O engenheiro de produção mecânica é fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores, tendo como objetivo aumentar sua produtividade e rentabilidade.
Sua formação associa conhecimento de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia que racionalizem o trabalho, organizem sistemas de armazenagem, supervisionem processos e definam normas e procedimentos de segurança na linha de produção.
O Engenheiro de Produção quem controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas, aperfeiçoa técnicas de produção e define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima para avançar na qualidade e aumentar a produtividade da empresa.
Entre os principais espaços de aprendizagem é possível destacar os laboratórios de Ensaios Mecânicos e Metalografia, Física Experimental, Máquinas Operatrizes e Metrologia, Laboratório de Automação e Controle – Hidráulico /Pneumático/Elétrico, entre outros.
“Durante a graduação tivemos uma formação empreendedora que, além de nos preparar para o mercado, nos formava também como indivíduos. Comecei com trainee no departamento agrícola da BM&F e após um longo trajeto consolidado um dos principais analistas de mercado e grãos brasileiros, eu assumi o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso”