Unimar
  • Universo Unimar
    Institucional Bolsas e Programas Biblioteca Egressos Contato Hospital Fazendas Blog Podcasts Universo Unimar Vagas Planeta Soja Ouvidoria Eventos Revista Experiência Ciência
  • Ensino Presencial
    Graduação Pós-Graduação Cursos Técnicos Vestibular Reconhecimento de diploma stricto sensu
  • Ensino a Distância
    Graduação Pós-Graduação Cursos de Extensão Capacitação DPO Vestibular
  • Educação Continuada
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Vestibular
  • Login
    Área do Aluno Área do Usuário/Egresso 2ª via de Boleto Área do Colaborador Moodle Webmail Estágio - Seguros
    Área do Aluno EaD AVA EaD Vestibular EaD
Publicidade e Propaganda
Publicidade e Propaganda
Bacharelado
Vestibular

O publicitário é um profissional versátil e criativo, que desempenha um papel fundamental na indústria da comunicação e do marketing.

Seu perfil é a combinação de habilidades, personalidade e conhecimento, para enfrentar os desafios de uma área dinâmica e que está em constante evolução.

Na era digital, marcas não querem somente vender seus produtos e serviços, mas sim, proporcionar experiências, relacionamentos, e é o publicitário que tem a aptidão de criar essas conexões, por meio das mídias on e off-line.

O publicitário é um profissional multitarefas, capaz de atuar em indústrias, empresas, em agências de publicidade, em produtoras audiovisuais (na produção de Podcast, documentários, comerciais e filmes), em estúdios de fotografia, em empresas de e-commerce, em departamentos de marketing, em veículos de comunicação (TV, Rádio, Portais), como consultor, designer e nas Big Techs como Google, Facebook, Instagram, além de ser conteudista para redes sociais.

Aqui no curso, não há espaço para o comum, o previsível ou o entediante, as aulas mesclam teoria, prática e vão desafiá-los a cada atividade, preparando-os para o mercado de trabalho, que procura mais do que profissionais técnicos, profissionais humanos, éticos, plurais, e que saibam a força e o poder que a comunicação tem. Ao ingressar no curso, você não estará apenas escolhendo uma profissão, mas, se comprometendo em ser um contador de histórias, um influenciador de opiniões e um agente de mudanças.

A Universidade oferece estrutura completa para o futuro publicitário como Emissora de TV real e laboratórios de Rádio, Informática e Fotografia. Além disso, possibilita a vivência das rotinas do mercado de trabalho por meio do Núcleo Interdisciplinar de Estágio e Empregabilidade.

Informações

Duração
8 Semestres
Carga Horária
2700 horas
Periodo
Noturno
Área de Formação:
Ciências Sociais Aplicadas

Avaliação

MEC
4
Guia das Faculdades
★★★★
Matriz

Estrutura do curso

Publicidade e Propaganda
Vestibular
Matriz Curricular
Semestre 1
Matéria CH
Semiótica em Publicidade 40
Língua Portuguesa I - EAD 40
Consumo audiovisual e comportamento do consumidor 40
Arte, cultura e comunicação I 40
História da Mídia 40
Teoria e Técnica em Publicidade 80
Atendimento Publicitário 80
Semestre 2
Matéria CH
O texto publicitário 40
Arte, cultura e comunicação II 80
Fotografia Publicitária 80
Teoria e Técnica em Publicidade II 40
Produção Gráfica 40
Narrativas audiovisuais: gêneros e formatos 40
Metodologia da Pesquisa Cientifica - EAD 40
Semestre 3
Matéria CH
Programação Visual I 80
Ética e Legislação em Comunicação 40
Produção Fotográfica 80
Produção sonora em multiplataformas 40
Marketing 80
Filosofia da Comunicação - EAD 40
Semestre 4
Matéria CH
Roteiro e linguagem audiovisual em multiplataformas 80
Live Marketing 80
História e Cultura Afro-brasileira e indígena - EAD 40
Desktop Publishing 80
Teoria de comunicação I 40
Redação Publicitária I 40
Fundamentos Políticos e Econômicos 40
Semestre 5
Matéria CH
Brand Management 40
Design Sonoro 40
Redação Publicitária II 40
Gestão de Marketing e Estratégias Digitais 80
Teoria de comunicação II 40
Gestão em Mídias Sociais 40
Abordagens socioculturais contemporâneas 80
Semestre 6
Matéria CH
Produção Audiovisual e Transmídia Storytelling 80
Planejamento de Mídia 80
Pesquisa em Publicidade I 80
Planejamento de Campanha Publicitária I 40
Comportamento e consumo 40
Redação Publicitária III - Texto digital 40
Semestre 7
Matéria CH
Planejamento de Campanha Publicitária II 80
Direção de arte 80
Empreendedorismo e negócios em comunicação 40
Pesquisa em Publicidade II 80
Investimento em Mídia Digital 40
Semestre 8
Matéria CH
Criação Publicitária 80
Projeto Experimental 280
Trabalho de Conclusão de Curso 40
Inovação e novas perspectivas 40
Assessoria em Comunicação e relações públicas integradas a publicidade 40
Mais Informações
Coordenação:
Profa. Ma. Debora Loosli Massarollo
debora@unimar.br
(14) 2105-4071
Secretaria:
comunicacao@unimar.br
(14) 2105-4084
Bloco 11

