suas inter-relações para a manutenção da homeostasia.
|
ANATOMIA II |
40 |
Ementa
Fornecer ao estudante conhecimento sobre a nomina anatômica das estruturas que compõem os sistemas orgânicos e correlacionar com a topografia humana, fornecendo assim um estudo sistêmico e segmentar. Identificar, caracterizar e reconhecer as diferentes estruturas responsáveis por compor os Aparelhos Osteoarticulares, Muscular e Nervoso possibilitando uma visão integrada desses sistemas.
|
ESPORTES COLETIVOS II (BASQUETEBOL/HANDEBOL) |
80 |
Ementa
Selecionar e estruturar meios e métodos para o ensino e aprendizagem dos fundamentos técnicos básico do basquetebol e handebol. Propiciar ao acadêmico conhecimento teórico e prático, em relação ao processo de aprendizagem e aperfeiçoamento dos fundamentos técnicos e táticos do basquetebol e handebol.
|
DIREITOS HUMANOS |
40 |
Ementa
Entender a relação entre ética, cidadania e direitos humanos. Conhecer o processo de desenvolvimento histórico da construção dos direitos humanos e sua relação com os direitos fundamentais. Apresentar o sistema internacional de proteção dos direitos humanos e os direitos humanos na Constituição Brasileira de 1988. Conhecer e refletir sobre os problemas sociais relacionados a ética, cidadania e direitos humanos.
|
ESPORTES INDIVIDUAIS II (GINASTICA OLIMPICA) |
80 |
Ementa
A disciplina tem como objetivo identificar aspectos gerais em relação ao código de pontuação e estruturação de séries de exercícios para diferentes provas, como também proporcionar conhecimentos técnicos metodológicos do processo de iniciação à Ginástica Olímpica.
|
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA |
40 |
Ementa
Adquirir fundamentação teórica e prática para que o aluno entenda o processo de organização e consiga planejar e aplicar em eventos esportivos, sociais e científicos relacionados à área da Educação Física.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
ORGANIZACAO DE EVENTOS |
40 |
Ementa
Adquirir fundamentação teórica e prática para que o aluno entenda o processo de organização e consiga planejar e aplicar em eventos esportivos, sociais e científicos relacionados à área da Educação Física.
|
APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR |
80 |
Ementa
Levar os alunos a conhecerem o processo de aprendizagem de uma habilidade motora e a refletirem sobre os mesmos, considerando as várias abordagens.
|
PSICOLOGIA |
40 |
Ementa
|
GINASTICA DE ACADEMIA |
40 |
Ementa
Adquirir fundamentação teórico-prática da Ginástica de Academia. Capacitar os alunos a desenvolver programas de condicionamento físico por meio da Ginástica. Transmitir o conhecimento que possibilite o entendimento da organização da Ginástica de Academia. Organizar, planejar e aplicar os conceitos de ginástica laboral.
|
SAUDE PUBLICA |
80 |
Ementa
|
ESPORTES COLETIVOS III (VOLEIBOL) |
40 |
Ementa
Desenvolver no aluno a capacidade de criar e elaborar uma linha de trabalho para o desenvolvimento da aprendizagem das técnicas do voleibol, a partir de exercícios pedagógicos aplicados corretamente, respeitando os estágios de aprendizagem e as diferenças individuais do atleta. Aprofundar os conhecimentos táticos do voleibol e as formas de treinamento de equipes de categorias de base ao alto-nível.
|
ESPORTES INDIVIDUAIS III (GINASTICA RITMICA/DANCA) |
40 |
Ementa
1. Oferecer a oportunidade de vivenciar os diferentes conhecimentos da Dança que possam ser utilizados na Educação Física, discutindo e identificando a relevância dessas manifestações na sociedade brasileira. 2. Fundamentar e contextualizar as diferentes danças aplicáveis na cultura popular, e vivenciar os diversos ritmos presentes em cada uma dessas manifestações de dança. 3. Desenvolver um projeto de dança utilizando os aspectos teóricos e práticos da disciplina. 4. Qualificar profissional, sendo o conhecimento da Dança como mais uma possibilidade no mercado de trabalho.
|
Matéria |
CH |
Ementa |
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR |
80 |
Ementa
|
FISIOLOGIA DO ESFORCO I |
80 |
Ementa
|
ATIVIDADES ESPORTIVAS AQUATICAS I (HIDROGINASTICA) |
40 |
Ementa
|
ESPORTES INDIVIDUAIS IV (ATLETISMO) |
80 |
Ementa
|
BIOMECANICA DO EXERCICIO |
80 |
Ementa
|
Matéria |
CH |
Ementa |
RECREACAO I (INFANTIL) |
40 |
Ementa
|
ATIVIDADE ESPORTIVA AQUATICA II (NATACAO/POLO) |
80 |
Ementa
|
FISIOLOGIA DO ESFORCO II |
80 |
Ementa
|
ETICA E LEGISLACAO |
40 |
Ementa
|
ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA I |
40 |
Ementa
|
TREINAMENTO RESISTIDO (MUSCULACAO) |
80 |
Ementa
|
Matéria |
CH |
Ementa |
NUTRICAO |
80 |
Ementa
|
MARKETING |
40 |
Ementa
|
AVALIACAO E PRESCRICAO DA ATIVIDADE FISICA |
80 |
Ementa
|
TEORIA E TREINAMENTO FISICO DESPORTIVO I |
80 |
Ementa
|
RECREACAO II (HOTELARIA E EVENTOS) |
40 |
Ementa
|
ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA II |
40 |
Ementa
|
Matéria |
CH |
Ementa |
PROJETOS I |
160 |
Ementa
|
ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ATIVIDADE FISICA I |
260 |
Ementa
|
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I |
80 |
Ementa
|
TEORIA E TREINAMENTO FISICO E DESPORTIVO II |
80 |
Ementa
|
PRIMEIROS SOCORROS |
40 |
Ementa
|
PRATICA DE ENSINO I |
40 |
Ementa
|
Matéria |
CH |
Ementa |
ESTAGIO SUPERVISIONADO EM ATIVIDADE FISICA II |
260 |
Ementa
|
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II |
80 |
Ementa
|
EXERCICIOS F N T E P DE D CRONICAS E DEGENERATIVAS |
120 |
Ementa
|
PRATICA DE ENSINO II |
40 |
Ementa
|
PROJETOS II |
80 |
Ementa
|
ALTERACOES H E METABOLISMO DO EXERCICIO FISICO |
80 |
Ementa
|
HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA |
40 |
Ementa
|