Ato Autorizativo:
PORTARIA MINISTERIAL 1104 de 13/07/1999 D.O.U: 16/07/1999
PORTARIA MINISTERIAL 419 de 11/10/2011 D.O.U: 14/10/2011
PORTARIA MINISTERIAL 706 de 18/12/2013 D.O.U: 19/12/2013
PORTARIA MINISTERIAL 271 de 03/04/2017 D.O.U: 04/04/2017

Atualizações direto do Blog da Unimar sobre o curso!

Lançamento da websérie “Não Sou uma Imagem” é realizado na Unimar, com produção de docente do curso de Publicidade e Propaganda
Aula inaugural do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar 
Acadêmicos de Publicidade e Propaganda participam da 23ª edição do Fest Up
Unimar realiza o Expomarcas 2022
Acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar publica livro infanto juvenil
Unimar lança a 2ª edição do concurso cultural de fotografia com o tema “Nostra Itália: A Itália presente no Brasil”, em homenagem aos 148 anos da imigração italiana
ASSÉDIO VIRTUAL – FIQUE DE OLHO
População escolhe o nome dos integrantes da Turma do Conselho, criado pelos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, em Projeto de Combate ao Racismo

Depoimentos de egressos

“Tenho muito orgulho de ser egressa da Unimar. O curso de Publicidade e Propaganda além de ensinar a planejar, produzir e gerenciar a comunicação publicitária, me ensinou a lidar com novas frentes da atuação profissional. Entrei no mercado dominando linguagens, competências técnicas e atividades, não somente como uma publicitária, mas de uma comunicadora multidisciplinar. As atividades extracurriculares e projetos de ensino-extensão trouxeram um diferencial ao meu currículo, uma vez que me culminou muitas conquistas acadêmicas e me fez ser uma profissional responsável, critica e comprometida em projetos sociais, pois possibilitou o desenvolvimento de pesquisas científicas que visam contribuir com a sociedade”

Michele Rodrigues

Unimar
Avenida Hygino Muzzy Filho, 1001.
Marília-SP, Cep 17.525–902
+55 (14) 99849-2952
+55 (14) 2105-4000
falecom@unimar.br
Unimar
  • Institucional
  • Bolsas e Programas
  • Biblioteca
  • Fazendas
  • Eventos
  • Blog
  • Universo Unimar
  • Planeta Soja
  • Vestibular
  • Transferência
  • Hospital
Núcleos
  • Apoio Psicopedagógico
  • Estágio e Empregabilidade
  • Comitês de Ética em Pesquisa
  • Extensão
  • Internacionalização
  • Pesquisa
  • Pesquisa - Publicações
Comissões
  • CPA / CPSA / COLAP
Ajuda
  • Consulta de Diplomas
  • Reconhecimento de diploma stricto sensu
  • Contato
  • Identidade Visual
  • Ouvidoria
Cursos
  • Graduação
  • Pós-Graduação
  • Técnicos
  • Ensino a Distância
  • Educação Continuada
DPO
Copyright © 2025 - Universidade de Marília.
Desenvolvido por Desenvolvido por Mustache
Unimar Presencial Unimar EAD